Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Legramante, Ana Claudia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/760
Resumo: Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas
id IFRO-1_e2ee8880cff78aa2873072182ad7bb59
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/760
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de CiênciasEnsino e aprendizagemTecnologia da informaçãoRecursos digitais - educaçãoTeaching and learningInformation technologyDigital resources - educationArtigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências BiológicasO presente estudo tem como principal objetivo investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs, facilitam a aprendizagem de conteúdos de ciências. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas no município de Cerejeiras-RO, e contou com a participação de professores que contribuíram com esta pesquisa respondendo como são utilizadas as tecnologias digitais nas aulas de ciências no ensino fundamental II e as respectivas contribuições a aprendizagem dos alunos, considerando as dificuldades de ordem estrutural que permeiam o ambiente escolar no que se refere ao precário aparelhamento tecnológico das escolas. Os resultados reforçaram a ideia de que o uso pedagógico das TICs na educação escolar sempre produz aprendizagens qualitativas, sendo, portanto, imperioso a implementação de políticas públicas eficientes destinadas a equipar as escolas de recursos tecnológicos suficientes e atualizados que atendam as demandas da sociedade atual. Os depoimentos do grupo pesquisado revelam o desapontamento diante da falta de cuidados do poder público com a educação, especificamente com a dicotomia utilização das TICs e aprendizagem qualitativa. Ensinar ciências apoiado na tecnologia digital, terá como resultados não apenas a aprendizagem de conteúdos, mas, possibilita conectar-se com o mundo do conhecimento, estabelecendo links com outras disciplinas. Ensina-se também a curiosidade em aprender como esta tecnologia funciona, e isto vai muito além do programado. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula, a tecnologia apesar de desassistida, é bem-vista pelos alunos no ensino ciências.The main objective of this study is to investigate how Information and Communication Technologies - ICTs - facilitate the learning of science content. The work was developed in two public schools in the city of Cerejeiras-RO, and included the participation of teachers who contributed to this research by answering how digital technologies are used in science classes in elementary school II and their respective contributions to student learning. , considering the structural difficulties that permeate the school environment with regard to the precarious technological equipment of schools. The results reinforced the idea that the pedagogical use of ICTs in school education always produces qualitative learning, and it is therefore imperative to implement efficient public policies designed to equip schools with sufficient and updated technological resources that meet the demands of today's society. The testimonies of the researched group reveal disappointment with the lack of care from public authorities with education, specifically with the dichotomy of using ICTs and qualitative learning. Teaching science supported by digital technology will result in not only learning content, but also making it possible to connect with the world of knowledge, establishing links with other disciplines. Curiosity in learning how this technology works is also taught, and this goes far beyond what is programmed. With the collection of information throughout the research and analysis of the information, it was possible to conclude that despite the difficulties faced by teachers in the classroom, technology, despite being unassisted, is well regarded by students in science teaching.Campus Colorado do OesteLicenciatura em Ciências BiológicasAlmeida, José Elias deLegramante, Ana Claudia2024-02-20T17:03:29Z2024-02-20T17:03:29Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEGRAMANTE, Ana Claudia. Tecnologias Da Informação E Comunicação -TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências. Orientador: José Elias de Almeida. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/760porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-18T17:44:53Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/760Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-04-18T17:44:53Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências
title Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências
spellingShingle Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências
Legramante, Ana Claudia
Ensino e aprendizagem
Tecnologia da informação
Recursos digitais - educação
Teaching and learning
Information technology
Digital resources - education
title_short Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências
title_full Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências
title_fullStr Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências
title_full_unstemmed Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências
title_sort Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências
author Legramante, Ana Claudia
author_facet Legramante, Ana Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Elias de
dc.contributor.author.fl_str_mv Legramante, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Tecnologia da informação
Recursos digitais - educação
Teaching and learning
Information technology
Digital resources - education
topic Ensino e aprendizagem
Tecnologia da informação
Recursos digitais - educação
Teaching and learning
Information technology
Digital resources - education
description Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-20T17:03:29Z
2024-02-20T17:03:29Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEGRAMANTE, Ana Claudia. Tecnologias Da Informação E Comunicação -TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências. Orientador: José Elias de Almeida. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/760
identifier_str_mv LEGRAMANTE, Ana Claudia. Tecnologias Da Informação E Comunicação -TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências. Orientador: José Elias de Almeida. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Colorado do Oeste
Licenciatura em Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Campus Colorado do Oeste
Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120969795403776