Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/674 |
Resumo: | Artigo apresentado com fins de desenvolvimento e cumprimento do artigo cientifico para o curso de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Matemática Lato Senso, Vilhena-RO |
id |
IFRO-1_a64bd5f95da4e3cf82329c2206e0c459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/674 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamentoEnsino de matemáticaEngenharia civilNivelamentoMath teachingCivil EngineeringLevellingArtigo apresentado com fins de desenvolvimento e cumprimento do artigo cientifico para o curso de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Matemática Lato Senso, Vilhena-ROEstudos no campo de Engenharia e Educação Matemática indicam que os estudantes de Engenharia encontram muitas dificuldades em seus cursos de Matemática nos primeiros anos de estudo. As matrizes curriculares de muitos cursos de Engenharia contemplam, nos seus primeiros semestres, disciplinas básicas de Matemática do Ensino Superior. Por exemplo, na Engenharia Civil, disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico são detentoras de altas taxas de retenção e, em muitos casos, resultar em abandono do curso. São inúmeros fatores que podem contribuir para a dificuldade no ensino de Matemática no curso de Engenharia Civil, tais como: défice no ensino básico, a metodologia de ensino-aprendizagem, a dificuldade cognitiva dos alunos desenvolverem habilidades para o desenvolvimento do cálculo matemático, entre outros. Sabendo dessas dificuldades. para este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de plano de ensino para um curso de nivelamento de Matemática com conceitos básicos para que os estudantes do curso de Engenheira Civil possam desenvolver habilidades de cálculo presentes durante sua vida profissionalStudies in the field of Engineering and Maths Education indicate that engineering estudents research many difficulties in their Maths courses in the first years of study. The curricular matrices of many Engineering courses include, in their first semesters, basic subjects of Mathematics in Higher Education. For example, in Civil Engineering, subjects such as Differential and Integral Calculus, Linear Algebra and Numerical Calculus have high retention rates and, in many cases, result in dropouts from the course. There are numerous factors that can contribute to the difficulty in teaching Mathematics in the Civil Engineering course, such as: deficit in basic education, the teaching-learning methodology, the cognitive difficulty of students developing skills for the development of math calculation, among others . Knowing these difficulties. for this work, the objective was to prepare a proposal for a teaching plan for a leveling course in Mathematics with the basic concepts so that students of the Civil Engineering course can develop calculus skills present during their professional life.Campus VilhenaEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaFerrete, Jaqueline AidaMateus, Géssica Karen2023-12-20T17:18:51Z2023-12-20T17:18:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATEUS, Géssica Karen. Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento. Orientadora: Jaqueline Aida Ferrete. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especializção em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/674porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T03:00:15Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/674Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-21T03:00:15Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento |
title |
Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento |
spellingShingle |
Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento Mateus, Géssica Karen Ensino de matemática Engenharia civil Nivelamento Math teaching Civil Engineering Levelling |
title_short |
Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento |
title_full |
Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento |
title_fullStr |
Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento |
title_full_unstemmed |
Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento |
title_sort |
Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento |
author |
Mateus, Géssica Karen |
author_facet |
Mateus, Géssica Karen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferrete, Jaqueline Aida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Géssica Karen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Engenharia civil Nivelamento Math teaching Civil Engineering Levelling |
topic |
Ensino de matemática Engenharia civil Nivelamento Math teaching Civil Engineering Levelling |
description |
Artigo apresentado com fins de desenvolvimento e cumprimento do artigo cientifico para o curso de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Matemática Lato Senso, Vilhena-RO |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-12-20T17:18:51Z 2023-12-20T17:18:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATEUS, Géssica Karen. Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento. Orientadora: Jaqueline Aida Ferrete. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especializção em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/674 |
identifier_str_mv |
MATEUS, Géssica Karen. Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento. Orientadora: Jaqueline Aida Ferrete. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especializção em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Vilhena Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Vilhena Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275581593812992 |