UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Passos, Daniel Deyson
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Fernandes de Araújo, Sílvio Roberto, Silva, Salatiel Dantas, Gadelha Queiroz, Paulo Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328
Resumo: O ensino de conteúdos de matemática na educação básica apresenta alguns desafios. Muitos desses vêm sendo superados com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, a robótica educacional vem ganhando espaço, estando cada vez mais presente em ambientes escolares. Porém, há escassez de materiais que auxiliem os professores no uso dessa tecnologia em sala de aula. Para começar a suplantar esse problema, neste artigo, apresenta-se o desenvolvimento de uma ontologia capaz de auxiliar o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática utilizando robótica educacional. A ontologia denominada Ontologia de Conteúdo de Matemática Combinada com Robótica Educacional (Onto-ENSINARE) foi construída com base na metodologia Ontology Development 101 com os aspectos de completude, consistência e concisão. Para validar a ontologia foram utilizadas consultas SPARQL para obtenção de respostas úteis aos professores de matemática da educação básica.
id IFRN-3_fd2bb22876c65787bb0cc15a6a76ec9f
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/10328
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONALRobótica educacionalOntologiaMatemáticaO ensino de conteúdos de matemática na educação básica apresenta alguns desafios. Muitos desses vêm sendo superados com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, a robótica educacional vem ganhando espaço, estando cada vez mais presente em ambientes escolares. Porém, há escassez de materiais que auxiliem os professores no uso dessa tecnologia em sala de aula. Para começar a suplantar esse problema, neste artigo, apresenta-se o desenvolvimento de uma ontologia capaz de auxiliar o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática utilizando robótica educacional. A ontologia denominada Ontologia de Conteúdo de Matemática Combinada com Robótica Educacional (Onto-ENSINARE) foi construída com base na metodologia Ontology Development 101 com os aspectos de completude, consistência e concisão. Para validar a ontologia foram utilizadas consultas SPARQL para obtenção de respostas úteis aos professores de matemática da educação básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2024-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1032810.15628/holos.2023.10328HOLOS; v. 8 n. 39 (2023): v.8 (2023)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328/3975http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328/3976Copyright (c) 2024 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes Passos, Daniel DeysonFernandes de Araújo, Sílvio RobertoSilva, Salatiel DantasGadelha Queiroz, Paulo Gabriel2024-03-08T14:46:00Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10328Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2024-03-08T14:46Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
title UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
spellingShingle UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
Nunes Passos, Daniel Deyson
Robótica educacional
Ontologia
Matemática
title_short UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
title_full UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
title_fullStr UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
title_full_unstemmed UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
title_sort UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
author Nunes Passos, Daniel Deyson
author_facet Nunes Passos, Daniel Deyson
Fernandes de Araújo, Sílvio Roberto
Silva, Salatiel Dantas
Gadelha Queiroz, Paulo Gabriel
author_role author
author2 Fernandes de Araújo, Sílvio Roberto
Silva, Salatiel Dantas
Gadelha Queiroz, Paulo Gabriel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Passos, Daniel Deyson
Fernandes de Araújo, Sílvio Roberto
Silva, Salatiel Dantas
Gadelha Queiroz, Paulo Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educacional
Ontologia
Matemática
topic Robótica educacional
Ontologia
Matemática
description O ensino de conteúdos de matemática na educação básica apresenta alguns desafios. Muitos desses vêm sendo superados com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, a robótica educacional vem ganhando espaço, estando cada vez mais presente em ambientes escolares. Porém, há escassez de materiais que auxiliem os professores no uso dessa tecnologia em sala de aula. Para começar a suplantar esse problema, neste artigo, apresenta-se o desenvolvimento de uma ontologia capaz de auxiliar o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática utilizando robótica educacional. A ontologia denominada Ontologia de Conteúdo de Matemática Combinada com Robótica Educacional (Onto-ENSINARE) foi construída com base na metodologia Ontology Development 101 com os aspectos de completude, consistência e concisão. Para validar a ontologia foram utilizadas consultas SPARQL para obtenção de respostas úteis aos professores de matemática da educação básica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328
10.15628/holos.2023.10328
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328
identifier_str_mv 10.15628/holos.2023.10328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328/3975
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10328/3976
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 n. 39 (2023): v.8 (2023)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951615639584768