Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2701 |
Resumo: | Resumo: Os avanços nas tecnologias digitais modificam constantemente a sociedade e as relações culturais. A escola, inserida nessa realidade, precisa modificar suas práticas educacionais para acompanhar as novas necessidades e formas de ensinar e aprender. Com a inserção das tecnologias digitais em sala de aula, são modificadas as relações entre professor, alunos e objetos de conhecimento, podendo potencializar a aprendizagem. O presente estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica a partir da seleção de três artigos científicos publicados em periódicos e inseridos na área de tecnologias digitais e educação. Utilizando a Análise Textual Discursiva, emergiram duas principais categorias para pensar o processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais: modificações nas relações coletivas e modificações na estrutura interna. Estas categorias abordam os tópicos: cooperação, ressignificação da realidade, autonomia e motivação. As tecnologias digitais, portanto, podem contribuir positivamente nos processos de ensino e aprendizagem, promovendo a cooperação entre os envolvidos, o entusiasmo e a atenção dos alunos e sua participação ativa na resolução de tarefas. Para isso, é necessário que o professor utilize as tecnologias digitais a favor do processo de aprendizagem, com criticidade e criatividade.Palavras-chave: Tecnologias digitais. Aprendizagem. Educação. MODIFICATIONS IN THE LEARNING PROCESS WITH THE INSERTION OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN EDUCATION Abstract: Advances in digital technologies constantly change the society and cultural relations. The school, inserted in this reality, needs to modify its educational practices to keep up with the new needs and ways of teaching and learning. With the insertion of digital technologies into the classroom, the relations between teachers, students and knowledge objects are modified, and this can enhance learning. This study is a bibliographical revision from the selection of three scientific articles published in periodicals and inserted in the area of digital technologies and education. Using the Discursive Textual Analysis, two main categories emerged to think about the learning process with the insertion of digital technologies: modifications in the collective relations and modifications in the internal structure. These categories address the topics: cooperation, resignificance of reality, autonomy and motivation. Therefore, digital technologies can contribute positively to the teaching and learning processes, promoting cooperation between those involved, the enthusiasm and attention of the students and their active participation in the task resolution. For this, it is necessary that the teacher uses the digital technologies in favor of the learning process, with criticality and creativity.Keywords: Digital technologies. Learning. Education. |
id |
IFRS-1_05eb788b31492afbf7600e753b0eaf18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2701 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educaçãoResumo: Os avanços nas tecnologias digitais modificam constantemente a sociedade e as relações culturais. A escola, inserida nessa realidade, precisa modificar suas práticas educacionais para acompanhar as novas necessidades e formas de ensinar e aprender. Com a inserção das tecnologias digitais em sala de aula, são modificadas as relações entre professor, alunos e objetos de conhecimento, podendo potencializar a aprendizagem. O presente estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica a partir da seleção de três artigos científicos publicados em periódicos e inseridos na área de tecnologias digitais e educação. Utilizando a Análise Textual Discursiva, emergiram duas principais categorias para pensar o processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais: modificações nas relações coletivas e modificações na estrutura interna. Estas categorias abordam os tópicos: cooperação, ressignificação da realidade, autonomia e motivação. As tecnologias digitais, portanto, podem contribuir positivamente nos processos de ensino e aprendizagem, promovendo a cooperação entre os envolvidos, o entusiasmo e a atenção dos alunos e sua participação ativa na resolução de tarefas. Para isso, é necessário que o professor utilize as tecnologias digitais a favor do processo de aprendizagem, com criticidade e criatividade.Palavras-chave: Tecnologias digitais. Aprendizagem. Educação. MODIFICATIONS IN THE LEARNING PROCESS WITH THE INSERTION OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN EDUCATION Abstract: Advances in digital technologies constantly change the society and cultural relations. The school, inserted in this reality, needs to modify its educational practices to keep up with the new needs and ways of teaching and learning. With the insertion of digital technologies into the classroom, the relations between teachers, students and knowledge objects are modified, and this can enhance learning. This study is a bibliographical revision from the selection of three scientific articles published in periodicals and inserted in the area of digital technologies and education. Using the Discursive Textual Analysis, two main categories emerged to think about the learning process with the insertion of digital technologies: modifications in the collective relations and modifications in the internal structure. These categories address the topics: cooperation, resignificance of reality, autonomy and motivation. Therefore, digital technologies can contribute positively to the teaching and learning processes, promoting cooperation between those involved, the enthusiasm and attention of the students and their active participation in the task resolution. For this, it is necessary that the teacher uses the digital technologies in favor of the learning process, with criticality and creativity.Keywords: Digital technologies. Learning. Education.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/270110.35819/tear.v7.n1.a2701#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA2238-807910.35819/tear.v7.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2701/2035Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBelusso, RonielePeruchin, Débora2019-08-25T00:34:05Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2701Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:05Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação |
title |
Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação |
spellingShingle |
Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação Belusso, Roniele |
title_short |
Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação |
title_full |
Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação |
title_fullStr |
Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação |
title_full_unstemmed |
Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação |
title_sort |
Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação |
author |
Belusso, Roniele |
author_facet |
Belusso, Roniele Peruchin, Débora |
author_role |
author |
author2 |
Peruchin, Débora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belusso, Roniele Peruchin, Débora |
description |
Resumo: Os avanços nas tecnologias digitais modificam constantemente a sociedade e as relações culturais. A escola, inserida nessa realidade, precisa modificar suas práticas educacionais para acompanhar as novas necessidades e formas de ensinar e aprender. Com a inserção das tecnologias digitais em sala de aula, são modificadas as relações entre professor, alunos e objetos de conhecimento, podendo potencializar a aprendizagem. O presente estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica a partir da seleção de três artigos científicos publicados em periódicos e inseridos na área de tecnologias digitais e educação. Utilizando a Análise Textual Discursiva, emergiram duas principais categorias para pensar o processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais: modificações nas relações coletivas e modificações na estrutura interna. Estas categorias abordam os tópicos: cooperação, ressignificação da realidade, autonomia e motivação. As tecnologias digitais, portanto, podem contribuir positivamente nos processos de ensino e aprendizagem, promovendo a cooperação entre os envolvidos, o entusiasmo e a atenção dos alunos e sua participação ativa na resolução de tarefas. Para isso, é necessário que o professor utilize as tecnologias digitais a favor do processo de aprendizagem, com criticidade e criatividade.Palavras-chave: Tecnologias digitais. Aprendizagem. Educação. MODIFICATIONS IN THE LEARNING PROCESS WITH THE INSERTION OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN EDUCATION Abstract: Advances in digital technologies constantly change the society and cultural relations. The school, inserted in this reality, needs to modify its educational practices to keep up with the new needs and ways of teaching and learning. With the insertion of digital technologies into the classroom, the relations between teachers, students and knowledge objects are modified, and this can enhance learning. This study is a bibliographical revision from the selection of three scientific articles published in periodicals and inserted in the area of digital technologies and education. Using the Discursive Textual Analysis, two main categories emerged to think about the learning process with the insertion of digital technologies: modifications in the collective relations and modifications in the internal structure. These categories address the topics: cooperation, resignificance of reality, autonomy and motivation. Therefore, digital technologies can contribute positively to the teaching and learning processes, promoting cooperation between those involved, the enthusiasm and attention of the students and their active participation in the task resolution. For this, it is necessary that the teacher uses the digital technologies in favor of the learning process, with criticality and creativity.Keywords: Digital technologies. Learning. Education. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2701 10.35819/tear.v7.n1.a2701 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2701 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v7.n1.a2701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2701/2035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 2238-8079 10.35819/tear.v7.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574575251456 |