PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Vanusa Nascimento Sabino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sales, José Albio Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163
Resumo: A pesquisa trata da pedagogia histórico-crítica, idealizada por Saviani a partir da década de 1980, na intenção de incorporar os avanços e superar os limites verificados no âmbito das pedagogias antecedentes. Objetivou-se analisar a produção difundida pelas revistas Educação & Formação, Ensino em Perspectivas e Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, vinculadas ao Programa de Pós- -Graduação da Universidade Estadual do Ceará, para identificar as categorias temáticas pertinentes ao uso e às apropriações das concepções de Saviani sobre a pedagogia histórico-crítica. Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo estado da arte, firmado na análise do conteúdo. A partir da leitura integral dos 13 produtos selecionados, emergiram quatro categorias temáticas: 1) relação escola e trabalho; 2) trabalho docente; 3) formação docente; e 4) políticas públicas educacionais. Concluiu-se que a interlocução com as concepções de Saviani fundamenta o debate de uma multiplicidade de temas no campo educacional que estimulam uma prática docente contra-hegemônica.
id IFRN-3_eeec3843057f40cf305a5e525f37d003
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/13163
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSESPedagogia histórico-críticaDermeval SavianiEducação & FormaçãoEnsino em PerspectivasPráticas EducativasMemórias e Oralidade.A pesquisa trata da pedagogia histórico-crítica, idealizada por Saviani a partir da década de 1980, na intenção de incorporar os avanços e superar os limites verificados no âmbito das pedagogias antecedentes. Objetivou-se analisar a produção difundida pelas revistas Educação & Formação, Ensino em Perspectivas e Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, vinculadas ao Programa de Pós- -Graduação da Universidade Estadual do Ceará, para identificar as categorias temáticas pertinentes ao uso e às apropriações das concepções de Saviani sobre a pedagogia histórico-crítica. Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo estado da arte, firmado na análise do conteúdo. A partir da leitura integral dos 13 produtos selecionados, emergiram quatro categorias temáticas: 1) relação escola e trabalho; 2) trabalho docente; 3) formação docente; e 4) políticas públicas educacionais. Concluiu-se que a interlocução com as concepções de Saviani fundamenta o debate de uma multiplicidade de temas no campo educacional que estimulam uma prática docente contra-hegemônica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1316310.15628/holos.2021.13163HOLOS; v. 8 (2021); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163/pdf_1Copyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Vanusa Nascimento SabinoSales, José Albio Moreira2023-04-07T00:03:07Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13163Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:03:07Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES
title PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES
spellingShingle PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES
Neves, Vanusa Nascimento Sabino
Pedagogia histórico-crítica
Dermeval Saviani
Educação & Formação
Ensino em Perspectivas
Práticas Educativas
Memórias e Oralidade.
title_short PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES
title_full PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES
title_fullStr PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES
title_full_unstemmed PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES
title_sort PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES
author Neves, Vanusa Nascimento Sabino
author_facet Neves, Vanusa Nascimento Sabino
Sales, José Albio Moreira
author_role author
author2 Sales, José Albio Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Vanusa Nascimento Sabino
Sales, José Albio Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica
Dermeval Saviani
Educação & Formação
Ensino em Perspectivas
Práticas Educativas
Memórias e Oralidade.
topic Pedagogia histórico-crítica
Dermeval Saviani
Educação & Formação
Ensino em Perspectivas
Práticas Educativas
Memórias e Oralidade.
description A pesquisa trata da pedagogia histórico-crítica, idealizada por Saviani a partir da década de 1980, na intenção de incorporar os avanços e superar os limites verificados no âmbito das pedagogias antecedentes. Objetivou-se analisar a produção difundida pelas revistas Educação & Formação, Ensino em Perspectivas e Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, vinculadas ao Programa de Pós- -Graduação da Universidade Estadual do Ceará, para identificar as categorias temáticas pertinentes ao uso e às apropriações das concepções de Saviani sobre a pedagogia histórico-crítica. Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo estado da arte, firmado na análise do conteúdo. A partir da leitura integral dos 13 produtos selecionados, emergiram quatro categorias temáticas: 1) relação escola e trabalho; 2) trabalho docente; 3) formação docente; e 4) políticas públicas educacionais. Concluiu-se que a interlocução com as concepções de Saviani fundamenta o debate de uma multiplicidade de temas no campo educacional que estimulam uma prática docente contra-hegemônica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163
10.15628/holos.2021.13163
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.13163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2021); 1-15
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616133464064