Jogos lúdicos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Andreia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/370
Resumo: Trabalho de Conclusão do Artigo Científico, apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, como requisito obrigatório para obtenção do título de Licenciado em Matemática.
id IFRO-1_783d38fb69c11776043eca9aa34b2149
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/370
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Jogos lúdicos em sala de aulaAtividades lúdicasEnsino de matemáticaSala de aulaPós pandemiaLudic activitiesMathematics teachingClassroomPost pandemicTrabalho de Conclusão do Artigo Científico, apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, como requisito obrigatório para obtenção do título de Licenciado em Matemática.Este artigo apresenta o tema jogos lúdicos em sala de aula como uma opção para uso pedagógico, podendo ser utilizado como uma ferramenta metodológica que enriquece o ensino e aprendizagem dos alunos, pois através da diversão os alunos podem aprender de forma mais prazerosa. O objetivo neste caso é entender e aplicar atividades lúdicas na aula final. Para tanto, foram realizados experimentos que fazem parte do trajeto formativo dos alunos em sala de aula, que são relatados neste artigo. À medida que os alunos jogam, eles desenvolvem habilidades por meio de oportunidades para pesquisar e descobrir novas estratégias de aprendizagem. A utilização do método lúdico e dos jogos tende a ser um grande aliado na construção do conhecimento, pois estimula os educadores a pensar, graças aos quais os alunos podem aprender, pensar e refletir com naturalidade, nos jogos é importante projetar desafios por meio de competições, siga as regras, crie estratégias dessa forma, enriqueça o conhecimento, supere as dificuldades, desenvolva habilidades de trabalho em equipe. Portanto, os alunos tendem a aprender melhor a matemática de forma lúdica.This article presents the theme playful games in the classroom as an option for pedagogical use, which can be used as a methodological tool that enriches the teaching and learning of students, because through fun students can learn in a more pleasurable way. The objective in this case is to understand and apply ludic activities in the final class. To this end, experiments were carried out that are part of the students' training path in the classroom, which are reported in this article. As students play, they build skills through opportunities to research and discover new learning strategies. The use of the ludic method and games tends to be a great ally in the construction of knowledge, as it encourages educators to think, thanks to which students can learn, think and reflect naturally, in games it is important to design challenges through competitions, follow the rules, strategize in this way, enrich knowledge, overcome difficulties, develop teamwork skills. Therefore, students tend to learn mathematics better in a playful way.Campus VilhenaLicenciatura em MatemáticaSyryczyk, Edilberto FernandesArruda, Andreia2023-06-05T13:15:37Z2023-06-05T13:15:37Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARRUDA, Andréia. Jogos lúdicos em sala de aula. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/370porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T14:12:21Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/370Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T14:12:21Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos lúdicos em sala de aula
title Jogos lúdicos em sala de aula
spellingShingle Jogos lúdicos em sala de aula
Arruda, Andreia
Atividades lúdicas
Ensino de matemática
Sala de aula
Pós pandemia
Ludic activities
Mathematics teaching
Classroom
Post pandemic
title_short Jogos lúdicos em sala de aula
title_full Jogos lúdicos em sala de aula
title_fullStr Jogos lúdicos em sala de aula
title_full_unstemmed Jogos lúdicos em sala de aula
title_sort Jogos lúdicos em sala de aula
author Arruda, Andreia
author_facet Arruda, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Syryczyk, Edilberto Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades lúdicas
Ensino de matemática
Sala de aula
Pós pandemia
Ludic activities
Mathematics teaching
Classroom
Post pandemic
topic Atividades lúdicas
Ensino de matemática
Sala de aula
Pós pandemia
Ludic activities
Mathematics teaching
Classroom
Post pandemic
description Trabalho de Conclusão do Artigo Científico, apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, como requisito obrigatório para obtenção do título de Licenciado em Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-05T13:15:37Z
2023-06-05T13:15:37Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRUDA, Andréia. Jogos lúdicos em sala de aula. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/370
identifier_str_mv ARRUDA, Andréia. Jogos lúdicos em sala de aula. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120971519262720