Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Chicoepab Suruí
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1139
Resumo: O presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo.
id IFRO-1_55513a8ac2efd2958d81097f8888307e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1139
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - RondôniaEtnomatemáticaPaiter SuruíInterdisciplinaridadeEthnomathematicsPaiter SuruíInterdisciplinarityO presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo.This article deals with the mathematical knowledge of the Paiter Suruí people, in the context of their realities and everyday life, in order to verify how they assimilate the changes and construct strategies of the continuity of ethnomathematical knowledge based on the multiple processes of change that take place in the Indigenous Land. In order to do so, a bibliographical study and analyzes of the academic works of the researchers Paiter Suruí and of my own knowledge were made based on the ethno- cognition as a member of the Paiter Village, line 09. The results of the research were the understanding of the importance of diversified knowledge and that ethnomathematics correspond to the diverse forms and varied cultures of mathematics. This we understand that the mathematical knowledge of Paiter Suruí, which is one of the ethnomathematics, with its own characteristics, should be recognized by the Brazilian State for the curricular component of Indigenous School Education. As such, the contact with the mathematics ofthe non-indigenous should not replace the traditional one; both must go together so that there is no devaluation of the characteristics of either kind.Campus CacoalEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasJesus, Sérgio Nunes deDias, Chicoepab Suruí2024-08-21T17:52:17Z2024-08-21T17:52:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1139porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:29Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1139Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:29Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia
title Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia
spellingShingle Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia
Dias, Chicoepab Suruí
Etnomatemática
Paiter Suruí
Interdisciplinaridade
Ethnomathematics
Paiter Suruí
Interdisciplinarity
title_short Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia
title_full Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia
title_fullStr Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia
title_full_unstemmed Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia
title_sort Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia
author Dias, Chicoepab Suruí
author_facet Dias, Chicoepab Suruí
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jesus, Sérgio Nunes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Chicoepab Suruí
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Paiter Suruí
Interdisciplinaridade
Ethnomathematics
Paiter Suruí
Interdisciplinarity
topic Etnomatemática
Paiter Suruí
Interdisciplinaridade
Ethnomathematics
Paiter Suruí
Interdisciplinarity
description O presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-08-21T17:52:17Z
2024-08-21T17:52:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1139
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579644510208