LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Succi, Simone Cristina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8003
Resumo: Este estudo pretende trazer algumas reflexões acerca dos objetivos do ensino de Língua Inglesa na educação básica e suas implicações no contexto da escola pública. De modo específico apresenta, discute e propõe uma possibilidade de desenvolvimento para uma atividade inserida no material didático Caderno do Aluno (2009) do Ensino Médio. Tal proposta didática está baseada nas Diretrizes do Currículo de Língua Estrangeira Moderna do estado de São Paulo (LEM, 2008) e em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Esses documentos abordam que o ensino de Língua Inglesa deve privilegiar atividades que promovam o letramento e as práticas de leitura a fim de promover a participação do aluno em diferentes contextos sociais que envolvem a leitura e a escrita na língua -alvo. Isso significa que a aula de língua inglesa deve criar condições para que o aluno se engaje em atividades que demandam o uso da língua a partir de temas relevantes ao seu contexto social por meio de gêneros textuais diversos.Língua inglesa, Escola pública, Leitura, Letramento
id IFRN-3_e4d5cf8f50d83a493a12774cb774f81e
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/8003
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊSLíngua Inglesaleituraletramento.Este estudo pretende trazer algumas reflexões acerca dos objetivos do ensino de Língua Inglesa na educação básica e suas implicações no contexto da escola pública. De modo específico apresenta, discute e propõe uma possibilidade de desenvolvimento para uma atividade inserida no material didático Caderno do Aluno (2009) do Ensino Médio. Tal proposta didática está baseada nas Diretrizes do Currículo de Língua Estrangeira Moderna do estado de São Paulo (LEM, 2008) e em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Esses documentos abordam que o ensino de Língua Inglesa deve privilegiar atividades que promovam o letramento e as práticas de leitura a fim de promover a participação do aluno em diferentes contextos sociais que envolvem a leitura e a escrita na língua -alvo. Isso significa que a aula de língua inglesa deve criar condições para que o aluno se engaje em atividades que demandam o uso da língua a partir de temas relevantes ao seu contexto social por meio de gêneros textuais diversos.Língua inglesa, Escola pública, Leitura, LetramentoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/800310.15628/holos.2019.8003HOLOS; v. 3 (2019); 1-171807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8003/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSucci, Simone Cristina2022-05-01T19:19:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8003Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:19:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS
title LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS
spellingShingle LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS
Succi, Simone Cristina
Língua Inglesa
leitura
letramento.
title_short LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS
title_full LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS
title_fullStr LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS
title_full_unstemmed LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS
title_sort LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS
author Succi, Simone Cristina
author_facet Succi, Simone Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Succi, Simone Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Inglesa
leitura
letramento.
topic Língua Inglesa
leitura
letramento.
description Este estudo pretende trazer algumas reflexões acerca dos objetivos do ensino de Língua Inglesa na educação básica e suas implicações no contexto da escola pública. De modo específico apresenta, discute e propõe uma possibilidade de desenvolvimento para uma atividade inserida no material didático Caderno do Aluno (2009) do Ensino Médio. Tal proposta didática está baseada nas Diretrizes do Currículo de Língua Estrangeira Moderna do estado de São Paulo (LEM, 2008) e em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Esses documentos abordam que o ensino de Língua Inglesa deve privilegiar atividades que promovam o letramento e as práticas de leitura a fim de promover a participação do aluno em diferentes contextos sociais que envolvem a leitura e a escrita na língua -alvo. Isso significa que a aula de língua inglesa deve criar condições para que o aluno se engaje em atividades que demandam o uso da língua a partir de temas relevantes ao seu contexto social por meio de gêneros textuais diversos.Língua inglesa, Escola pública, Leitura, Letramento
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8003
10.15628/holos.2019.8003
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8003
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.8003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8003/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2019); 1-17
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624626929664