Proposta de um modelo didático para estudar as fases da lua e os eclipses
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/803 |
Resumo: | No estudo das fases da Lua e dos eclipses, existem trabalhos de pesquisa que mostram a existência de erros conceituais na estrutura cognitiva dos alunos do ensino médio, como também, entre os professores, levando-os às concepções alternativas acerca das explicações desses fenômenos. Um grande número dessas concepções alternativas tem origem na experiência cotidiana e elas são impregnadas da linguagem comum, com procedimentos pouco reflexivos e críticos. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar as concepções alternativas e provocar, nos estudantes, o conflito cognitivo acerca dos fenômenos de formação das fases da Lua e dos eclipses através do nosso produto educacional. A utilização de um modelo didático que representa o sistema Terra-Lua-Sol é uma ferramenta poderosa na transposição do saber a ensinar para o saber ensinado. O nosso referencial teórico está alicerçado na teoria interacionista e construtivista de Jean Piaget (teoria da equilibração) e na transposição didática de saberes. A eficiência do nosso produto educacional, com relação à aprendizagem em sala de aula, foi avaliada através do questionário (pós-teste). Os resultados mostraram, através de gráficos, o avanço na estrutura cognitiva dos alunos que participaram da pesquisa. |
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2016-04-27T09:29:08Z2016-04-262016-04-27T09:29:08Z2016-03-23http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/803No estudo das fases da Lua e dos eclipses, existem trabalhos de pesquisa que mostram a existência de erros conceituais na estrutura cognitiva dos alunos do ensino médio, como também, entre os professores, levando-os às concepções alternativas acerca das explicações desses fenômenos. Um grande número dessas concepções alternativas tem origem na experiência cotidiana e elas são impregnadas da linguagem comum, com procedimentos pouco reflexivos e críticos. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar as concepções alternativas e provocar, nos estudantes, o conflito cognitivo acerca dos fenômenos de formação das fases da Lua e dos eclipses através do nosso produto educacional. A utilização de um modelo didático que representa o sistema Terra-Lua-Sol é uma ferramenta poderosa na transposição do saber a ensinar para o saber ensinado. O nosso referencial teórico está alicerçado na teoria interacionista e construtivista de Jean Piaget (teoria da equilibração) e na transposição didática de saberes. A eficiência do nosso produto educacional, com relação à aprendizagem em sala de aula, foi avaliada através do questionário (pós-teste). Os resultados mostraram, através de gráficos, o avanço na estrutura cognitiva dos alunos que participaram da pesquisa.In the study of the moon phases and eclipses there are research papers showing the existence of conceptual errors in the cognitive structure of high school students, as well as among teachers, taking them to alternative conceptions about the explanations of these phenomena. A large number of these alternativeconceptions are originated from everyday experience and they are pervaded with common language, with few deep thinking and critical procedures. This study aims to diagnose the alternative conceptions and provoke in students the cognitive conflict about the phenomena of formation of the moon phases and eclipses through our educational product. The usage of a didactic model that represents the Earth-Moon-Sun system is a powerful tool in the transposition of the knowledge to teach to the knowledge taught. Our theoretical framework is based on the interactionist and constructivist theory of Jean Piaget (equilibration theory) and in the didactic transposition of knowledge. The efficiency of our educational product, in relation to learning in the classroom, was assessed through a questionnaire (post-test). The results showed, through graphs, the advance in the cognitive structure of the students who participated in the research.Submitted by Calistrato Soares da Camara Neto (calistrato.camara@ifrn.edu.br) on 2016-04-27T02:30:12Z No. of bitstreams: 2 2016 DISSERTAÇÃO DE JAELSON BARBOSA versão final.pdf: 11155706 bytes, checksum: 04375f1433c1c8b530273a037e1dc1e7 (MD5) 2016 DISSERTAÇÃO DE JAELSON BARBOSA versão final (1).pdf: 11155706 bytes, checksum: 04375f1433c1c8b530273a037e1dc1e7 (MD5)Approved for entry into archive by Jose Yvan Pereira Leite (jyp.leite@ifrn.edu.br) on 2016-04-27T09:29:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2016 DISSERTAÇÃO DE JAELSON BARBOSA versão final.pdf: 11155706 bytes, checksum: 04375f1433c1c8b530273a037e1dc1e7 (MD5) 2016 DISSERTAÇÃO DE JAELSON BARBOSA versão final (1).pdf: 11155706 bytes, checksum: 04375f1433c1c8b530273a037e1dc1e7 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-27T09:29:08Z (GMT). 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