A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lágua, Bruna Brilhante da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/267
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Física.
id IFRO-1_1009ec057849063a1efeea908dbeb5bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/267
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuaisFísicaConhecimentoAudiovisualCOVID-19PhysicsKnowledgeAudiovisualCOVID-19Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Física.A pesquisa buscou responder à problemática “como o uso das plataformas virtuais afetou o trabalho do docente e o desenvolvimento do discente, no contexto da pandemia da covid-19? Até que ponto houve uma real democratização do conhecimento a partir das ferramentas virtuais disponíveis para o processo que envolve o ensino e a aprendizagem, nesse contexto, se muitos não possuem acesso à internet? ” O artigo busca fomentar discussões e reflexões acerca da democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais, considerando o novo cenário vivenciado por conta da covid-19. Para este estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se da pesquisa bibliográfica para produzir as discussões. Como resultado, constatou-se que existe um claro direcionamento para que essas plataformas auxiliem positivamente tanto aos alunos quanto aos professores para participarem o processo de construção do conhecimento dentro da sociedade da informação, podendo ser utilizadas de forma assertiva dentro de sala de aula desde que haja uma formação adequada do corpo docente. Contudo, dentre alguns limitadores revelados pelos pesquisadores, tem-se a deficiência de acesso as TICs pela população mais pobre, comprometendo, portanto, o papel da escola como facilitadora e principalmente, o processo da democratização do conhecimento.The research sought to answer the problem "how did the use of audiovisual platforms affect teacher's work and student's development, in the context of COVID19 pandemic? To what extent has there been real democratization of knowledge from virtual tools available for the process that involves teaching and learning, in this context, if many do not have access to the internet?" The article seeks to foster arguments and reflections about the democratization of scientific knowledge in physics through audiovisual platforms, considering the new setting experienced by COVID-19. For this study, it was adopted qualitative research as methodological option and it was used bibliographic research to produce the argument. As a result, it was found that there is a clear direction for these platforms to positively assist both students and teachers, to participate in the process of building knowledge within the information society and can be used assertively in the classroom as long as there is adequate training for the teaching staff. However, some researchers reveal some limitations, such as access deficiency such as ICTs by the poorest population, thus compromising the role of the school as a facilitator and, mainly, the process of democratizing knowledge.Campus Porto Velho CalamaLicenciatura em FísicaGomes, Sandra MonteiroLágua, Bruna Brilhante da2023-03-20T12:57:18Z2023-03-20T12:57:18Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLÁGUA, Bruna Brilhante da. A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais. Orientadora: Sandra Monteiro Gomes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/267porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-17T20:06:27Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/267Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-17T20:06:27Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais
title A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais
spellingShingle A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais
Lágua, Bruna Brilhante da
Física
Conhecimento
Audiovisual
COVID-19
Physics
Knowledge
Audiovisual
COVID-19
title_short A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais
title_full A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais
title_fullStr A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais
title_full_unstemmed A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais
title_sort A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais
author Lágua, Bruna Brilhante da
author_facet Lágua, Bruna Brilhante da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Sandra Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Lágua, Bruna Brilhante da
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Conhecimento
Audiovisual
COVID-19
Physics
Knowledge
Audiovisual
COVID-19
topic Física
Conhecimento
Audiovisual
COVID-19
Physics
Knowledge
Audiovisual
COVID-19
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-03-20T12:57:18Z
2023-03-20T12:57:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LÁGUA, Bruna Brilhante da. A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais. Orientadora: Sandra Monteiro Gomes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2020.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/267
identifier_str_mv LÁGUA, Bruna Brilhante da. A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais. Orientadora: Sandra Monteiro Gomes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2020.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Licenciatura em Física
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Licenciatura em Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275582473568256