Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/586 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do Título de Tecnólogo em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena. |
id |
IFRO-1_ab480f0abfc8a652b5fe898d54f98a2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/586 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviçosGestão OrganizacionalPrestação de ServiçoServiço PúblicoCapacitaçãoOrganizational managementProvision of servicePublic serviceTrainingTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do Título de Tecnólogo em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena.Este trabalho busca demonstrar a importância da capacitação dos colaboradores, priorizando o treinamento como forma de melhorar o desempenho dos colaboradores, visando a prestação de serviço de qualidade aos cidadãos e resultados positivos para as organizações. Os métodos de pesquisa propositalmente são pesquisa exploratória e bibliográfica. A gestão de pessoal do serviço público caracteriza-se pelo tratamento direcionado ao provimento, manutenção e desenvolvimento do pessoal das organizações públicas, observadas as necessidades e condições de seu ambiente de trabalho, de acordo com os preceitos constitucionais e legais. Portanto, este estudo procura demonstrar, por meio de uma revisão de literatura, como ocorre a gestão e a formação de pessoal na administração pública, o que está vinculado às perspectivas atuais sobre gestão de capacidade no setor público. Nesse contexto, a Constituição de 1988 pode ser vista como um marco legal de extrema importância que iniciou um processo de mudança, principalmente no que se refere à transparência das nomeações públicas, tornando o processo mais profissional e reduzindo significativamente o apadrinhamento e a questão do nepotismo. Também pode ser confirmado que o desenvolvimento de recursos humanos por meio da descentralização dos departamentos de pessoal é extremamente importante para melhorar a prestação de serviços públicos e cursos de treinamento.This work seeks to demonstrate the importance of employee training, prioritizing training to improve employee performance, aiming at providing quality service to citizens and positive results for organizations. The research methods purposely are exploratory and bibliographic research. The management of public service personnel is characterized by treatment aimed at the provision, maintenance, and development of public organization personnel, observing the needs and conditions of their work environment, in accordance with constitutional and legal precepts. Therefore, this study seeks to demonstrate, through a literature review, how the management and training of personnel in public administration occurs, which is linked to current perspectives on capacity management in the public sector. In this context, the 1988 Constitution can be seen as an extremely important legal framework that initiated a process of change, especially about the transparency of public appointments, making the process more professional and significantly reducing sponsorship and the issue of nepotism. It can also be confirmed that the development of human resources through the decentralization of personnel departments is extremely important to improve the delivery of public services and training courses.Campus VilhenaTecnologia em Gestão Pública (EaD)Mesquita, Alan AndradePereira, Ana Clara AlvesAlves, Tereza Cristina Cardoso2023-11-30T18:12:01Z2023-11-30T18:12:01Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Ana Clara Alves; ALVES, Tereza Cristina Cardoso. Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços. Orientador: Alan Andrade Mesquita. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnólogo em Gestão Pública), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/586porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-23T10:07:45Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/586Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-23T10:07:45Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços |
title |
Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços |
spellingShingle |
Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços Pereira, Ana Clara Alves Gestão Organizacional Prestação de Serviço Serviço Público Capacitação Organizational management Provision of service Public service Training |
title_short |
Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços |
title_full |
Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços |
title_fullStr |
Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços |
title_full_unstemmed |
Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços |
title_sort |
Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços |
author |
Pereira, Ana Clara Alves |
author_facet |
Pereira, Ana Clara Alves Alves, Tereza Cristina Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Tereza Cristina Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Alan Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Clara Alves Alves, Tereza Cristina Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Organizacional Prestação de Serviço Serviço Público Capacitação Organizational management Provision of service Public service Training |
topic |
Gestão Organizacional Prestação de Serviço Serviço Público Capacitação Organizational management Provision of service Public service Training |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do Título de Tecnólogo em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-11-30T18:12:01Z 2023-11-30T18:12:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Ana Clara Alves; ALVES, Tereza Cristina Cardoso. Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços. Orientador: Alan Andrade Mesquita. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnólogo em Gestão Pública), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/586 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Ana Clara Alves; ALVES, Tereza Cristina Cardoso. Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços. Orientador: Alan Andrade Mesquita. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnólogo em Gestão Pública), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Vilhena Tecnologia em Gestão Pública (EaD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Vilhena Tecnologia em Gestão Pública (EaD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275585875148800 |