Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/602
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
id IFRO-1_9222f6d6ac7d8ddb75836afa0f699462
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/602
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultosEJAPolíticas PúblicasEducação ProfissionalEJAPublic policyProfessional educationTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.Esta pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), como uma política pública voltada para a Efetivação do Ensino Profissionalizante. Mesmo com alguns avanços no setor educacional a educação deste segmento ainda é considerada um grande desafio social. Nesse sentido, levantou a problemática: como se institui políticas públicas capazes de garantir a educação como direito fundamental na vida de jovens e adultos? O tema é de grande relevância social, pois, é uma temática que visa reverter o panorama de desigualdade existente no país, considerando que a EJA representa uma oportunidade de inclusão social e educacional para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada. Este estudo é uma revisão de literatura, com abordagens qualitativa e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica, sendo classificada também como pesquisa exploratória. Para o PROEJA cumprir com esses desafios que lhes são imputados, é imprescindível transformar esse Programa em política educacional pública do Estado, porém, a volta às aulas depois de anos fora da escola é a realidade e o desafio de grande parte dos alunos do Proeja. São realidades de pessoas que, com força de vontade, determinação e dedicação, tentam conseguir qualificação para melhorar a vida.This research aims to analyze the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Youth and Adult Education (Proeja), as a public policy aimed at the Effectiveness of Vocational Education. Even with some advances in the educational sector, education in this segment is still considered a major social challenge. In this sense, it raised the issue: how to institute public policies capable of guaranteeing education as a fundamental right in the lives of young people and adults? The theme is of great social relevance, as it is a theme that aims to reverse the existing inequality in the country, considering that EJA represents an opportunity for social and educational inclusion for young people and adults who did not have access to regular education at the appropriate age. This study is a literature review, with qualitative and descriptive approaches, based on bibliographical research, also being classified as exploratory research. For PROEJA to meet these challenges that are imposed on it, it is essential to transform this Program into a public educational policy of the State. These are the realities of people who, with willpower, determination and dedication, try to get qualifications to improve their lives.Campus Guajará-MirimTecnologia em Gestão Pública (EaD)Santos, José Jarlison dosAguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino2023-12-05T21:24:23Z2023-12-05T21:24:23Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAGUIAR, Luciana Ribeiro Tiburtino. Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos. Orientador: José Jarlison dos Santos. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/602porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T14:51:35Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/602Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T14:51:35Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos
title Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos
spellingShingle Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos
Aguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino
EJA
Políticas Públicas
Educação Profissional
EJA
Public policy
Professional education
title_short Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos
title_full Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos
title_fullStr Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos
title_full_unstemmed Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos
title_sort Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos
author Aguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino
author_facet Aguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Jarlison dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Políticas Públicas
Educação Profissional
EJA
Public policy
Professional education
topic EJA
Políticas Públicas
Educação Profissional
EJA
Public policy
Professional education
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05T21:24:23Z
2023-12-05T21:24:23Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUIAR, Luciana Ribeiro Tiburtino. Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos. Orientador: José Jarlison dos Santos. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/602
identifier_str_mv AGUIAR, Luciana Ribeiro Tiburtino. Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos. Orientador: José Jarlison dos Santos. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120968850636800