Análise das políticas públicas de educação inclusiva no estado de Rondônia: desafios e perspectivas para a gestão pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1081 |
Resumo: | Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública |
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Análise das políticas públicas de educação inclusiva no estado de Rondônia: desafios e perspectivas para a gestão públicaPolíticas públicasgestão públicaeducação inclusivaRondôniaPublic policiespublic administrationinclusive educationRondôniaArtigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão PúblicaA Educação Inclusiva representa um dos maiores desafios enfrentados pelas escolas na atualidade, abrangendo não apenas a pessoa com deficiência, mas também a família, a escola e a sociedade. Com ênfase nas políticas públicas voltadas para a educação inclusiva, este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas de educação inclusiva no Estado de Rondônia, destacando os desafios enfrentados pela gestão pública e perspectivas para sua efetivação. A intenção é identificar lacunas e oportunidades na implementação dessas políticas, visando contribuir para o aprimoramento da atuação do poder público nesse contexto. Para atingir esse propósito, foi realizada uma abordagem de cunho bibliográfico, a partir de artigos científicos, livros e documentos oficiais relacionados às políticas públicas de educação inclusiva no Estado de Rondônia. A pesquisa contribuiu para identificar implicações políticas e pedagógicas no processo inclusivo. Constatou-se que a constante busca pela inclusão bem-sucedida nas escolas exige a colaboração de todos os envolvidos, a promoção de novos métodos de ensino, a avaliação contínua e a comunicação eficaz entre a escola e as famílias. Dessa forma, a inclusão é entendida como um processo em constante evolução que demanda esforços conjuntos para garantir um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos os alunosInclusive education represents one of the greatest challenges faced by schools today, encompassing not only people with disabilities but also families, schools, and society. With an emphasis on public policies aimed at inclusive education, this study aims to analyze inclusive education public policies in the State of Rondônia, highlighting the challenges faced by public administration and perspectives for their effectiveness. The intention is to identify gaps and opportunities in the implementation of these policies, aiming to contribute to the improvement of the public sector's performance in this context. To achieve this purpose, a bibliographic approach was undertaken, based on scientific articles, books, and official documents related to inclusive education public policies in the State of Rondônia. The research helped identify political and pedagogical implications in the inclusive process. It was found that the constant pursuit of successful inclusion in schools requires the collaboration of all involved, the promotion of new teaching methods, continuous assessment, and effective communication between the school and families. Thus, inclusion is understood as a constantly evolving process that demands joint efforts to ensure an inclusive and welcoming school environment for all students.Revista FocoCampus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Pública (EaD)Santos, Lívia Maria da SilvaDalapicolla, Érica Serrano Costa2024-08-16T16:17:35Z2024-08-16T16:17:35Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDALAPICOLLA, Érica Serrano Costa. Análise das políticas públicas de educação inclusiva no estado de Rondônia: desafios e perspectivas para a gestão pública. Orientadora: Lívia Maria da Silva Santos . 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/108110.54751/revistafoco.v17n3-127porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-17T03:00:23Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1081Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-17T03:00:23Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
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