Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/316 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim. |
id |
IFRO-1_8ad61349be600a2d158a8a989fbe734f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/316 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de químicaEducaçãoEscolarização IndígenaRevisão BibliográficaEducationIndigenous SchoolingLiterature reviewTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim.Durante mais de quatro séculos a escolarização indígena fora negligenciada, com a imposição de modelos escolares que buscavam a aculturação desses povos. Nas últimas décadas, observa-se alguns avanços em relação às políticas públicas afirmativas, entretanto, ainda insuficientes. Esta pesquisa se caracteriza como de cunho bibliográfico e documental e objetiva analisar quanti e qualitativamente as publicações realizadas no Brasil referentes aos processos de escolarização indígena e suas intersecções com o ensino de Química, disponibilizados nas plataformas SciELO (Scientific Electronic Library online), CAPES coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico. Os documentos que compuseram o corpus de análise, em nível quantitativo, foram categorizados por gênero, assim como pelo nível de formação dos autores, metodologias empregadas, região de origem das revistas, no período de 2015 a abril de 2021. Os levantamentos qualitativos foram produzidos por meio da análise das temáticas abordadas, grupadas em quatro eixos: Invisibilidade, Luta e Resistência; Políticas Públicas e/ou Formação Docente; Interculturalidade; Química, Ciências e Escolarização Indígena.For more than four centuries, indigenous schoolin had been neglected, with the imposition of school models that sought the aculturation of these peoples. In recent decades, there have been some advances in relation to affirmative public policies, however, still insufficient. This research is characterized as bibliographic and documentary in nature and aims to analyze quantitativey and qualitatively the publications made in Brazil regarding the processes of indigenous shooling and its intersections with the teaching of Chemistry, available on SciELO (Scientific Electonic Library online) platforms, CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and Google Scholar. The documents that composed the corpus of analysis, at the quantitative level, were ategorized by gender, as well as the training level of the authors, methodologies employed, region of origin of the journals, from 2015 to April 2021. The qualitative surveys were produced through the analysis of the themes addressed, grouped into four axes: Invisibility, Struggle and Endurance; Public Policies and/or Teacher Training; Interculturality; Chemistry, Science and Indigenous Schooling.Campus Guajará-MirimLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou BiologiaAguiar, Tainá Cunha deCavalcante, Frank de AguiarAbreu, Jordaine Horlene Meireles de2023-05-05T21:26:12Z2023-05-05T21:26:12Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Frank de Aguiar; ABREU, Jordaine Horlene Meireles de. Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química. Orientadora: Tainá Cunha de Aguiar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/316porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T15:06:54Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/316Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T15:06:54Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química |
title |
Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química |
spellingShingle |
Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química Cavalcante, Frank de Aguiar Educação Escolarização Indígena Revisão Bibliográfica Education Indigenous Schooling Literature review |
title_short |
Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química |
title_full |
Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química |
title_fullStr |
Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química |
title_full_unstemmed |
Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química |
title_sort |
Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química |
author |
Cavalcante, Frank de Aguiar |
author_facet |
Cavalcante, Frank de Aguiar Abreu, Jordaine Horlene Meireles de |
author_role |
author |
author2 |
Abreu, Jordaine Horlene Meireles de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, Tainá Cunha de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Frank de Aguiar Abreu, Jordaine Horlene Meireles de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolarização Indígena Revisão Bibliográfica Education Indigenous Schooling Literature review |
topic |
Educação Escolarização Indígena Revisão Bibliográfica Education Indigenous Schooling Literature review |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-05-05T21:26:12Z 2023-05-05T21:26:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Frank de Aguiar; ABREU, Jordaine Horlene Meireles de. Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química. Orientadora: Tainá Cunha de Aguiar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/316 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Frank de Aguiar; ABREU, Jordaine Horlene Meireles de. Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química. Orientadora: Tainá Cunha de Aguiar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Guajará-Mirim Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Guajará-Mirim Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275585759805440 |