Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1139 |
Resumo: | O presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo. |
id |
IFRO-1_55513a8ac2efd2958d81097f8888307e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1139 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - RondôniaEtnomatemáticaPaiter SuruíInterdisciplinaridadeEthnomathematicsPaiter SuruíInterdisciplinarityO presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo.This article deals with the mathematical knowledge of the Paiter Suruí people, in the context of their realities and everyday life, in order to verify how they assimilate the changes and construct strategies of the continuity of ethnomathematical knowledge based on the multiple processes of change that take place in the Indigenous Land. In order to do so, a bibliographical study and analyzes of the academic works of the researchers Paiter Suruí and of my own knowledge were made based on the ethno- cognition as a member of the Paiter Village, line 09. The results of the research were the understanding of the importance of diversified knowledge and that ethnomathematics correspond to the diverse forms and varied cultures of mathematics. This we understand that the mathematical knowledge of Paiter Suruí, which is one of the ethnomathematics, with its own characteristics, should be recognized by the Brazilian State for the curricular component of Indigenous School Education. As such, the contact with the mathematics ofthe non-indigenous should not replace the traditional one; both must go together so that there is no devaluation of the characteristics of either kind.Campus CacoalEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasJesus, Sérgio Nunes deDias, Chicoepab Suruí2024-08-21T17:52:17Z2024-08-21T17:52:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1139porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:29Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1139Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:29Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia |
title |
Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia |
spellingShingle |
Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia Dias, Chicoepab Suruí Etnomatemática Paiter Suruí Interdisciplinaridade Ethnomathematics Paiter Suruí Interdisciplinarity |
title_short |
Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia |
title_full |
Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia |
title_fullStr |
Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia |
title_full_unstemmed |
Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia |
title_sort |
Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia |
author |
Dias, Chicoepab Suruí |
author_facet |
Dias, Chicoepab Suruí |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jesus, Sérgio Nunes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Chicoepab Suruí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Paiter Suruí Interdisciplinaridade Ethnomathematics Paiter Suruí Interdisciplinarity |
topic |
Etnomatemática Paiter Suruí Interdisciplinaridade Ethnomathematics Paiter Suruí Interdisciplinarity |
description |
O presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2024-08-21T17:52:17Z 2024-08-21T17:52:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1139 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275579644510208 |