Atribuições da gestão democrática nas escolas públicas estaduais da área urbana de Alta Floresta d'Oeste/RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Lucelia Valdira dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Rayane Lima Batista
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1133
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
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spelling Atribuições da gestão democrática nas escolas públicas estaduais da área urbana de Alta Floresta d'Oeste/ROEscolaConselho EscolarLei de Diretrizes e Bases da EducaçãoSchoolSchool BoardLaw of Guidelines and Bases of EducationTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.O presente trabalho tem o objetivo evidenciar a comunidade a importância da gestão democrática nas escolas. Atualmente a realidade acerca da gestão escolar nas escolas estaduais da área urbana pesquisadas no município de Alta Floresta D’Oeste- RO, não condiz com o que garante a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em relação a gestão democrática. Nessa perspectiva, a concepção de gestão democrática utilizada é a de Libâneo (2005), onde evidencia que esta, deve ser assegurada pela participação da comunidade escolar, como o corpo docente, discente, com a presença de pais ou responsáveis, para que ocorra a descentralização e comunicação direta com a comunidade em que a escola está inserida. O termo democrático é uma definição que deveria fazer parte do cotidiano escolar, pois envolve o direito de participação da comunidade nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras, o que não ocorre com plenitude quando se trata das escolas estudadas. A coleta de dados foi feita através de um questionário com perguntas direcionadas aos gestores de cinco escolas estaduais, por se tratar de uma pesquisa qualitativa de tipologia descritiva e explicativa, que mostrou que a gestão democrática ainda não é considerada uma realidade nessas escolas, pois a eleição de forma democrática juntamente com a comunidade escolar para troca de gestores que deveria acontecer a cada três anos não acontecem conforme determina a lei. Desta maneira, discutir a gestão democrática é garantir o direito democrático que todos temos quanto cidadãos brasileiros em acompanhar e participar das escolhas dos gestores públicos na busca de uma gestão eficiente que venha contribuir com os anseios da sociedade.The object of study of this work aims to show the community the importance of democratic management in schools. today the reality of school management in state schools in the urban area surveyed in the Country of Alta Floresta D'Oeste-RO is inconsistent with the Law of Guidelines and Bases of Education guarantees about democratic management. The conception of democratic management used by the Libâneo writer (2005), schools in the urban area surveyed in the municipality of is not by what guarantees the Law of Lines of Direction and Bases of the Education about democratic management. The term democratic is the definition of being part of everyday school life, involving the right to participate in the community in pedagogical, administrative, and financial matters, which does not occur in the schools studied. The data collected through a questionnaire with questions addressed to the managers of five state schools, dealing with qualitative research of descriptive and explanatory typology, showed that the current democratic management is not considered a reality in these schools, because the democratic management with the school community does not happen to change managers every three years as required by law. Thus, discussing democratic management is guaranteeing the democratic right that we all have as Brazilian citizens to monitor and participate in the choices made by public managers to seek efficient management and contribute to society's aspirations.Campus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Pública (EaD)Santos, Sheila Castro dosRocha, Lucelia Valdira dos SantosRocha, Rayane Lima Batista2024-08-21T16:47:31Z2024-08-21T16:47:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, Lucelia Valdira dos Santos; ROCHA, Rayane Lima Batista. Atribuições da gestão democrática nas escolas públicas estaduais da área urbana de Alta Floresta d'Oeste/RO. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1133porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:15Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1133Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:15Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
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