PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163 |
Resumo: | A pesquisa trata da pedagogia histórico-crítica, idealizada por Saviani a partir da década de 1980, na intenção de incorporar os avanços e superar os limites verificados no âmbito das pedagogias antecedentes. Objetivou-se analisar a produção difundida pelas revistas Educação & Formação, Ensino em Perspectivas e Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, vinculadas ao Programa de Pós- -Graduação da Universidade Estadual do Ceará, para identificar as categorias temáticas pertinentes ao uso e às apropriações das concepções de Saviani sobre a pedagogia histórico-crítica. Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo estado da arte, firmado na análise do conteúdo. A partir da leitura integral dos 13 produtos selecionados, emergiram quatro categorias temáticas: 1) relação escola e trabalho; 2) trabalho docente; 3) formação docente; e 4) políticas públicas educacionais. Concluiu-se que a interlocução com as concepções de Saviani fundamenta o debate de uma multiplicidade de temas no campo educacional que estimulam uma prática docente contra-hegemônica. |
id |
IFRN-3_eeec3843057f40cf305a5e525f37d003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/13163 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSESPedagogia histórico-críticaDermeval SavianiEducação & FormaçãoEnsino em PerspectivasPráticas EducativasMemórias e Oralidade.A pesquisa trata da pedagogia histórico-crítica, idealizada por Saviani a partir da década de 1980, na intenção de incorporar os avanços e superar os limites verificados no âmbito das pedagogias antecedentes. Objetivou-se analisar a produção difundida pelas revistas Educação & Formação, Ensino em Perspectivas e Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, vinculadas ao Programa de Pós- -Graduação da Universidade Estadual do Ceará, para identificar as categorias temáticas pertinentes ao uso e às apropriações das concepções de Saviani sobre a pedagogia histórico-crítica. Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo estado da arte, firmado na análise do conteúdo. A partir da leitura integral dos 13 produtos selecionados, emergiram quatro categorias temáticas: 1) relação escola e trabalho; 2) trabalho docente; 3) formação docente; e 4) políticas públicas educacionais. Concluiu-se que a interlocução com as concepções de Saviani fundamenta o debate de uma multiplicidade de temas no campo educacional que estimulam uma prática docente contra-hegemônica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1316310.15628/holos.2021.13163HOLOS; v. 8 (2021); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163/pdf_1Copyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Vanusa Nascimento SabinoSales, José Albio Moreira2023-04-07T00:03:07Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13163Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:03:07Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES |
title |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES |
spellingShingle |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES Neves, Vanusa Nascimento Sabino Pedagogia histórico-crítica Dermeval Saviani Educação & Formação Ensino em Perspectivas Práticas Educativas Memórias e Oralidade. |
title_short |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES |
title_full |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES |
title_fullStr |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES |
title_sort |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES |
author |
Neves, Vanusa Nascimento Sabino |
author_facet |
Neves, Vanusa Nascimento Sabino Sales, José Albio Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Sales, José Albio Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Vanusa Nascimento Sabino Sales, José Albio Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica Dermeval Saviani Educação & Formação Ensino em Perspectivas Práticas Educativas Memórias e Oralidade. |
topic |
Pedagogia histórico-crítica Dermeval Saviani Educação & Formação Ensino em Perspectivas Práticas Educativas Memórias e Oralidade. |
description |
A pesquisa trata da pedagogia histórico-crítica, idealizada por Saviani a partir da década de 1980, na intenção de incorporar os avanços e superar os limites verificados no âmbito das pedagogias antecedentes. Objetivou-se analisar a produção difundida pelas revistas Educação & Formação, Ensino em Perspectivas e Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, vinculadas ao Programa de Pós- -Graduação da Universidade Estadual do Ceará, para identificar as categorias temáticas pertinentes ao uso e às apropriações das concepções de Saviani sobre a pedagogia histórico-crítica. Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo estado da arte, firmado na análise do conteúdo. A partir da leitura integral dos 13 produtos selecionados, emergiram quatro categorias temáticas: 1) relação escola e trabalho; 2) trabalho docente; 3) formação docente; e 4) políticas públicas educacionais. Concluiu-se que a interlocução com as concepções de Saviani fundamenta o debate de uma multiplicidade de temas no campo educacional que estimulam uma prática docente contra-hegemônica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163 10.15628/holos.2021.13163 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.13163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2021); 1-15 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616133464064 |