UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328 |
Resumo: | O ensino de conteúdos de matemática na educação básica apresenta alguns desafios. Muitos desses vêm sendo superados com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, a robótica educacional vem ganhando espaço, estando cada vez mais presente em ambientes escolares. Porém, há escassez de materiais que auxiliem os professores no uso dessa tecnologia em sala de aula. Para começar a suplantar esse problema, neste artigo, apresenta-se o desenvolvimento de uma ontologia capaz de auxiliar o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática utilizando robótica educacional. A ontologia denominada Ontologia de Conteúdo de Matemática Combinada com Robótica Educacional (Onto-ENSINARE) foi construída com base na metodologia Ontology Development 101 com os aspectos de completude, consistência e concisão. Para validar a ontologia foram utilizadas consultas SPARQL para obtenção de respostas úteis aos professores de matemática da educação básica. |
id |
IFRN-3_fd2bb22876c65787bb0cc15a6a76ec9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/10328 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONALRobótica educacionalOntologiaMatemáticaO ensino de conteúdos de matemática na educação básica apresenta alguns desafios. Muitos desses vêm sendo superados com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, a robótica educacional vem ganhando espaço, estando cada vez mais presente em ambientes escolares. Porém, há escassez de materiais que auxiliem os professores no uso dessa tecnologia em sala de aula. Para começar a suplantar esse problema, neste artigo, apresenta-se o desenvolvimento de uma ontologia capaz de auxiliar o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática utilizando robótica educacional. A ontologia denominada Ontologia de Conteúdo de Matemática Combinada com Robótica Educacional (Onto-ENSINARE) foi construída com base na metodologia Ontology Development 101 com os aspectos de completude, consistência e concisão. Para validar a ontologia foram utilizadas consultas SPARQL para obtenção de respostas úteis aos professores de matemática da educação básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2024-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1032810.15628/holos.2023.10328HOLOS; v. 8 n. 39 (2023): v.8 (2023)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328/3975http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328/3976Copyright (c) 2024 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes Passos, Daniel DeysonFernandes de Araújo, Sílvio RobertoSilva, Salatiel DantasGadelha Queiroz, Paulo Gabriel2024-03-08T14:46:00Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10328Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2024-03-08T14:46Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL |
title |
UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL Nunes Passos, Daniel Deyson Robótica educacional Ontologia Matemática |
title_short |
UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL |
title_full |
UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL |
title_fullStr |
UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL |
title_sort |
UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL |
author |
Nunes Passos, Daniel Deyson |
author_facet |
Nunes Passos, Daniel Deyson Fernandes de Araújo, Sílvio Roberto Silva, Salatiel Dantas Gadelha Queiroz, Paulo Gabriel |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes de Araújo, Sílvio Roberto Silva, Salatiel Dantas Gadelha Queiroz, Paulo Gabriel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes Passos, Daniel Deyson Fernandes de Araújo, Sílvio Roberto Silva, Salatiel Dantas Gadelha Queiroz, Paulo Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica educacional Ontologia Matemática |
topic |
Robótica educacional Ontologia Matemática |
description |
O ensino de conteúdos de matemática na educação básica apresenta alguns desafios. Muitos desses vêm sendo superados com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, a robótica educacional vem ganhando espaço, estando cada vez mais presente em ambientes escolares. Porém, há escassez de materiais que auxiliem os professores no uso dessa tecnologia em sala de aula. Para começar a suplantar esse problema, neste artigo, apresenta-se o desenvolvimento de uma ontologia capaz de auxiliar o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática utilizando robótica educacional. A ontologia denominada Ontologia de Conteúdo de Matemática Combinada com Robótica Educacional (Onto-ENSINARE) foi construída com base na metodologia Ontology Development 101 com os aspectos de completude, consistência e concisão. Para validar a ontologia foram utilizadas consultas SPARQL para obtenção de respostas úteis aos professores de matemática da educação básica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328 10.15628/holos.2023.10328 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2023.10328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328/3975 http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328/3976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 n. 39 (2023): v.8 (2023) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951615639584768 |