Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Eduardo Santos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/344
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Vilhena como requisito para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.
id IFRO-1_ea8e35b04d49b65feb08d33a420ce76b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/344
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus VilhenaArquitetura EducacionalAutonomia EstudantilEspaço MakeTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Vilhena como requisito para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.O ensino teórico alinhado à prática é um ideal almejado por muitos formadores em diversos períodos históricos, na busca por instruir profissionais que atendam às demandas sociais e técnico-científicas. Entretanto, este processo continua sendo um desafio contemporâneo pouco alcançado. Mediante a escassez de ambientes que efetivem a formação do ensino prático estudantil, o presente estudo aborda os espaços de criação e experimentação como área produtora da autonomia e protagonismo dos estudantes. Assim, são analisadas estratégias educacionais e estruturas arquitetônicas usualmente empregadas no processo de ensino e aprendizagem, a relação das questões ambientais com a qualidade da aquisição e produção de conhecimento, bem como, as características locais existentes e perfil almejado para os acadêmicos do ensino técnico e superior no IFRO - Campus Vilhena/RO. Através destes elementos foi concebida uma proposta arquitetônica de um espaço estudantil, visando subsidiar experiências e vivências dos alunos na instituição, por meio de uma edificação organizada em três pavimentos, em que pode ser observada a inclusão, principalmente através do acesso universal. Outros recursos são: as conexões entre as edificações existentes, o uso de estratégias de conforto passivo, e as soluções estruturais modulares. Este novo bloco possibilita configurações de ambientes e layouts flexíveis e colaborativos, sendo a mutabilidade do espaço e a disponibilidade de ferramentas, os principais instrumentos desta proposta, estimulando o processo de experimentação, bem como acompanhar necessidades futuras.Campus VilhenaBacharelado em Arquitetura e UrbanismoMiranda, Ariane ZambonSousa, Eduardo Santos de2023-05-29T21:42:19Z2023-05-29T21:42:19Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Eduardo Santos de. Bloco do estudante : protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena. Orientador: Ariane Zambon Miranda. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/344porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T09:30:45Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/344Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T09:30:45Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena
title Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena
spellingShingle Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena
Sousa, Eduardo Santos de
Arquitetura Educacional
Autonomia Estudantil
Espaço Make
title_short Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena
title_full Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena
title_fullStr Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena
title_full_unstemmed Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena
title_sort Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena
author Sousa, Eduardo Santos de
author_facet Sousa, Eduardo Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Ariane Zambon
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Eduardo Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura Educacional
Autonomia Estudantil
Espaço Make
topic Arquitetura Educacional
Autonomia Estudantil
Espaço Make
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Vilhena como requisito para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-29T21:42:19Z
2023-05-29T21:42:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Eduardo Santos de. Bloco do estudante : protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena. Orientador: Ariane Zambon Miranda. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/344
identifier_str_mv SOUSA, Eduardo Santos de. Bloco do estudante : protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena. Orientador: Ariane Zambon Miranda. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275582400167936