Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Frank de Aguiar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Abreu, Jordaine Horlene Meireles de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/316
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim.
id IFRO-1_8ad61349be600a2d158a8a989fbe734f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/316
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de químicaEducaçãoEscolarização IndígenaRevisão BibliográficaEducationIndigenous SchoolingLiterature reviewTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim.Durante mais de quatro séculos a escolarização indígena fora negligenciada, com a imposição de modelos escolares que buscavam a aculturação desses povos. Nas últimas décadas, observa-se alguns avanços em relação às políticas públicas afirmativas, entretanto, ainda insuficientes. Esta pesquisa se caracteriza como de cunho bibliográfico e documental e objetiva analisar quanti e qualitativamente as publicações realizadas no Brasil referentes aos processos de escolarização indígena e suas intersecções com o ensino de Química, disponibilizados nas plataformas SciELO (Scientific Electronic Library online), CAPES coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico. Os documentos que compuseram o corpus de análise, em nível quantitativo, foram categorizados por gênero, assim como pelo nível de formação dos autores, metodologias empregadas, região de origem das revistas, no período de 2015 a abril de 2021. Os levantamentos qualitativos foram produzidos por meio da análise das temáticas abordadas, grupadas em quatro eixos: Invisibilidade, Luta e Resistência; Políticas Públicas e/ou Formação Docente; Interculturalidade; Química, Ciências e Escolarização Indígena.For more than four centuries, indigenous schoolin had been neglected, with the imposition of school models that sought the aculturation of these peoples. In recent decades, there have been some advances in relation to affirmative public policies, however, still insufficient. This research is characterized as bibliographic and documentary in nature and aims to analyze quantitativey and qualitatively the publications made in Brazil regarding the processes of indigenous shooling and its intersections with the teaching of Chemistry, available on SciELO (Scientific Electonic Library online) platforms, CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and Google Scholar. The documents that composed the corpus of analysis, at the quantitative level, were ategorized by gender, as well as the training level of the authors, methodologies employed, region of origin of the journals, from 2015 to April 2021. The qualitative surveys were produced through the analysis of the themes addressed, grouped into four axes: Invisibility, Struggle and Endurance; Public Policies and/or Teacher Training; Interculturality; Chemistry, Science and Indigenous Schooling.Campus Guajará-MirimLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou BiologiaAguiar, Tainá Cunha deCavalcante, Frank de AguiarAbreu, Jordaine Horlene Meireles de2023-05-05T21:26:12Z2023-05-05T21:26:12Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Frank de Aguiar; ABREU, Jordaine Horlene Meireles de. Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química. Orientadora: Tainá Cunha de Aguiar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/316porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T15:06:54Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/316Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T15:06:54Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química
title Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química
spellingShingle Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química
Cavalcante, Frank de Aguiar
Educação
Escolarização Indígena
Revisão Bibliográfica
Education
Indigenous Schooling
Literature review
title_short Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química
title_full Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química
title_fullStr Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química
title_full_unstemmed Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química
title_sort Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química
author Cavalcante, Frank de Aguiar
author_facet Cavalcante, Frank de Aguiar
Abreu, Jordaine Horlene Meireles de
author_role author
author2 Abreu, Jordaine Horlene Meireles de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Tainá Cunha de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Frank de Aguiar
Abreu, Jordaine Horlene Meireles de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escolarização Indígena
Revisão Bibliográfica
Education
Indigenous Schooling
Literature review
topic Educação
Escolarização Indígena
Revisão Bibliográfica
Education
Indigenous Schooling
Literature review
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-05-05T21:26:12Z
2023-05-05T21:26:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Frank de Aguiar; ABREU, Jordaine Horlene Meireles de. Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química. Orientadora: Tainá Cunha de Aguiar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/316
identifier_str_mv CAVALCANTE, Frank de Aguiar; ABREU, Jordaine Horlene Meireles de. Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química. Orientadora: Tainá Cunha de Aguiar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585759805440