Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1141 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. |
id |
IFRO-1_4caeb360dd4ac41e7f9256f8a07ec625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1141 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafiosMatemáticaEvoluçãoEnsinoMathematicsEvolutionTeachingTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.O presente artigo – Evolução do Ensino da Matemática no Brasil e seus desafios, tem como principal objetivo apresentar um estudo da importância do ensino da matemática de forma contextualizada, com enfoque nas transformações tecnológicas ocorrida das no decorrer do tempo até o momento atual, ponderando sobre as metodologias utilizadas por professores e as tentativas de transformações na disciplina, avaliando a possibilidade de implantação de novas tecnologias para aumentar a eficiência no aprendizado dos alunos. Para tanto está baseado em uma pesquisa descritiva bibliográfica com enfoque em autores que evidenciam uma reflexão sobre as diferentes metodologias de ensino utilizadas pelos professores da área. Esse processo não é uma via de mão única, pois deve envolver professores, alunos, diretores e todo o ambiente escolar, só assim é que poderão ser obtidos os melhores resultados. Para isso é preciso que os professores reflitam sobre a sua postura frente aos objetivos da disciplina e as metodologias adotadas em sala, para que os alunos possam ter clareza das suas próprias concepções sobre a matemática e com isso produzam bons resultados em relação à aprendizagem. Por fim é evidenciada a dificuldade nesse trajeto de busca por inovações e aprimoramento do ensino da matemática, ficando claro não existir uma fórmula secreta para tal objetivo, contudo tais dificuldades não foram e não devem ser razão para que se desista desse propósito que tem como finalidade a melhoria do ensino aprendizagem da matemática.This article - Evolution of Teaching Mathematics in Brazil and itschallenges, has as main objective to present a study of the importance of teaching mathematics in a contextualized way, focusing on the technological transformations occurring over time to the present moment, pondering the methodologies used by teachers and the attempts of transformations in the discipline, evaluating the possibility of implantation of new technologies to increase the efficiency in the students' learning. In order to do so, it is based on a descriptive bibliographical research with a focus on authors that show a reflection on the different teaching methodologies used by theCampus CacoalEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaFerreira Neto, AntônioMateus, Fernando Henrique2024-08-21T18:39:29Z2024-08-21T18:39:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATEUS, Fernando Henrique. Evolução do ensino da Matemática no brasil e os desafios.2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1141porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:22Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1141Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:22Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios |
title |
Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios |
spellingShingle |
Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios Mateus, Fernando Henrique Matemática Evolução Ensino Mathematics Evolution Teaching |
title_short |
Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios |
title_full |
Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios |
title_fullStr |
Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios |
title_full_unstemmed |
Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios |
title_sort |
Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios |
author |
Mateus, Fernando Henrique |
author_facet |
Mateus, Fernando Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira Neto, Antônio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Fernando Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Evolução Ensino Mathematics Evolution Teaching |
topic |
Matemática Evolução Ensino Mathematics Evolution Teaching |
description |
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2024-08-21T18:39:29Z 2024-08-21T18:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATEUS, Fernando Henrique. Evolução do ensino da Matemática no brasil e os desafios.2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1141 |
identifier_str_mv |
MATEUS, Fernando Henrique. Evolução do ensino da Matemática no brasil e os desafios.2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275580574597120 |