O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1176 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Tecnologia em Gestão Comercial. |
id |
IFRO-1_e1d5224f007a5a87cc04459662043c3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1176 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafiosTecnologia da InformaçãoGestão ComercialMicroempresasTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Tecnologia em Gestão Comercial.As micro e pequenas empresas desempenham um papel importante na economia, responsáveis por uma parcela significativa dos empregos no país. No entanto, enfrentam desafios consideráveis de gestão devido à crescente globalização do comércio. É essencial que estejam atentas às mudanças do mercado e sejam capazes de gerir informações de forma rápida e eficiente. A adoção de recursos de tecnologia da informação e o conhecimento dos sistemas de informações gerenciais tornaram-se imprescindíveis para que essas empresas possam competir de forma eficaz em um cenário globalizado. Uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa foi promovida com o objetivo de avaliar como as pequenas e médias empresas (PMEs) estão utilizando a TI para o planejamento estratégico e tomada de decisões. Os resultados revelaram que embora os gestores reconheçam a importância do conhecimento e da utilização de recursos tecnológicos, há um investimento limitado nessa área. Muitas vezes, os recursos são direcionados apenas para atividades rotineiras, o que representa um avanço, porém é fundamental que haja um maior entendimento sobre a gestão das informações geradas por esses recursos, a fim de transformá-los em verdadeiros aliados estratégicos no processo de tomada de decisão e no gerenciamento de informaçõesMicro and small companies play an important role in the economy, responsible for a significant portion of jobs in the country. However, they face considerable management challenges due to the increasing globalization of trade. It is essential that they are aware of market changes and are able to manage information quickly and efficiently. The adoption of information technology resources and knowledge of management information systems have become essential for these companies to compete effectively in a globalized scenario. A bibliographical research with a qualitative approach was carried out with the aim of evaluating how small and medium-sized companies are using IT for strategic planning and decision making. The results revealed that although managers recognize the importance of knowledge and the use of technological resources, there is limited investment in this area. Often, resources are only directed to routine activities, which represents progress, but it is essential that there is a greater understanding of the management of the information generated by these resources, in order to transform them into true strategic allies in the decision-making process. decision making and information management.Campus CacoalTecnologia em Gestão Comercial (EaD)Silva, JosianeSilva, Tancyvania Oliveira2024-08-26T12:26:28Z2024-08-26T12:26:28Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Tancyvania Oliveira. O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios. Orientadora: Josiane Silva. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Tecnologia em Gestão Comercial), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2024. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1176porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T03:00:27Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1176Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-27T03:00:27Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios |
title |
O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios |
spellingShingle |
O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios Silva, Tancyvania Oliveira Tecnologia da Informação Gestão Comercial Microempresas |
title_short |
O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios |
title_full |
O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios |
title_fullStr |
O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios |
title_full_unstemmed |
O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios |
title_sort |
O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios |
author |
Silva, Tancyvania Oliveira |
author_facet |
Silva, Tancyvania Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Josiane |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tancyvania Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da Informação Gestão Comercial Microempresas |
topic |
Tecnologia da Informação Gestão Comercial Microempresas |
description |
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Tecnologia em Gestão Comercial. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-26T12:26:28Z 2024-08-26T12:26:28Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Tancyvania Oliveira. O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios. Orientadora: Josiane Silva. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Tecnologia em Gestão Comercial), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2024. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1176 |
identifier_str_mv |
SILVA, Tancyvania Oliveira. O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios. Orientadora: Josiane Silva. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Tecnologia em Gestão Comercial), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2024. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275579625635840 |