Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/369 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo construir um jogo para o ensino de circuitos elétricos e estudar os seus efeitos sobre a aprendizagem dos nativos digitais. O jogo produzido, chamado Lâmpadas, é um aplicativo para dispositivos móveis, como tablet e smartphone, com sistema operacional Android. O embasamento teórico se dá na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria da aprendizagem baseada em jogos digitais. A metodologia é dividida em quatro etapas: criação, construção, uso e análise do aplicativo. O jogo foi aplicado a 141 alunos de duas escolas particulares de Natal. Um questionário baseado nas diversas concepções espontâneas disponíveis na literatura foi aplicado como pré e pós-teste. Os resultados partem da comparação do número de acertos dos estudantes antes e depois de usarem o jogo. A conclusão é que o jogo Lâmpadas é um produto potencialmente significativo, pois os resultados indicam que o aplicativo pode promover aprendizagem significativa. |
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