CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1060 |
Resumo: | O presente artigo constitui-se de uma reflexão teórico-metodológica que teve como objetivo refletir sobre uma experiência pedagógica realizada nas aulas de Educação Física, ministradas no IFRN, no câmpus de Pau dos Ferros, com alunos do 1º ano do ensino médio integrado. Estabelecemos as seguintes questões de estudo: a) O que entendemos por aprendizagem? b) Que caminhos teórico-metodológicos podem ser traçados para que as aulas de Educação Física possibilitem aprendizagens mais significativas? Esse estudo caracterizou-se como qualitativo, de natureza descritiva. Um dos caminhos vislumbrados leva ao entendimento de que a aprendizagem poderá ocorrer de forma significativa quando estiver imbuída de sentidos/significados que contemplem a reflexão, o contexto, a criatividade, a autonomia, os conhecimentos prévios, o planejamento, entre outras categorias que contribuem ativamente para a superação de práticas mecanicistas e do fazer por fazer. |
id |
IFRN-3_f9e48767992f336ce90491bfbaf8617d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1060 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRNO presente artigo constitui-se de uma reflexão teórico-metodológica que teve como objetivo refletir sobre uma experiência pedagógica realizada nas aulas de Educação Física, ministradas no IFRN, no câmpus de Pau dos Ferros, com alunos do 1º ano do ensino médio integrado. Estabelecemos as seguintes questões de estudo: a) O que entendemos por aprendizagem? b) Que caminhos teórico-metodológicos podem ser traçados para que as aulas de Educação Física possibilitem aprendizagens mais significativas? Esse estudo caracterizou-se como qualitativo, de natureza descritiva. Um dos caminhos vislumbrados leva ao entendimento de que a aprendizagem poderá ocorrer de forma significativa quando estiver imbuída de sentidos/significados que contemplem a reflexão, o contexto, a criatividade, a autonomia, os conhecimentos prévios, o planejamento, entre outras categorias que contribuem ativamente para a superação de práticas mecanicistas e do fazer por fazer.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/106010.15628/holos.2012.1060HOLOS; v. 6 (2012); 237-2481807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1060/627Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Alison PereiraOliveira, Ingrid Patrícia BarbosaMelo, José Pereira de2022-05-01T20:37:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1060Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:37:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN |
title |
CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN |
spellingShingle |
CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN Batista, Alison Pereira |
title_short |
CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN |
title_full |
CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN |
title_fullStr |
CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN |
title_full_unstemmed |
CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN |
title_sort |
CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN |
author |
Batista, Alison Pereira |
author_facet |
Batista, Alison Pereira Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa Melo, José Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa Melo, José Pereira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Alison Pereira Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa Melo, José Pereira de |
description |
O presente artigo constitui-se de uma reflexão teórico-metodológica que teve como objetivo refletir sobre uma experiência pedagógica realizada nas aulas de Educação Física, ministradas no IFRN, no câmpus de Pau dos Ferros, com alunos do 1º ano do ensino médio integrado. Estabelecemos as seguintes questões de estudo: a) O que entendemos por aprendizagem? b) Que caminhos teórico-metodológicos podem ser traçados para que as aulas de Educação Física possibilitem aprendizagens mais significativas? Esse estudo caracterizou-se como qualitativo, de natureza descritiva. Um dos caminhos vislumbrados leva ao entendimento de que a aprendizagem poderá ocorrer de forma significativa quando estiver imbuída de sentidos/significados que contemplem a reflexão, o contexto, a criatividade, a autonomia, os conhecimentos prévios, o planejamento, entre outras categorias que contribuem ativamente para a superação de práticas mecanicistas e do fazer por fazer. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1060 10.15628/holos.2012.1060 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1060 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2012.1060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1060/627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2012); 237-248 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951619249831936 |