Contribuições e limites da avaliação institucional interna para a gestão escolar: instrumentos e relatórios em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gisele Caroline Nascimento dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/314
Resumo: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara, como requisito parcial para obtenção do título de Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
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spelling Contribuições e limites da avaliação institucional interna para a gestão escolar: instrumentos e relatórios em discussãoAvaliação institucional internaEducação SuperiorGestão EscolarInternal institutional evaluationTertiary educationSchool managementTese apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara, como requisito parcial para obtenção do título de Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.A avaliação interna - ou autoavaliação institucional - se insere no contexto das políticas públicas de avaliação educacional da educação superior e tem por finalidade acompanhar o desenvolvimento das ações para identificar o nível de eficiência e eficácia para o alcance das metas institucionais. Essa modalidade de avaliação interna fornece indicadores que subsidiam a regulação das ações institucionais e possibilitam discussões e análises para repensar as atividades desenvolvidas, o planejamento estratégico e, se necessário, a elaboração e a efetivação de novas ações e políticas internas quando da tomada de decisões. Com base nesse pressuposto, no presente estudo, foram analisadas as contribuições da avaliação interna para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com o objetivo de identificar suas influências nas tomadas de decisões da gestão escolar. Para tanto, foram considerados os seguintes documentos institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 e 2018-2022 e Relatórios de Avaliação Interna (RAI) 2015, 2016 e 2017. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo analítica, desenvolvida em três etapas: (i) levantamento, leitura, análise e seleção de produções relacionadas à temática, por meio dos descritores “avaliação institucional”, “políticas públicas” e “gestão escolar”, além de levantamento dos documentos legais e orientadores da avaliação institucional em âmbito nacional; (ii) levantamento de documentos institucionais relativos à avaliação interna do IFRO (questionários de avaliação, relatórios, regulamentações, PDI e Projeto Pedagógico Institucional (PPI)); (iii) análise do material levantado. Para tratar dos documentos oficiais, utilizou-se a análise documental (CELLARD, 2008) e, para os RAI, acrescentou-se a técnica de categorização, segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui-se que a avaliação interna do IFRO tem se consolidado como importante ferramenta para as ações institucionais e a gestão tem utilizado os resultados como diagnóstico e indicadores para as tomadas de decisões. Alguns pontos precisam de aperfeiçoamento: capacitação dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), elaboração dos instrumentos de avaliação, estruturação e análise dos dados nos relatórios de avaliação, sensibilização da comunidade e formas de divulgação dos resultados da avaliação. A avaliação interna tem superado o aspecto burocrático e legalista, estando no caminho para a construção coletiva de uma cultura de avaliação formativa e emancipatória.The internal evaluation - or institutional self-evaluation - is inserted in the context of higher education public policies evaluation, in order to monitor the development of actions to identify the level of efficiency and effectiveness for achieving institutional goals. This type of evaluation provides indicators that support the regulation of institutional actions and enable discussions and analysis to rethink the developed activities, strategic planning and, if necessary, the preparation and implementation of new actions and internal policies when making decisions. Based on this assumption, in this study, the contributions of the internal evaluation to the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO) were analyzed aiming to identify its influence on decision-making in school management. To this end, the following institutional documents were considered: Institutional Development Plan (PDI) 2014-2018 and 2018-2022 and Internal Evaluation Reports (RAI) 2015, 2016 and 2017. This is a qualitative analytical research developed in three stages: (i) survey, reading, analysis and selection of productions related to the theme, through the descriptors "institutional evaluation", "public policies" and "school management", in addition to a survey of legal documents and guidelines for institutional evaluation at the national level; (ii) survey of institutional documents related to the internal evaluation of IFRO (evaluation questionnaires, reports, regulations, PDI and Institutional Pedagogical Project (PPI)); (iii) analysis of the collected material. To deal with official documents, it was used the documentary analysis (CELLARD, 2008) and, for RAI, the categorization technique was added, according to content analysis (BARDIN, 2016). It was concluded that the IFRO´s internal evaluation has been consolidated as an important tool for institutional actions and the management has used the results as diagnosis and indicators for decision-making. Some points need improvement: training of members of the Evaluation Committee (CPA), evaluation instruments elaboration, structuring and analysis of data in evaluation reports, community awareness and ways of disseminating evaluation results. Internal evaluation has overcome the bureaucratic and legalistic aspect, being on the way to the collective construction of a formative and emancipatory evaluation culture.Lemes, Sebastião de SouzaRodrigues, MarleneSantos, Gisele Caroline Nascimento dos2023-05-05T16:41:14Z2023-05-05T16:41:14Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Gisele Caroline Nascimento dos. Contribuições e limites da avaliação institucional interna para a gestão escolar: instrumentos e relatórios em discussão. 2021. 288 f. 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