Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Angélica Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Joiciany Moraes de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/395
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.
id IFRO-1_4a19d1c334f66462693824fae73cd0a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/395
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visualTecnologias AssistivasDeficiência VisualEducação RemotaAssistive TechnologiesVisual ImpairmentRemote EducationTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.Sabe-se que a visão é um dos principais sentidos do ser humano e muito necessária para o seu desenvolvimento. Entretanto, nem todas as pessoas possuem esse importante meio de conhecer o mundo, ou o tem com menor potência. A pandemia evidenciou de forma explícita o desconhecimento de professores quanto às tecnologias e sua importância para o ensino, sobretudo de alunos cegos ou com baixa visão. Nesse contexto, esta pesquisa teve como preocupação, as especificidades da pessoa com deficiência visual, seja ela cega ou com baixa visão no âmbito das aprendizagens construídas na educação remota, momento em que professores, estudantes e gestores escolares buscaram formas alternativas para ensinar e aprender. Esse estudo consistiu, portanto, em uma pesquisa bibliográfica sobre as tecnologias assistivas para estudantes com deficiência visual e investigou o problema: quais ferramentas digitais podem contribuir para o atendimento das necessidades educacionais de estudantes com deficiência visual no contexto da educação remota? A pesquisa teve como objetivo identificar tecnologias assistivas gratuitas mais adequadas para atender às especificidades educacionais do deficiente visual. Os resultados indicam que as tecnologias Balabolka, Leitor de PDF Adobe Reader, Google Meet, e também os leitores de tela (NVDA e Talkback) são muito eficazes, por serem tecnologias assistivas (gratuitamente disponibilizadas), consideradas adequadas e efetivas para ajudar estudantes com deficiência visual e aprimorar os conhecimentos do docente, ou de qualquer outro profissional envolvido com o processo educacional de pessoas com deficiência visual.It is known that sight is one of the main senses of the human being and very necessary for their development. However, not all the people have this important means of knowing the world, or have it with less power. The pandemic has explicitly evidenced the teachers' lack of knowledge about technologies and their importance for teaching, especially for blind or low-sight students. In this context, this research was concerned with the specificities of the visually impaired person, whether blind or with low vision in the context of the learning built in remote education, when teachers, students and school managers sought alternative ways to teach and learn. This study consisted, therefore, in bibliographic research on assistive technologies for students with visual impairment and investigated the problem: Which digital tools can contribute to meeting the educational needs of students with visual impairment in the context of remote education? The research aimed to identify free assistive technologies best suited to meet the educational specificities of the visually impaired. The results indicate that the technologies Balabolka, PDF reader Adobe Reader, Google Meet, and also screen readers (NVDA and Talkback) are very effective, because they are assistive technologies (freely available), considered appropriate and effective to help visually impaired students and improve the knowledge of the teacher, or any other professional involved with the educational process of visually impaired people.Campus Guajará-MirimLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou BiologiaPereira, Rosa Martins CostaFerreira, Angélica DiasLima, Joiciany Moraes de2023-06-20T19:53:56Z2023-06-20T19:53:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Angélica Dias; LIMA, Joiciany Moraes de. Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual. Orientadora: Rosa Martins Costa Pereira. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/395porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T15:02:03Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/395Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T15:02:03Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual
title Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual
spellingShingle Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual
Ferreira, Angélica Dias
Tecnologias Assistivas
Deficiência Visual
Educação Remota
Assistive Technologies
Visual Impairment
Remote Education
title_short Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual
title_full Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual
title_fullStr Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual
title_full_unstemmed Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual
title_sort Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual
author Ferreira, Angélica Dias
author_facet Ferreira, Angélica Dias
Lima, Joiciany Moraes de
author_role author
author2 Lima, Joiciany Moraes de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Rosa Martins Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Angélica Dias
Lima, Joiciany Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Assistivas
Deficiência Visual
Educação Remota
Assistive Technologies
Visual Impairment
Remote Education
topic Tecnologias Assistivas
Deficiência Visual
Educação Remota
Assistive Technologies
Visual Impairment
Remote Education
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-06-20T19:53:56Z
2023-06-20T19:53:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Angélica Dias; LIMA, Joiciany Moraes de. Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual. Orientadora: Rosa Martins Costa Pereira. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/395
identifier_str_mv FERREIRA, Angélica Dias; LIMA, Joiciany Moraes de. Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual. Orientadora: Rosa Martins Costa Pereira. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275582513414144