Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Anita Azevedo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Medeiros, Francilene Aparecida de, Zapatocheve, Verônica Muniz
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1052
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresenta ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica UAB do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica.
id IFRO-1_91a1de80c6bccba0ea355646717ca19f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1052
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escreverLinguagemEscritaCapacidade NotacionalLanguageWritingNotational AbilityTrabalho de Conclusão de Curso apresenta ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica UAB do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica.O presente trabalho procurou compreender o processo da linguagem escrita por meio de pesquisas bibliográficas. Para tanto fez uma reflexão em torno de eixos teóricos sobre o ato de aprender a escrever. Apresentou o processo de escrita referendando aspectos da linguagem, da escrita e da aquisição da escrita, pois são “caminhos” que levam a compreensão do que está presente no ato de escrever. Abordou a capacidade notacional, visto que esta é uma capacidade específica do ser humano em utilizar ferramentas para deixar marcas permanentes dos seus atos intencionais. Tratou do ato de escrever na prática pedagógica, demonstrando a escrita na escola, os sistemas e a psicogênese da escrita, enfatizando os trabalhos das educadoras Ferreiro e Teberosky. Foi fundamentado nos estudos de alguns teóricos que abordaram nas suas literaturas aspectos relacionados como: Landsmann (2003), Kramer (2002), Teberosky (2000), José e Coelho (1999), entre outros. É de fundamental importância que os educadores reconheçam e saibam trabalhar com a linguagem escrita, como também estejam em constante aperfeiçoamento.The present work sought to understand the process of written language through bibliographic research. For that, he made a reflection around theoretical axes about the act of learning to write. He presented the writing process referencing aspects of language, writing and the acquisition of writing, as they are "paths" that lead to the understanding of what is present in the act of writing. It addressed the notational capacity, since this is a specific capacity of human beings to use tools to leave permanent marks of their intentional acts. It dealt with the act of writing in pedagogical practice, demonstrating writing at school, the systems and psychogenesis of writing, emphasizing the work of educators Ferreiro and Teberosky. It was based on the studies of some theorists who addressed related aspects in their literature, such as: Landsmann (2003), Kramer (2002), Teberosky (2000), José and Coelho (1999), among others. It is of fundamental importance that educators recognize and know how to work with written language, as well as being in constant improvement.Campus Porto Velho Zona NorteLicenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB)Mateus, Elaine SilvaPereira, Anita AzevedoMedeiros, Francilene Aparecida deZapatocheve, Verônica Muniz2024-08-12T16:41:22Z2024-08-12T16:41:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfPEREIRA, Anita Azevedo. MEDEIROS, Francilene Aparecida. ZAPATOCHEVE, Verônica Muniz. Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever. Orientadora: Elaine Silva Mateus. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância UaB). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1052porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T03:00:21Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1052Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-13T03:00:21Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever
title Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever
spellingShingle Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever
Pereira, Anita Azevedo
Linguagem
Escrita
Capacidade Notacional
Language
Writing
Notational Ability
title_short Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever
title_full Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever
title_fullStr Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever
title_full_unstemmed Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever
title_sort Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever
author Pereira, Anita Azevedo
author_facet Pereira, Anita Azevedo
Medeiros, Francilene Aparecida de
Zapatocheve, Verônica Muniz
author_role author
author2 Medeiros, Francilene Aparecida de
Zapatocheve, Verônica Muniz
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mateus, Elaine Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Anita Azevedo
Medeiros, Francilene Aparecida de
Zapatocheve, Verônica Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Escrita
Capacidade Notacional
Language
Writing
Notational Ability
topic Linguagem
Escrita
Capacidade Notacional
Language
Writing
Notational Ability
description Trabalho de Conclusão de Curso apresenta ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica UAB do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-08-12T16:41:22Z
2024-08-12T16:41:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Anita Azevedo. MEDEIROS, Francilene Aparecida. ZAPATOCHEVE, Verônica Muniz. Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever. Orientadora: Elaine Silva Mateus. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância UaB). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1052
identifier_str_mv PEREIRA, Anita Azevedo. MEDEIROS, Francilene Aparecida. ZAPATOCHEVE, Verônica Muniz. Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever. Orientadora: Elaine Silva Mateus. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância UaB). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB)
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275581688184832