A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/957 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial. |
id |
IFRO-1_ccf24c6857de8fe33c7d148d921bfdb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/957 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modeloMarketing DigitalComportamento do consumidorMídias SociaisInstagramWhatsAppDigital MarketingConsumer BehaviorSocial MediaInstagramWhatsAppTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.O marketing digital, especialmente as divulgações realizadas nas mídias sociais, tem ganhado cada vez mais espaço para a concretização de vendas e fidelização de clientes. Com isso, neste trabalho será analisada a influência do marketing digital no comportamento do consumidor do Supermercado Modelo, localizado na cidade de Ouro Preto do Oeste - RO. Foi realizada pesquisa qualitativa, com entrevistas estruturadas a clientes do supermercado e analisadas as publicações do perfil (supermercadomodelo__) no Instagram. A pesquisa mostrou que o marketing digital influencia no processo de compra dos clientes do Supermercado Modelo, principalmente o Instagram, embora não haja uma periodicidade diária nas publicações. Quanto ao público predominante é o feminino, com faixa etária de 32 anos. Os resultados evidenciaram que é necessário que o Supermercado Modelo divulgue mais publicações diárias e diversificadas, com participação variada do elenco no Feed do Instagram e no “GRUPO VIP” do WhatsApp, contemplando assim todos os setores e públicos. Desta forma, o Supermercado fomentará suas mídias sociais e, consequentemente, poderá aumentar ainda mais suas vendas e captar mais clientes.Digital marketing, especially the disclosures made on social media, has gained more and more space for the realization of sales and customer loyalty. Thus, this work will analyze the influence of digital marketing on the consumer behavior of the Supermercado Modelo, located in the city of Ouro Preto do Oeste - RO. Qualitative research was conducted, with structured interviews with supermarket customers and the publications of the profile (supermercadomodelo__) on Instagram were analyzed. The research showed that digital marketing influences the buying process of Supermercado Modelo customers, especially Instagram, although there is no daily periodicity in the publications. As for the predominant audience, it is females with an age group of 32 years. The results showed that it is necessary for Supermercado Modelo to disseminate more daily and diversified publications, with varied participation of the cast in the Instagram Feed and in the "VIP GROUP" of WhatsApp, thus contemplating all sectors and audiences. In this way, the Supermarket will foster its social networks and consequently increase its sales and customers.Campus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Comercial (EaD)Chibiaqui, Eloiza Dal PozzoSilva, Cleidy de Jesus2024-07-31T22:03:31Z2024-07-31T22:03:31Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Cleidy de Jesus. A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo. Orientadora: Eloiza Dal Pozzo Chibiaqui. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/957porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T03:00:28Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/957Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-01T03:00:28Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo |
title |
A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo |
spellingShingle |
A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo Silva, Cleidy de Jesus Marketing Digital Comportamento do consumidor Mídias Sociais Digital Marketing Consumer Behavior Social Media |
title_short |
A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo |
title_full |
A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo |
title_fullStr |
A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo |
title_full_unstemmed |
A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo |
title_sort |
A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo |
author |
Silva, Cleidy de Jesus |
author_facet |
Silva, Cleidy de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chibiaqui, Eloiza Dal Pozzo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cleidy de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Digital Comportamento do consumidor Mídias Sociais Digital Marketing Consumer Behavior Social Media |
topic |
Marketing Digital Comportamento do consumidor Mídias Sociais Digital Marketing Consumer Behavior Social Media |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-07-31T22:03:31Z 2024-07-31T22:03:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Cleidy de Jesus. A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo. Orientadora: Eloiza Dal Pozzo Chibiaqui. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/957 |
identifier_str_mv |
SILVA, Cleidy de Jesus. A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo. Orientadora: Eloiza Dal Pozzo Chibiaqui. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Porto Velho Zona Norte Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Porto Velho Zona Norte Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275580664774656 |