A relação publico-privado: estado e políticas de educação profissional
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1317 |
Resumo: | O presente artigo discute o tema das parcerias público-‐privado que impactam a Política Educacional para o Ensino Médio e Educação Profissional, constante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Através de uma abordagem crítica, apresenta inicialmente a matriz dicotômica público e privado, analisada por Bobbio (1997) no desenvolvimento histórico-‐político dos termos; a seguir, estes são relacionados concretamente na formação e desenvolvimento econômico-‐político e social do Estado Brasileiro com base em Oliveira (1972) e Raichelis (2000), destacando-‐se a Reforma “administrativa” dos anos 1990 (PERONI, 2003), importante mediação e antecedente histórico imediato das parcerias público-‐privado. O PRONATEC traz em seu bojo um modelo expansionista e de gestão público-‐privado. As considerações finais apontam como as atuais relações entre o público e o privado (PERONI; CAETANO, 2012) impactam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e se configuram em partes constitutivas da concepção e das ações materializadas concretamente no todo: o Estado brasileiro contemporâneo. |
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