LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8003 |
Resumo: | Este estudo pretende trazer algumas reflexões acerca dos objetivos do ensino de Língua Inglesa na educação básica e suas implicações no contexto da escola pública. De modo específico apresenta, discute e propõe uma possibilidade de desenvolvimento para uma atividade inserida no material didático Caderno do Aluno (2009) do Ensino Médio. Tal proposta didática está baseada nas Diretrizes do Currículo de Língua Estrangeira Moderna do estado de São Paulo (LEM, 2008) e em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Esses documentos abordam que o ensino de Língua Inglesa deve privilegiar atividades que promovam o letramento e as práticas de leitura a fim de promover a participação do aluno em diferentes contextos sociais que envolvem a leitura e a escrita na língua -alvo. Isso significa que a aula de língua inglesa deve criar condições para que o aluno se engaje em atividades que demandam o uso da língua a partir de temas relevantes ao seu contexto social por meio de gêneros textuais diversos.Língua inglesa, Escola pública, Leitura, Letramento |
id |
IFRN-3_e4d5cf8f50d83a493a12774cb774f81e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/8003 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊSLíngua Inglesaleituraletramento.Este estudo pretende trazer algumas reflexões acerca dos objetivos do ensino de Língua Inglesa na educação básica e suas implicações no contexto da escola pública. De modo específico apresenta, discute e propõe uma possibilidade de desenvolvimento para uma atividade inserida no material didático Caderno do Aluno (2009) do Ensino Médio. Tal proposta didática está baseada nas Diretrizes do Currículo de Língua Estrangeira Moderna do estado de São Paulo (LEM, 2008) e em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Esses documentos abordam que o ensino de Língua Inglesa deve privilegiar atividades que promovam o letramento e as práticas de leitura a fim de promover a participação do aluno em diferentes contextos sociais que envolvem a leitura e a escrita na língua -alvo. Isso significa que a aula de língua inglesa deve criar condições para que o aluno se engaje em atividades que demandam o uso da língua a partir de temas relevantes ao seu contexto social por meio de gêneros textuais diversos.Língua inglesa, Escola pública, Leitura, LetramentoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/800310.15628/holos.2019.8003HOLOS; v. 3 (2019); 1-171807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8003/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSucci, Simone Cristina2022-05-01T19:19:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8003Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:19:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS |
title |
LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS |
spellingShingle |
LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS Succi, Simone Cristina Língua Inglesa leitura letramento. |
title_short |
LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS |
title_full |
LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS |
title_fullStr |
LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS |
title_full_unstemmed |
LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS |
title_sort |
LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS |
author |
Succi, Simone Cristina |
author_facet |
Succi, Simone Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Succi, Simone Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Inglesa leitura letramento. |
topic |
Língua Inglesa leitura letramento. |
description |
Este estudo pretende trazer algumas reflexões acerca dos objetivos do ensino de Língua Inglesa na educação básica e suas implicações no contexto da escola pública. De modo específico apresenta, discute e propõe uma possibilidade de desenvolvimento para uma atividade inserida no material didático Caderno do Aluno (2009) do Ensino Médio. Tal proposta didática está baseada nas Diretrizes do Currículo de Língua Estrangeira Moderna do estado de São Paulo (LEM, 2008) e em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Esses documentos abordam que o ensino de Língua Inglesa deve privilegiar atividades que promovam o letramento e as práticas de leitura a fim de promover a participação do aluno em diferentes contextos sociais que envolvem a leitura e a escrita na língua -alvo. Isso significa que a aula de língua inglesa deve criar condições para que o aluno se engaje em atividades que demandam o uso da língua a partir de temas relevantes ao seu contexto social por meio de gêneros textuais diversos.Língua inglesa, Escola pública, Leitura, Letramento |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8003 10.15628/holos.2019.8003 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8003 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2019.8003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8003/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2019); 1-17 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1817341947398848512 |