O afastamento da mulher da educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Letícia Brito de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/820
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal.
id IFRO-1_1a2524042706eded8918d8e05f1ae1a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/820
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O afastamento da mulher da educação MatemáticaMatemáticaGêneroConhecimento MatemáticoAfastamentoTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal.O presente artigo apresenta por meio de pesquisa bibliográfica acontecimentos históricos e fenômenos sociais que ao longo dos séculos provocaram o afastamento da mulher do conhecimento matemático. São discutidas as relações de gênero sob a perspectiva sociológica e como estas produzem fenômenos que afetam o cotidiano escolar e reduzem, de forma equivocada, mulheres a seres superficiais e incapazes de alcançar a racionalidade. Partindo da definição de gênero e de racionalidade e especificando o conhecimento matemático presente nas diversas carreiras, O presente artigo busca evidenciar de que forma a estruturas sociais vigentes afetam a prática educacional que acaba por reforçar os papéis de gênero e afastar mulheres da educação matemática.This article presents, through bibliographical research, historical events and social characteristics that over the centuries caused women to distance themselves from mathematical knowledge. Gender relations are discussed from a sociological perspective and how these consequences occurred in everyday school life and wrongly harmed women into superficial beings incapable of achieving rationality. Starting from the definition of gender and rationality and specifying the mathematical knowledge present in different careers, this article seeks to highlight how current social structures affect educational practice, which ends up strengthening gender roles and keeping women away from mathematics education.Campus CacoalLicenciatura em Matemática Pereira, Maily Marques Souza, Letícia Brito de2024-03-11T18:32:18Z2024-03-11T18:32:18Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/820porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-23T18:46:43Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/820Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-23T18:46:43Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O afastamento da mulher da educação Matemática
title O afastamento da mulher da educação Matemática
spellingShingle O afastamento da mulher da educação Matemática
Souza, Letícia Brito de
Matemática
Gênero
Conhecimento Matemático
Afastamento
title_short O afastamento da mulher da educação Matemática
title_full O afastamento da mulher da educação Matemática
title_fullStr O afastamento da mulher da educação Matemática
title_full_unstemmed O afastamento da mulher da educação Matemática
title_sort O afastamento da mulher da educação Matemática
author Souza, Letícia Brito de
author_facet Souza, Letícia Brito de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maily Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Letícia Brito de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Gênero
Conhecimento Matemático
Afastamento
topic Matemática
Gênero
Conhecimento Matemático
Afastamento
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-11T18:32:18Z
2024-03-11T18:32:18Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/820
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579713716224