Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Herica Lopes dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Valdicleide Afonso Ramos da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1111
Resumo: Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
id IFRO-1_f945d0b582adcb367336e43ef223d509
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1111
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemiaGestão DemocráticaAmbiente EscolarConflitos escolaresDemocratic ManagementSchool environmentSchool conflictsArtigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.Este artigo trás uma abordagem sobre o tema os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia, que refletem a realidade de muitas escolas no fim do isolamento social, com após 2 anos apenas com atividades remotas, a volta à escola gerou muitos conflitos entre alunos e também com professore. Objetivo é mostrar como a gestão democrática tem papel fundamental na resolução de conflitos no ambiente escolar. os métodos utilizados para pesquisa foram com base em artigos, monografias coletadas no Google acadêmico. Quando todos os componentes do corpo escolar são ouvidos e expõem suas ideias e sugestões nota-se o resultado na resolução do conflito. Conclui-se que quando a gestão democrática é acionada e todos prezam pelo bem maior que é um ambiente escolar tranquilo, e calmo para os alunos aprenderem e desenvolverem suas atividades, o resultado será sempre mais positivo.This article brings an approach on the theme `the impacts of democratic management on conflict resolution in the school environment in the post- pandemic scenario, which reflect the reality of many schools at the end of social isolation, with after 2 years with only remote activities, the return the school generated many conflicts between students and also with teachers. The objective is to show how democratic management plays a fundamental role in resolving conflicts in the school environment. The methods used for research were based on articles, monographs collected in academic Google. When all components of the school body are heard and expose their ideas and suggestions, the result is seen in the resolution of the conflict. It is concluded that when democratic management is activated and everyone values the greater good, which is a peaceful and calm school environment for students to learn and develop their activities, the result will always be more positiveRevista ftCampus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Pública (EaD)Nobre, Chimene KuhnSantos, Herica Lopes dosSilva, Valdicleide Afonso Ramos da2024-08-20T17:14:24Z2024-08-20T17:14:24Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Herica Lopes dos; SILVA, Valdicleide Afonso Ramos da. Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia. Orientadora: Chimene Kuhn Nobre. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/111110.5281/zenodo.7606033porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T18:23:10Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1111Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T18:23:10Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia
title Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia
spellingShingle Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia
Santos, Herica Lopes dos
Gestão Democrática
Ambiente Escolar
Conflitos escolares
Democratic Management
School environment
School conflicts
title_short Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia
title_full Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia
title_fullStr Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia
title_full_unstemmed Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia
title_sort Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia
author Santos, Herica Lopes dos
author_facet Santos, Herica Lopes dos
Silva, Valdicleide Afonso Ramos da
author_role author
author2 Silva, Valdicleide Afonso Ramos da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Chimene Kuhn
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Herica Lopes dos
Silva, Valdicleide Afonso Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática
Ambiente Escolar
Conflitos escolares
Democratic Management
School environment
School conflicts
topic Gestão Democrática
Ambiente Escolar
Conflitos escolares
Democratic Management
School environment
School conflicts
description Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-08-20T17:14:24Z
2024-08-20T17:14:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Herica Lopes dos; SILVA, Valdicleide Afonso Ramos da. Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia. Orientadora: Chimene Kuhn Nobre. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1111
10.5281/zenodo.7606033
identifier_str_mv SANTOS, Herica Lopes dos; SILVA, Valdicleide Afonso Ramos da. Os impactos da gestão democrática na resolução de conflitos no ambiente escolar no cenário pós pandemia. Orientadora: Chimene Kuhn Nobre. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
10.5281/zenodo.7606033
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista ft
Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Revista ft
Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585868857344