Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Caio Graco Medeiros de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/369
Resumo: Este trabalho tem como objetivo construir um jogo para o ensino de circuitos elétricos e estudar os seus efeitos sobre a aprendizagem dos nativos digitais. O jogo produzido, chamado Lâmpadas, é um aplicativo para dispositivos móveis, como tablet e smartphone, com sistema operacional Android. O embasamento teórico se dá na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria da aprendizagem baseada em jogos digitais. A metodologia é dividida em quatro etapas: criação, construção, uso e análise do aplicativo. O jogo foi aplicado a 141 alunos de duas escolas particulares de Natal. Um questionário baseado nas diversas concepções espontâneas disponíveis na literatura foi aplicado como pré e pós-teste. Os resultados partem da comparação do número de acertos dos estudantes antes e depois de usarem o jogo. A conclusão é que o jogo Lâmpadas é um produto potencialmente significativo, pois os resultados indicam que o aplicativo pode promover aprendizagem significativa.
id IFRN_e6132bd5e209eb0e8107b4cd358face6
oai_identifier_str oai:localhost:1044/369
network_acronym_str IFRN
network_name_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
repository_id_str
spelling 2015-11-17T19:20:22Z2015-09-092015-11-17T19:20:22Z2015-11http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/369Este trabalho tem como objetivo construir um jogo para o ensino de circuitos elétricos e estudar os seus efeitos sobre a aprendizagem dos nativos digitais. O jogo produzido, chamado Lâmpadas, é um aplicativo para dispositivos móveis, como tablet e smartphone, com sistema operacional Android. O embasamento teórico se dá na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria da aprendizagem baseada em jogos digitais. A metodologia é dividida em quatro etapas: criação, construção, uso e análise do aplicativo. O jogo foi aplicado a 141 alunos de duas escolas particulares de Natal. Um questionário baseado nas diversas concepções espontâneas disponíveis na literatura foi aplicado como pré e pós-teste. Os resultados partem da comparação do número de acertos dos estudantes antes e depois de usarem o jogo. A conclusão é que o jogo Lâmpadas é um produto potencialmente significativo, pois os resultados indicam que o aplicativo pode promover aprendizagem significativa.This work aims to build a game for the teaching of electrical circuits and to study their effects on the learning process of digital natives. The game produced, called lâmpadas, is an application for mobile devices such as tablets and smartphones running Android operating system. The theoretical basis is given by David Ausbel’s theory of meaningful learning and learning theory based on digital games. The methodology is divided into four steps: creation, construction, use and application analysis. The game was applied to 141 students from two private schools in Natal. A survey based on the number of spontaneous conceptions available in literature was applied as pre- and post- test. The results are based on comparing the number of students hits before and after using the game. The conclusion is that the lâmpadas game is a potentially significant product since the results indicate that the application can promote meaningful learning.Submitted by Jose Yvan Pereira Leite (jyp.leite@ifrn.edu.br) on 2015-11-17T19:19:54Z No. of bitstreams: 2 dissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf: 4780366 bytes, checksum: 47fcbba35b3c18b04bb5978a23c8bc52 (MD5) license_rdf: 1089 bytes, checksum: 0a703d871bf062c5fdc7850b1496693b (MD5)Approved for entry into archive by Jose Yvan Pereira Leite (jyp.leite@ifrn.edu.br) on 2015-11-17T19:20:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 dissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf: 4780366 bytes, checksum: 47fcbba35b3c18b04bb5978a23c8bc52 (MD5) license_rdf: 1089 bytes, checksum: 0a703d871bf062c5fdc7850b1496693b (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-17T19:20:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf: 4780366 bytes, checksum: 47fcbba35b3c18b04bb5978a23c8bc52 (MD5) license_rdf: 1089 bytes, checksum: 0a703d871bf062c5fdc7850b1496693b (MD5) Previous issue date: 2015-11CAPESporInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePPGEPIFRNBrasilNatal - CentralCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessfísicaensino de físicaphysical education, theory of meaningful learning, learning theory based on digital games, educational digital game, electrical circuits.Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGomes Junior, Samuel Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5378862551193401Souza Filho, Geraldo Felipe dehttp://lattes.cnpq.br/5176903125721997http://lattes.cnpq.br/9528859561728625Lima, Caio Graco Medeiros dereponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILdissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf.jpgdissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6702http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/369/4/dissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf.jpga7a443fcac2a7ba4d38ac8e888f10646MD54TEXTdissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf.txtdissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf.txtExtracted texttext/plain137751http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/369/3/dissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf.txt63d9db84d7b75982335c5356211c96c4MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81089http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/369/2/license_rdf0a703d871bf062c5fdc7850b1496693bMD52ORIGINALdissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdfdissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdfapplication/pdf4780366http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/369/1/dissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf47fcbba35b3c18b04bb5978a23c8bc52MD511044/3692015-11-18 01:00:19.48oai:localhost:1044/369Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2015-11-18T04:00:19Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos
title Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos
spellingShingle Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos
Lima, Caio Graco Medeiros de
física
ensino de física
physical education, theory of meaningful learning, learning theory based on digital games, educational digital game, electrical circuits.
title_short Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos
title_full Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos
title_fullStr Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos
title_full_unstemmed Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos
title_sort Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos
dc.creator.ID.pt_BR.fl_str_mv
author Lima, Caio Graco Medeiros de
author_facet Lima, Caio Graco Medeiros de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes Junior, Samuel Rodrigues
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5378862551193401
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Souza Filho, Geraldo Felipe de
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5176903125721997
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9528859561728625
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Caio Graco Medeiros de
contributor_str_mv Gomes Junior, Samuel Rodrigues
Souza Filho, Geraldo Felipe de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv física
ensino de física
topic física
ensino de física
physical education, theory of meaningful learning, learning theory based on digital games, educational digital game, electrical circuits.
dc.subject.por.fl_str_mv physical education, theory of meaningful learning, learning theory based on digital games, educational digital game, electrical circuits.
description Este trabalho tem como objetivo construir um jogo para o ensino de circuitos elétricos e estudar os seus efeitos sobre a aprendizagem dos nativos digitais. O jogo produzido, chamado Lâmpadas, é um aplicativo para dispositivos móveis, como tablet e smartphone, com sistema operacional Android. O embasamento teórico se dá na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria da aprendizagem baseada em jogos digitais. A metodologia é dividida em quatro etapas: criação, construção, uso e análise do aplicativo. O jogo foi aplicado a 141 alunos de duas escolas particulares de Natal. Um questionário baseado nas diversas concepções espontâneas disponíveis na literatura foi aplicado como pré e pós-teste. Os resultados partem da comparação do número de acertos dos estudantes antes e depois de usarem o jogo. A conclusão é que o jogo Lâmpadas é um produto potencialmente significativo, pois os resultados indicam que o aplicativo pode promover aprendizagem significativa.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-17T19:20:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-09
2015-11-17T19:20:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/369
url http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PPGEP
dc.publisher.initials.fl_str_mv IFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Natal - Central
publisher.none.fl_str_mv Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
collection Repositório Institucional Memoria (IFRN)
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/369/4/dissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf.jpg
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/369/3/dissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/369/2/license_rdf
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/369/1/dissertacao_Caio_Graco_Medeiros_deLima.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a7a443fcac2a7ba4d38ac8e888f10646
63d9db84d7b75982335c5356211c96c4
0a703d871bf062c5fdc7850b1496693b
47fcbba35b3c18b04bb5978a23c8bc52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv memoria@ifrn.edu.br
_version_ 1809748214135390208