Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwanz, Vanessa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/730
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
id IFRO-1_48e9e27e3b36937039cb50b4adcb0aea
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/730
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfícieTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.Este trabalho tem como proposta o estudo das grandezas de comprimento e superfície do 6° ano do ensino fundamental II, que, por sua vez, é um conteúdo essencial na área da matemática, trazendo consigo várias formas e aplicações no cotidiano da sociedade. O objetivo é levar esse estudo para a sala de aula utilizando materiais concretos para despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo ensinado e promover uma compreensão mais significativa. Assim, ao planejar sua aula, o professor precisa buscar pelo menos um recurso didático capaz de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Nessa análise, sugere-se realizar a construção de uma superfície quadrada com as dimensões de um metro, com auxílio de papel (pode ser jornal, revista ou papel sulfite) como material concreto, e barbante para delimitar o perímetro da superfície construída, permitindo o contato visual e palpável das diferenças entre as grandezas de comprimento e superfície. Logo após, como atividade complementar, é proposto uma lista de exercícios em que os alunos poderão desenvolver conhecimentos práticos sobre o assunto abordado.This work proposes the study of length and surface quantities in the 6th year of elementary school II, which, in turn, is an essential content in the area of mathematics, bringing with it various forms and applications in everyday society. The objective is to take this study to the classroom using concrete materials to awaken students' interest in the content taught and promote a more meaningful understanding. Therefore, when planning his class, the teacher needs to look for at least one teaching resource capable of enriching the teaching and learning process. In this analysis, it is suggested to construct a square surface with dimensions of one meter, with the aid of paper (it can be newspaper, magazine or bond paper) as a concrete material, and string to delimit the perimeter of the constructed surface, allowing the visual and palpable contact of the differences between length and surface quantities. Soon after, as a complementary activity, a list of exercises is proposed in which students can develop practical knowledge on the subject covered.Campus CacoalLicenciatura em MatemáticaPereira, Maily Marques Schwanz, Vanessa2024-02-10T00:45:00Z2024-02-10T00:45:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSCHWANZ, Vanessa. Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície. 2023 16f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/730porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T16:26:33Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/730Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-20T16:26:33Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície
title Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície
spellingShingle Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície
Schwanz, Vanessa
title_short Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície
title_full Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície
title_fullStr Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície
title_full_unstemmed Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície
title_sort Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície
author Schwanz, Vanessa
author_facet Schwanz, Vanessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maily Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwanz, Vanessa
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-02-10T00:45:00Z
2024-02-10T00:45:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHWANZ, Vanessa. Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície. 2023 16f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/730
identifier_str_mv SCHWANZ, Vanessa. Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície. 2023 16f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275581558161408