A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cleidy de Jesus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/957
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.
id IFRO-1_ccf24c6857de8fe33c7d148d921bfdb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/957
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modeloMarketing DigitalComportamento do consumidorMídias SociaisInstagramWhatsAppDigital MarketingConsumer BehaviorSocial MediaInstagramWhatsAppTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.O marketing digital, especialmente as divulgações realizadas nas mídias sociais, tem ganhado cada vez mais espaço para a concretização de vendas e fidelização de clientes. Com isso, neste trabalho será analisada a influência do marketing digital no comportamento do consumidor do Supermercado Modelo, localizado na cidade de Ouro Preto do Oeste - RO. Foi realizada pesquisa qualitativa, com entrevistas estruturadas a clientes do supermercado e analisadas as publicações do perfil (supermercadomodelo__) no Instagram. A pesquisa mostrou que o marketing digital influencia no processo de compra dos clientes do Supermercado Modelo, principalmente o Instagram, embora não haja uma periodicidade diária nas publicações. Quanto ao público predominante é o feminino, com faixa etária de 32 anos. Os resultados evidenciaram que é necessário que o Supermercado Modelo divulgue mais publicações diárias e diversificadas, com participação variada do elenco no Feed do Instagram e no “GRUPO VIP” do WhatsApp, contemplando assim todos os setores e públicos. Desta forma, o Supermercado fomentará suas mídias sociais e, consequentemente, poderá aumentar ainda mais suas vendas e captar mais clientes.Digital marketing, especially the disclosures made on social media, has gained more and more space for the realization of sales and customer loyalty. Thus, this work will analyze the influence of digital marketing on the consumer behavior of the Supermercado Modelo, located in the city of Ouro Preto do Oeste - RO. Qualitative research was conducted, with structured interviews with supermarket customers and the publications of the profile (supermercadomodelo__) on Instagram were analyzed. The research showed that digital marketing influences the buying process of Supermercado Modelo customers, especially Instagram, although there is no daily periodicity in the publications. As for the predominant audience, it is females with an age group of 32 years. The results showed that it is necessary for Supermercado Modelo to disseminate more daily and diversified publications, with varied participation of the cast in the Instagram Feed and in the "VIP GROUP" of WhatsApp, thus contemplating all sectors and audiences. In this way, the Supermarket will foster its social networks and consequently increase its sales and customers.Campus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Comercial (EaD)Chibiaqui, Eloiza Dal PozzoSilva, Cleidy de Jesus2024-07-31T22:03:31Z2024-07-31T22:03:31Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Cleidy de Jesus. A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo. Orientadora: Eloiza Dal Pozzo Chibiaqui. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/957porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T03:00:28Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/957Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-01T03:00:28Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo
title A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo
spellingShingle A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo
Silva, Cleidy de Jesus
Marketing Digital
Comportamento do consumidor
Mídias Sociais
Instagram
WhatsApp
Digital Marketing
Consumer Behavior
Social Media
Instagram
WhatsApp
title_short A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo
title_full A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo
title_fullStr A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo
title_full_unstemmed A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo
title_sort A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo
author Silva, Cleidy de Jesus
author_facet Silva, Cleidy de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chibiaqui, Eloiza Dal Pozzo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cleidy de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Digital
Comportamento do consumidor
Mídias Sociais
Instagram
WhatsApp
Digital Marketing
Consumer Behavior
Social Media
Instagram
WhatsApp
topic Marketing Digital
Comportamento do consumidor
Mídias Sociais
Instagram
WhatsApp
Digital Marketing
Consumer Behavior
Social Media
Instagram
WhatsApp
description Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-07-31T22:03:31Z
2024-07-31T22:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Cleidy de Jesus. A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo. Orientadora: Eloiza Dal Pozzo Chibiaqui. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/957
identifier_str_mv SILVA, Cleidy de Jesus. A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo. Orientadora: Eloiza Dal Pozzo Chibiaqui. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275580664774656