Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Fernando Henrique
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1141
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
id IFRO-1_4caeb360dd4ac41e7f9256f8a07ec625
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1141
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafiosMatemáticaEvoluçãoEnsinoMathematicsEvolutionTeachingTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.O presente artigo – Evolução do Ensino da Matemática no Brasil e seus desafios, tem como principal objetivo apresentar um estudo da importância do ensino da matemática de forma contextualizada, com enfoque nas transformações tecnológicas ocorrida das no decorrer do tempo até o momento atual, ponderando sobre as metodologias utilizadas por professores e as tentativas de transformações na disciplina, avaliando a possibilidade de implantação de novas tecnologias para aumentar a eficiência no aprendizado dos alunos. Para tanto está baseado em uma pesquisa descritiva bibliográfica com enfoque em autores que evidenciam uma reflexão sobre as diferentes metodologias de ensino utilizadas pelos professores da área. Esse processo não é uma via de mão única, pois deve envolver professores, alunos, diretores e todo o ambiente escolar, só assim é que poderão ser obtidos os melhores resultados. Para isso é preciso que os professores reflitam sobre a sua postura frente aos objetivos da disciplina e as metodologias adotadas em sala, para que os alunos possam ter clareza das suas próprias concepções sobre a matemática e com isso produzam bons resultados em relação à aprendizagem. Por fim é evidenciada a dificuldade nesse trajeto de busca por inovações e aprimoramento do ensino da matemática, ficando claro não existir uma fórmula secreta para tal objetivo, contudo tais dificuldades não foram e não devem ser razão para que se desista desse propósito que tem como finalidade a melhoria do ensino aprendizagem da matemática.This article - Evolution of Teaching Mathematics in Brazil and itschallenges, has as main objective to present a study of the importance of teaching mathematics in a contextualized way, focusing on the technological transformations occurring over time to the present moment, pondering the methodologies used by teachers and the attempts of transformations in the discipline, evaluating the possibility of implantation of new technologies to increase the efficiency in the students' learning. In order to do so, it is based on a descriptive bibliographical research with a focus on authors that show a reflection on the different teaching methodologies used by theCampus CacoalEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaFerreira Neto, AntônioMateus, Fernando Henrique2024-08-21T18:39:29Z2024-08-21T18:39:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATEUS, Fernando Henrique. Evolução do ensino da Matemática no brasil e os desafios.2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1141porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:22Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1141Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:22Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios
title Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios
spellingShingle Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios
Mateus, Fernando Henrique
Matemática
Evolução
Ensino
Mathematics
Evolution
Teaching
title_short Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios
title_full Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios
title_fullStr Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios
title_full_unstemmed Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios
title_sort Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios
author Mateus, Fernando Henrique
author_facet Mateus, Fernando Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira Neto, Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Fernando Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Evolução
Ensino
Mathematics
Evolution
Teaching
topic Matemática
Evolução
Ensino
Mathematics
Evolution
Teaching
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2024-08-21T18:39:29Z
2024-08-21T18:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATEUS, Fernando Henrique. Evolução do ensino da Matemática no brasil e os desafios.2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1141
identifier_str_mv MATEUS, Fernando Henrique. Evolução do ensino da Matemática no brasil e os desafios.2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275580574597120