Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Larissa Bernardo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/753
Resumo: Artigo Científico apresentado ao curso Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Bióloga.
id IFRO-1_f8683b739941eae6640554c10de2ee89
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/753
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escolaEnsino fundamentalAprendizagem escolarEscola - famíliaElementary SchoolSchool learningArtigo Científico apresentado ao curso Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Bióloga.O presente artigo tem por objetivo compreender a relação entre duas importantes instituições, sendo elas, família e escola, e suas relevâncias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem utilizada para essa pesquisa é de natureza Quali-quantitativa. A pesquisa ocorreu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro, situado na cidade de Colorado do Oeste - Rondônia. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, o questionário criado e aplicado através da ferramenta Google Forms, tendo como público alvo alunos do 9º ano do ensino fundamental, nos pais desses alunos e na equipe pedagógica da escola em questão. Para a escolha dos diferentes participantes foi considerada a necessidade em ouvir os distintos públicos a respeito desse tema, considerando as perspectivas dos principais sujeitos envolvidos no ambiente educacional. Com base nesta pesquisa, é relevante destacar que tanto a família como a escola precisam estar cientes de que o envolvimento dos pais terá efeitos positivos no envolvimento escolar dos alunos, bem como no seu desempenho escolar. Contudo, as medidas requeridas para essa aproximação demandam tempo e são de resposta gradual.This article aims to understand the relationship between two important institutions, namely family and school, and their relevance in the teaching and learning process of adolescents. The approach used for this research is qualitative-quantitative in nature. The research took place at the Paulo de Assis Ribeiro State Elementary and Secondary School, located in the city of Colorado do Oeste - Rondônia. The questionnaire created and applied using the Google Forms tool was used as a data collection instrument, targeting students in the 9th year of elementary school, the parents of these students and the pedagogical team of the school in question. When choosing the different participants, the need to listen to different audiences regarding this topic was considered, considering the perspectives of the main actors involved in the educational environment. Based on this research, it is important to highlight that both families and schools need to be aware that parental involvement will have positive effects on students' academic involvement, as well as their academic performance. However, the measures required for this approach take time and require a gradual response.Campus Colorado do OesteLicenciatura em Ciências BiológicasAristiano, Jefferson VargasMatos, Larissa Bernardo2024-02-19T15:48:07Z2024-02-19T15:48:07Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATOS, Larissa Bernardo. Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola. Orientador: Jefferson Aristiano Vargas. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/753porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T03:00:16Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/753Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-04-19T03:00:16Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola
title Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola
spellingShingle Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola
Matos, Larissa Bernardo
Ensino fundamental
Aprendizagem escolar
Escola - família
Elementary School
School learning
title_short Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola
title_full Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola
title_fullStr Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola
title_full_unstemmed Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola
title_sort Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola
author Matos, Larissa Bernardo
author_facet Matos, Larissa Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aristiano, Jefferson Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Larissa Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Aprendizagem escolar
Escola - família
Elementary School
School learning
topic Ensino fundamental
Aprendizagem escolar
Escola - família
Elementary School
School learning
description Artigo Científico apresentado ao curso Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Bióloga.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-19T15:48:07Z
2024-02-19T15:48:07Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Larissa Bernardo. Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola. Orientador: Jefferson Aristiano Vargas. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/753
identifier_str_mv MATOS, Larissa Bernardo. Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola. Orientador: Jefferson Aristiano Vargas. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Colorado do Oeste
Licenciatura em Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Campus Colorado do Oeste
Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275583317671936