O Programa Nacional Mulheres Mil no contexto das políticas públicas de educação profissional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/942
Resumo: Nesta dissertação, o objeto de estudos é o Programa Nacional Mulheres Mil no contexto das políticas públicas de Educação Profissional no Brasil. Analisa-se o Programa, verificando os seus avanços e desafios, tendo em vista o campo que ele vem definindo, ou seja, o da ampliação dos direitos, tendo a educação e o trabalho como importantes dimensões da construção da cidadania. A proposta do Programa é oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Este foi implantado, inicialmente, como projeto-piloto em 13 Estados das regiões Norte e Nordeste do país, por meio de uma parceria entre o Canadá e o Brasil, em 2007. Após a implantação, se transforma em política pública integrante do Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal sendo implementado nos campi da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. Essa investigação sustenta-se na compreensão de um projeto educacional, capaz de enfrentar os novos desafios impostos pela modernidade em busca de uma educação que faz mudar os sentidos em direção às transformações sociais e econômicas; uma educação cujos caminhos se voltem para a emancipação humana por se ancorar no materialismo histórico como lastro teórico de abordagem do problema em sua totalidade e unicidade. As contribuições teóricas advêm dos autores que discutem a relação trabalho e educação, por envolver o processo histórico, a apreciação dos instrumentos que legitimam a ação política do Estado frente à educação e a percepção dos atores sociais envolvidos. O percurso investigativo compreendeu a pesquisa bibliográfica e documental complementando-se a empiria com entrevista semiestruturada com as mulheres egressas do referido Programa no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O estudo parte de uma abordagem histórica das políticas educacionais no Brasil, com recorte para a Educação Profissional para as mulheres, partindo da compreensão da formação do Estado brasileiro e de suas relações envolvidas no projeto societário, bem como do papel da educação. Em seguida, é apresentado o Programa Mulheres Mil no contexto das políticas de Educação Profissional, no âmbito das políticas públicas sociais, explicitando-se como se deu a sua concepção em face do contexto em que as políticas públicas eram tecidas no Estado brasileiro no recorte temporal: pós anos 1990. Na sequência, tem-se a análise das entrevistas enfatizando-se as experiências e vivências formativas das mulheres egressas do IFRN, que apontam a concepção de Educação Profissional defendida por essas mulheres, como forma de evidenciar os avanços e desafios dessa política na dimensão da construção da cidadania. Considera-se que a gênese do Programa se assenta na ideologia da empregabilidade, mas a operacionalização no espaço escolar trouxe desdobramentos que contribuem para a formação humana emancipadora, visto que há elementos de reconhecimento de direitos básicos necessários ao exercício da cidadania.
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Após a implantação, se transforma em política pública integrante do Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal sendo implementado nos campi da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. Essa investigação sustenta-se na compreensão de um projeto educacional, capaz de enfrentar os novos desafios impostos pela modernidade em busca de uma educação que faz mudar os sentidos em direção às transformações sociais e econômicas; uma educação cujos caminhos se voltem para a emancipação humana por se ancorar no materialismo histórico como lastro teórico de abordagem do problema em sua totalidade e unicidade. As contribuições teóricas advêm dos autores que discutem a relação trabalho e educação, por envolver o processo histórico, a apreciação dos instrumentos que legitimam a ação política do Estado frente à educação e a percepção dos atores sociais envolvidos. O percurso investigativo compreendeu a pesquisa bibliográfica e documental complementando-se a empiria com entrevista semiestruturada com as mulheres egressas do referido Programa no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O estudo parte de uma abordagem histórica das políticas educacionais no Brasil, com recorte para a Educação Profissional para as mulheres, partindo da compreensão da formação do Estado brasileiro e de suas relações envolvidas no projeto societário, bem como do papel da educação. Em seguida, é apresentado o Programa Mulheres Mil no contexto das políticas de Educação Profissional, no âmbito das políticas públicas sociais, explicitando-se como se deu a sua concepção em face do contexto em que as políticas públicas eram tecidas no Estado brasileiro no recorte temporal: pós anos 1990. Na sequência, tem-se a análise das entrevistas enfatizando-se as experiências e vivências formativas das mulheres egressas do IFRN, que apontam a concepção de Educação Profissional defendida por essas mulheres, como forma de evidenciar os avanços e desafios dessa política na dimensão da construção da cidadania. Considera-se que a gênese do Programa se assenta na ideologia da empregabilidade, mas a operacionalização no espaço escolar trouxe desdobramentos que contribuem para a formação humana emancipadora, visto que há elementos de reconhecimento de direitos básicos necessários ao exercício da cidadania.The Women´s National Program “Mulheres Mil” is analyzed in the context of the national public policies of Professional Education and it was verified which advances and challenges were accomplished, considering the field that it has been defining, namely, the extension of the civil rights, with the Professional Education as an important dimension of the construction of the citizenship. The proposal of the Women´s National Program “Mulheres Mil” is to offer the bases of a social policy of inclusion and gender for women in situations of social vulnerability. It was initially implemented as a pilot project in 13 states in the North and Northeast of Brazil, through a partnership between Canada and Brazil in 2007. In the end, it became a public policy that is part of the “Brasil Sem Miséria” (Brazil without deprivation) Program of the federal government, and it is implanted in the campuses of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education of Brazil. This research is based on the understanding of an educational project capable of facing the new challenges imposed by the present time, supported by an education that changes the meanings towards social and economic transformations. Therefore, it deals with an education whose paths turn to human emancipation, by anchoring itself to the historical materialism as a theoretical background to approach the problem in its totality and uniqueness. The contributions come from the authors who discuss the relation between work and education, since it involves the historical process, the appreciation of the instruments that legitimize the political action of the State towards education and the perception of the social actors involved in it. The investigative course comprised bibliographical and documentary research. Complementing the empiria, semi-structured interviews with graduate women from the Program at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) were performed. The study is based on a historical approach to the educational policies in Brazil, with a perspective in the vocational education for women, based on the understanding of the formation of the Brazilian State and its relationships involved in the corporate project, as well as the understanding of the education´s role. Following that, the Program is presented in the context of the Professional Education policies, in the scope of the public social policies, explaining how its conception was elaborated in relation to the context in which the public policies were conceived in the Brazilian State, considering the post-1990s time lapse. As a next step, we analyze the interviews, emphasizing the experiences and daily situations of women from the IFRN, which point to the conception of Professional Education defended by them as a way of highlighting the advances and challenges of this policy in the dimension of their citizenship construction. We consider that the genesis of the Program is based on the ideology of employability, but the operationalization in the school space brought unfolding aspects that contribute to the emancipating human formation, since there are elements of recognition of basic rights necessary to the exercise of citizenship.Submitted by Patricia Regis Costa Silva (patricia.regis@ifrn.edu.br) on 2017-04-11T13:32:08Z No. of bitstreams: 1 Rita de Cássia Rocha - ROCHA R C - O PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL.pdf: 2346770 bytes, checksum: fd7bee737a8569b8d399c84dbeb584ac (MD5)Approved for entry into archive by Bruna Nascimento (bruna.campos@ifrn.edu.br) on 2017-04-26T11:17:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rita de Cássia Rocha - ROCHA R C - O PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL.pdf: 2346770 bytes, checksum: fd7bee737a8569b8d399c84dbeb584ac (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-26T11:17:11Z (GMT). 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