A relação publico-privado: estado e políticas de educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Letícia de Luca Wollmann
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1317
Resumo: O presente artigo discute o tema das parcerias público-­‐privado que impactam a Política Educacional para o Ensino Médio e Educação Profissional, constante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Através de uma abordagem crítica, apresenta inicialmente a matriz dicotômica público e privado, analisada por Bobbio (1997) no desenvolvimento histórico-­‐político dos termos; a seguir, estes são relacionados concretamente na formação e desenvolvimento econômico-­‐político e social do Estado Brasileiro com base em Oliveira (1972) e Raichelis (2000), destacando-­‐se a Reforma “administrativa” dos anos 1990 (PERONI, 2003), importante mediação e antecedente histórico imediato das parcerias público-­‐privado. O PRONATEC traz em seu bojo um modelo expansionista e de gestão público-­‐privado. As considerações finais apontam como as atuais relações entre o público e o privado (PERONI; CAETANO, 2012) impactam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e se configuram em partes constitutivas da concepção e das ações materializadas concretamente no todo: o Estado brasileiro contemporâneo.
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