Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1052 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresenta ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica UAB do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica. |
id |
IFRO-1_91a1de80c6bccba0ea355646717ca19f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1052 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escreverLinguagemEscritaCapacidade NotacionalLanguageWritingNotational AbilityTrabalho de Conclusão de Curso apresenta ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica UAB do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica.O presente trabalho procurou compreender o processo da linguagem escrita por meio de pesquisas bibliográficas. Para tanto fez uma reflexão em torno de eixos teóricos sobre o ato de aprender a escrever. Apresentou o processo de escrita referendando aspectos da linguagem, da escrita e da aquisição da escrita, pois são “caminhos” que levam a compreensão do que está presente no ato de escrever. Abordou a capacidade notacional, visto que esta é uma capacidade específica do ser humano em utilizar ferramentas para deixar marcas permanentes dos seus atos intencionais. Tratou do ato de escrever na prática pedagógica, demonstrando a escrita na escola, os sistemas e a psicogênese da escrita, enfatizando os trabalhos das educadoras Ferreiro e Teberosky. Foi fundamentado nos estudos de alguns teóricos que abordaram nas suas literaturas aspectos relacionados como: Landsmann (2003), Kramer (2002), Teberosky (2000), José e Coelho (1999), entre outros. É de fundamental importância que os educadores reconheçam e saibam trabalhar com a linguagem escrita, como também estejam em constante aperfeiçoamento.The present work sought to understand the process of written language through bibliographic research. For that, he made a reflection around theoretical axes about the act of learning to write. He presented the writing process referencing aspects of language, writing and the acquisition of writing, as they are "paths" that lead to the understanding of what is present in the act of writing. It addressed the notational capacity, since this is a specific capacity of human beings to use tools to leave permanent marks of their intentional acts. It dealt with the act of writing in pedagogical practice, demonstrating writing at school, the systems and psychogenesis of writing, emphasizing the work of educators Ferreiro and Teberosky. It was based on the studies of some theorists who addressed related aspects in their literature, such as: Landsmann (2003), Kramer (2002), Teberosky (2000), José and Coelho (1999), among others. It is of fundamental importance that educators recognize and know how to work with written language, as well as being in constant improvement.Campus Porto Velho Zona NorteLicenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB)Mateus, Elaine SilvaPereira, Anita AzevedoMedeiros, Francilene Aparecida deZapatocheve, Verônica Muniz2024-08-12T16:41:22Z2024-08-12T16:41:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfPEREIRA, Anita Azevedo. MEDEIROS, Francilene Aparecida. ZAPATOCHEVE, Verônica Muniz. Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever. Orientadora: Elaine Silva Mateus. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância UaB). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1052porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T03:00:21Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1052Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-13T03:00:21Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever |
title |
Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever |
spellingShingle |
Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever Pereira, Anita Azevedo Linguagem Escrita Capacidade Notacional Language Writing Notational Ability |
title_short |
Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever |
title_full |
Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever |
title_fullStr |
Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever |
title_sort |
Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever |
author |
Pereira, Anita Azevedo |
author_facet |
Pereira, Anita Azevedo Medeiros, Francilene Aparecida de Zapatocheve, Verônica Muniz |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Francilene Aparecida de Zapatocheve, Verônica Muniz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mateus, Elaine Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Anita Azevedo Medeiros, Francilene Aparecida de Zapatocheve, Verônica Muniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Escrita Capacidade Notacional Language Writing Notational Ability |
topic |
Linguagem Escrita Capacidade Notacional Language Writing Notational Ability |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresenta ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica UAB do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-08-12T16:41:22Z 2024-08-12T16:41:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Anita Azevedo. MEDEIROS, Francilene Aparecida. ZAPATOCHEVE, Verônica Muniz. Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever. Orientadora: Elaine Silva Mateus. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância UaB). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1052 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Anita Azevedo. MEDEIROS, Francilene Aparecida. ZAPATOCHEVE, Verônica Muniz. Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever. Orientadora: Elaine Silva Mateus. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância UaB). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Porto Velho Zona Norte Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Porto Velho Zona Norte Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275581688184832 |