Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Géssica Karen
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/674
Resumo: Artigo apresentado com fins de desenvolvimento e cumprimento do artigo cientifico para o curso de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Matemática Lato Senso, Vilhena-RO
id IFRO-1_a64bd5f95da4e3cf82329c2206e0c459
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/674
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamentoEnsino de matemáticaEngenharia civilNivelamentoMath teachingCivil EngineeringLevellingArtigo apresentado com fins de desenvolvimento e cumprimento do artigo cientifico para o curso de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Matemática Lato Senso, Vilhena-ROEstudos no campo de Engenharia e Educação Matemática indicam que os estudantes de Engenharia encontram muitas dificuldades em seus cursos de Matemática nos primeiros anos de estudo. As matrizes curriculares de muitos cursos de Engenharia contemplam, nos seus primeiros semestres, disciplinas básicas de Matemática do Ensino Superior. Por exemplo, na Engenharia Civil, disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico são detentoras de altas taxas de retenção e, em muitos casos, resultar em abandono do curso. São inúmeros fatores que podem contribuir para a dificuldade no ensino de Matemática no curso de Engenharia Civil, tais como: défice no ensino básico, a metodologia de ensino-aprendizagem, a dificuldade cognitiva dos alunos desenvolverem habilidades para o desenvolvimento do cálculo matemático, entre outros. Sabendo dessas dificuldades. para este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de plano de ensino para um curso de nivelamento de Matemática com conceitos básicos para que os estudantes do curso de Engenheira Civil possam desenvolver habilidades de cálculo presentes durante sua vida profissionalStudies in the field of Engineering and Maths Education indicate that engineering estudents research many difficulties in their Maths courses in the first years of study. The curricular matrices of many Engineering courses include, in their first semesters, basic subjects of Mathematics in Higher Education. For example, in Civil Engineering, subjects such as Differential and Integral Calculus, Linear Algebra and Numerical Calculus have high retention rates and, in many cases, result in dropouts from the course. There are numerous factors that can contribute to the difficulty in teaching Mathematics in the Civil Engineering course, such as: deficit in basic education, the teaching-learning methodology, the cognitive difficulty of students developing skills for the development of math calculation, among others . Knowing these difficulties. for this work, the objective was to prepare a proposal for a teaching plan for a leveling course in Mathematics with the basic concepts so that students of the Civil Engineering course can develop calculus skills present during their professional life.Campus VilhenaEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaFerrete, Jaqueline AidaMateus, Géssica Karen2023-12-20T17:18:51Z2023-12-20T17:18:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATEUS, Géssica Karen. Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento. Orientadora: Jaqueline Aida Ferrete. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especializção em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/674porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T03:00:15Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/674Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-21T03:00:15Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento
title Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento
spellingShingle Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento
Mateus, Géssica Karen
Ensino de matemática
Engenharia civil
Nivelamento
Math teaching
Civil Engineering
Levelling
title_short Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento
title_full Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento
title_fullStr Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento
title_full_unstemmed Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento
title_sort Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento
author Mateus, Géssica Karen
author_facet Mateus, Géssica Karen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferrete, Jaqueline Aida
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Géssica Karen
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Engenharia civil
Nivelamento
Math teaching
Civil Engineering
Levelling
topic Ensino de matemática
Engenharia civil
Nivelamento
Math teaching
Civil Engineering
Levelling
description Artigo apresentado com fins de desenvolvimento e cumprimento do artigo cientifico para o curso de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Matemática Lato Senso, Vilhena-RO
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-12-20T17:18:51Z
2023-12-20T17:18:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATEUS, Géssica Karen. Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento. Orientadora: Jaqueline Aida Ferrete. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especializção em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/674
identifier_str_mv MATEUS, Géssica Karen. Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento. Orientadora: Jaqueline Aida Ferrete. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especializção em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275581593812992