O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, L. M. F.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/870
Resumo: O Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA) é uma unidade de “ressocialização” para jovens de dezessete anos em conflito com a lei do sexo masculino que cumprem medida socioeducativa de internação, na cidade de Fortaleza, Ceará. Foi adotada a abordagem qualitativa (MINAYO, 2003) para realizar um estudo de caso referente à educação escolar ministrada no CEPA, com entrevistas e diário de campo como procedimentos metodológicos. Através da observação foi possível averiguar que a instituição possui cinco salas de aula adequadas, mas os alunos só desfrutam de duas horas diárias de aula. O ensino médio é ministrado através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), independente da distorção entre série e idade, respeitando um sistema interno de rodízio. A análise das entrevistas, com os sete participantes, possibilitou constatar que: a frequência às salas de aula configura a atividade mais desejada pelos jovens; a educação escolar é suspensa sempre que eles são punidos por comportamento disciplinar indesejado; o tempo de aula é insuficiente; e a educação não contempla sua finalidade legal de desenvolver o educando para o exercício da cidadania e para a progressão em estudos posteriores.
id IFRN-3_e5e497a6777d0e3e5ceff90c6c8c56bb
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/870
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉO Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA) é uma unidade de “ressocialização” para jovens de dezessete anos em conflito com a lei do sexo masculino que cumprem medida socioeducativa de internação, na cidade de Fortaleza, Ceará. Foi adotada a abordagem qualitativa (MINAYO, 2003) para realizar um estudo de caso referente à educação escolar ministrada no CEPA, com entrevistas e diário de campo como procedimentos metodológicos. Através da observação foi possível averiguar que a instituição possui cinco salas de aula adequadas, mas os alunos só desfrutam de duas horas diárias de aula. O ensino médio é ministrado através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), independente da distorção entre série e idade, respeitando um sistema interno de rodízio. A análise das entrevistas, com os sete participantes, possibilitou constatar que: a frequência às salas de aula configura a atividade mais desejada pelos jovens; a educação escolar é suspensa sempre que eles são punidos por comportamento disciplinar indesejado; o tempo de aula é insuficiente; e a educação não contempla sua finalidade legal de desenvolver o educando para o exercício da cidadania e para a progressão em estudos posteriores.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2012-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/87010.15628/holos.2012.870HOLOS; v. 2 (2012); 184-1921807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/870/541Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFialho, L. M. F.2022-05-01T20:38:53Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/870Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:38:53Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ
title O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ
spellingShingle O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ
Fialho, L. M. F.
title_short O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ
title_full O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ
title_fullStr O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ
title_full_unstemmed O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ
title_sort O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ
author Fialho, L. M. F.
author_facet Fialho, L. M. F.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, L. M. F.
description O Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA) é uma unidade de “ressocialização” para jovens de dezessete anos em conflito com a lei do sexo masculino que cumprem medida socioeducativa de internação, na cidade de Fortaleza, Ceará. Foi adotada a abordagem qualitativa (MINAYO, 2003) para realizar um estudo de caso referente à educação escolar ministrada no CEPA, com entrevistas e diário de campo como procedimentos metodológicos. Através da observação foi possível averiguar que a instituição possui cinco salas de aula adequadas, mas os alunos só desfrutam de duas horas diárias de aula. O ensino médio é ministrado através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), independente da distorção entre série e idade, respeitando um sistema interno de rodízio. A análise das entrevistas, com os sete participantes, possibilitou constatar que: a frequência às salas de aula configura a atividade mais desejada pelos jovens; a educação escolar é suspensa sempre que eles são punidos por comportamento disciplinar indesejado; o tempo de aula é insuficiente; e a educação não contempla sua finalidade legal de desenvolver o educando para o exercício da cidadania e para a progressão em estudos posteriores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/870
10.15628/holos.2012.870
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/870
identifier_str_mv 10.15628/holos.2012.870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/870/541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2012); 184-192
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618896461824