Literatura indígena como via decolonial filosófica contemporânea
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/839 |
Resumo: | O trabalho intitulado Literatura indígena como via decolonial filosófica contemporânea do tipo resumo expandido de autoria de Ricardo Valim, Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles e Leno Francisco Danner foi aprovado, apresentado e publicado nos anais do II Congresso Brasileiro on-line de Ensino, Pesquisa e Extensão - ensipex realizado no período de 23 a 26 de janeiro de 2023, com código isbn: 9786588884355. fortaleza/ce, 10 de maio de 2023. |
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Literatura indígena como via decolonial filosófica contemporâneaPoéticaCulturaResistênciaEpistemologiaPovos OrigináriosPoeticsCultureResistanceEpistemologyNative PeoplesO trabalho intitulado Literatura indígena como via decolonial filosófica contemporânea do tipo resumo expandido de autoria de Ricardo Valim, Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles e Leno Francisco Danner foi aprovado, apresentado e publicado nos anais do II Congresso Brasileiro on-line de Ensino, Pesquisa e Extensão - ensipex realizado no período de 23 a 26 de janeiro de 2023, com código isbn: 9786588884355. fortaleza/ce, 10 de maio de 2023.Notam-se nos escritos dos autores indígenas brasileiros a passagem da sabedoria ancestral, que é proveniente de tempos imemoriais, a qual comunica uma harmonia cósmica da criação em estreita conexão com a apropriação da língua oficial escrita. Essa transição da palavra falada para a palavra escrita repercute na possibilidade do compartilhamento de cosmovisões e transferência de valores para além de suas próprias fronteiras epistêmicas e poéticas naturais, favorecendo a difusão e fixação de saberes por intermédio da escrita. A transcrição destes ensinamentos para a linguagem ocidentalizada revela uma escrita marcada pela voz-práxis autoral que essencialmente é comprometida com a realidade numa perspectiva militante e com ativa voz política em defesa da cultura dos povos originários e da proteção da natureza. O fenômeno dessas vozes da ancestralidade tem despertado ressonâncias em vários campos do conhecimento, sobretudo na educação e filosofia, por ser justamente o fio condutor que remete a uma busca por sabedoria que difere do consagrado modelo metódico ocidental. Neste sentido, o objetivo foi analisar o papel da literatura indígena brasileira contemporânea como forma de identificar fatores que asseguram e legitimam a resistência às mudanças nocivas para os povos originários, bem como contribuir para a valorização e perpetuação de suas epistemologias. As obras analisadas são de autores indígenas brasileiros contemporâneos como: Álvaro Tukano (2014), Ailton Krenak (2018); Daniel Munduruku (2016); Davi Kopenawa (2015); Kaká Werá Jecupé (2017), além do estudo de textos produzidos por pesquisadores acadêmicos como: Julie Dorrico (2020); Leno Francisco Danner (2020) e Fernando Danner (2021). Concluiu-se que estes ensinamentos presentes na dialética da tradição oral dos povos indígenas encontram agora espaço fértil para seu fortalecimento, atualização e perpetuação de sua produção de conhecimento via uma poética que vai além das entrelinhas e que conduz para um engajamento social decolonizador visando transformações sociais em prol dos povos originários e sua subsistência.In the writings of Brazilian indigenous authors, the passage of ancestral wisdom, which comes from time immemorial, which communicates a cosmic harmony of creation in close connection with the appropriation of the official written language. This transition of the word spoken word to the written word has repercussions on the possibility of sharing worldviews and transfer of values beyond their own epistemic and poetic boundaries favoring the diffusion and fixation of knowledge through writing. The Transcript of these teachings to the Westernized language reveals a writing marked by the authorial voice-praxis that is essentially committed to reality from a militant and with an active political voice in defense of the culture of the native peoples and the protection of the nature. The phenomenon of these voices of ancestry has awakened resonances in various ways. fields of knowledge, especially in education and philosophy, because it is precisely the common thread which refers to a search for wisdom that differs from the established Western methodical model. In this sense, the objective was to analyze the role of contemporary Brazilian indigenous literature as a way to identify factors that ensure and legitimize resistance to change harmful to indigenous peoples, as well as contributing to the valorization and perpetuation of their epistemologies.The works analyzed are by contemporary Brazilian indigenous authors such as: Álvaro Tukano (2014), Ailton Krenak (2018); Daniel Munduruku (2016); David Kopenawa (2015); Kaká Werá Jecupé (2017), in addition to the study of texts produced by academic researchers such as: Julie Dorrico (2020); Leno Francisco Danner (2020) and Fernando Danner (2021). It was concluded that these teachings present in the dialectic of The oral tradition of indigenous peoples now finds fertile space for its strengthening, updating and perpetuating their production of knowledge through a poetics that goes beyond the between the lines and that leads to a decolonizing social engagement aimed at transformations for the benefit of indigenous peoples and their subsistence.Campus Porto Velho Calama2024-03-19T15:00:47Z2024-03-19T15:00:47Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVALIM, Ricardo; TELLES, Livia C. M. S. DANNER, Leno F. Literatura indígena como via decolonial filosófica contemporânea. In: anais do II Congresso Brasileiro on-line de Ensino, Pesquisa e Extensão - ensipex, Fortaleza-Ce 2023. 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