BIOSSEGURANÇA NO ENSINO TÉCNICO: DE QUE MANEIRA OS ESTETICISTAS ASSOCIAM ESTE TEMA A PRÁTICA DE SUAS ATIVIDADES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura Nery, Gleydson Kleyton Moura
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nery, Janiele França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10135
Resumo: O técnico em estética tem como atribuição atender e cuidar de seus pacientes, apesar desta categoria não apresentar formação médica fica claro a necessidade do mínimo de certificação para o desenvolvimento dos procedimentos Desta forma, a disciplina de biossegurança tem grande relevância na prática estetica, uma vez que, visa tratar ações que contribuem para a segurança dos indivíduos, tratando da construção humana coletiva, levando em consideração o conjunto de práticas sociais e culturais no exercicio da função. Sendo assim, este estudo teve como objetivo identificar como os discentes do curso técnico em Estética identificam os conceitos e as práticas de biossegurança na sua atuação profissional. O trabalho foi realizado em uma faculdade particular com uma turma egressa do curso técnico em estética. O estudo caracterizou-se como descritivo, dividido em duas etapas: a percepção prévia e formalização dos conceitos. A análise dos dados foi realizada com base na avaliação do discurso individual e coletivo, por meio de grupos focais. Foi observado que os discentes egressos possuem conceitos sobre a temática, contudo apresentam muitas lacunas entre as informações e após a formalização dos conceitos observou-se que ainda há uma necessidade de valorização da disciplina, uma vez que, os discentes apresentam ainda um conhecimento muito superficial da disciplina e de sua influência na prática estética.
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