Educação de jovens e adultos no olhar de professores de Cabo Verde, África

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boer, Noemi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lopes, Patrícia Paim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1901
Resumo: Resumo: Relata-se, neste artigo, uma pesquisa realizada com professores cabo-verdianos que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Teve-se por objetivo analisar saberes e fazeres desses professores, bem como identificar, a partir de suas concepções, interesses e dificuldades de aprendizagem de seus alunos. A pesquisa foi realizada na ilha de São Vicente, Cabo Verde, África, no mês de fevereiro de 2014, em uma escola pública que cede espaço para o funcionamento do Circo de Cultura, destinado aos alunos da EJA.  Os participantes foram onze professores de ambos os sexos e que trabalham com diferentes disciplinas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas em áudio e transcritas para análise de conteúdo. Metodologicamente, foram utilizadas leituras sobre a cultura daquele país, desenvolvimento escolar e políticas públicas voltadas à educação geral e específica da EJA. O estudo mostra que a educação cabo-verdiana passou por avanço significativo, principalmente após a independência do país, em 1975. Constatou-se também que o Ministério de Educação promove momentos de formação e que alguns participantes estão cursando pós-graduação procurando, com isso, dar maior significado ao ensino e à aprendizagem dos alunos. Por fim, é perceptível o engajamento dos professores em estimular os alunos à conclusão de seus estudos, sendo que todos os participantes relataram ter amor pela EJA e responsabilidade em sua prática docente. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos.  Cabo Verde. Formação de professores. YOUTH AND ADULTS EDUCATION UNDER THE PERSPECTIVE OF TEACHERS FROM CAPE VERDE, AFRICA Abstract: This paper presents a research developed with Cape Verdean teachers who work in the Youth and Adults Education (EJA). It aimed to analyze the teachers’ knowledge and practices, and identify the students’ motivations and learning difficulties based on the teachers’ beliefs. The research took place on São Vicente island, which is located in Cape Verde, Africa, in February 2014. A public school where the Culture Circus happens, an activity aimed to EJA students, was investigated. Among the participants were eleven teachers, including male and female genders, who work with different subjects. Data collection was conducted through interviews which were recorded in audio and transcribed for further content analysis. The methodology used to develop the research was based on readings about the culture of that country, school development and public policies designed for general and specific EJA education. The study shows that the education in Cape Verde has improved significantly, mainly after the country's independence in 1975. It was also observed that the Ministry of Education has promoted education practices, and that some of the participants involved in such practices are already taking post-graduation degrees in order to make both the teaching and learning processes more meaningful. Finally, the teachers’ attempts to motivate the students to finish their studies are noticeable in the sense that all the participants interviewed mentioned their love for EJA and responsibility for their teaching practice. Keywords: Youth and adults education. Cape Verde. Teacher education. 
id IFRS-1_09e2a1bc8fe5ba01f721621511567d04
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1901
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação de jovens e adultos no olhar de professores de Cabo Verde, ÁfricaResumo: Relata-se, neste artigo, uma pesquisa realizada com professores cabo-verdianos que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Teve-se por objetivo analisar saberes e fazeres desses professores, bem como identificar, a partir de suas concepções, interesses e dificuldades de aprendizagem de seus alunos. A pesquisa foi realizada na ilha de São Vicente, Cabo Verde, África, no mês de fevereiro de 2014, em uma escola pública que cede espaço para o funcionamento do Circo de Cultura, destinado aos alunos da EJA.  Os participantes foram onze professores de ambos os sexos e que trabalham com diferentes disciplinas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas em áudio e transcritas para análise de conteúdo. Metodologicamente, foram utilizadas leituras sobre a cultura daquele país, desenvolvimento escolar e políticas públicas voltadas à educação geral e específica da EJA. O estudo mostra que a educação cabo-verdiana passou por avanço significativo, principalmente após a independência do país, em 1975. Constatou-se também que o Ministério de Educação promove momentos de formação e que alguns participantes estão cursando pós-graduação procurando, com isso, dar maior significado ao ensino e à aprendizagem dos alunos. Por fim, é perceptível o engajamento dos professores em estimular os alunos à conclusão de seus estudos, sendo que todos os participantes relataram ter amor pela EJA e responsabilidade em sua prática docente. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos.  Cabo Verde. Formação de professores. YOUTH AND ADULTS EDUCATION UNDER THE PERSPECTIVE OF TEACHERS FROM CAPE VERDE, AFRICA Abstract: This paper presents a research developed with Cape Verdean teachers who work in the Youth and Adults Education (EJA). It aimed to analyze the teachers’ knowledge and practices, and identify the students’ motivations and learning difficulties based on the teachers’ beliefs. The research took place on São Vicente island, which is located in Cape Verde, Africa, in February 2014. A public school where the Culture Circus happens, an activity aimed to EJA students, was investigated. Among the participants were eleven teachers, including male and female genders, who work with different subjects. Data collection was conducted through interviews which were recorded in audio and transcribed for further content analysis. The methodology used to develop the research was based on readings about the culture of that country, school development and public policies designed for general and specific EJA education. The study shows that the education in Cape Verde has improved significantly, mainly after the country's independence in 1975. It was also observed that the Ministry of Education has promoted education practices, and that some of the participants involved in such practices are already taking post-graduation degrees in order to make both the teaching and learning processes more meaningful. Finally, the teachers’ attempts to motivate the students to finish their studies are noticeable in the sense that all the participants interviewed mentioned their love for EJA and responsibility for their teaching practice. Keywords: Youth and adults education. Cape Verde. Teacher education. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/190110.35819/tear.v4.n1.a1901#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 1 (2015): EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS2238-807910.35819/tear.v4.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1901/1467Boer, NoemiLopes, Patrícia Paiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:07Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1901Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:07Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos no olhar de professores de Cabo Verde, África
title Educação de jovens e adultos no olhar de professores de Cabo Verde, África
spellingShingle Educação de jovens e adultos no olhar de professores de Cabo Verde, África
Boer, Noemi
title_short Educação de jovens e adultos no olhar de professores de Cabo Verde, África
title_full Educação de jovens e adultos no olhar de professores de Cabo Verde, África
title_fullStr Educação de jovens e adultos no olhar de professores de Cabo Verde, África
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos no olhar de professores de Cabo Verde, África
title_sort Educação de jovens e adultos no olhar de professores de Cabo Verde, África
author Boer, Noemi
author_facet Boer, Noemi
Lopes, Patrícia Paim
author_role author
author2 Lopes, Patrícia Paim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boer, Noemi
Lopes, Patrícia Paim
description Resumo: Relata-se, neste artigo, uma pesquisa realizada com professores cabo-verdianos que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Teve-se por objetivo analisar saberes e fazeres desses professores, bem como identificar, a partir de suas concepções, interesses e dificuldades de aprendizagem de seus alunos. A pesquisa foi realizada na ilha de São Vicente, Cabo Verde, África, no mês de fevereiro de 2014, em uma escola pública que cede espaço para o funcionamento do Circo de Cultura, destinado aos alunos da EJA.  Os participantes foram onze professores de ambos os sexos e que trabalham com diferentes disciplinas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas em áudio e transcritas para análise de conteúdo. Metodologicamente, foram utilizadas leituras sobre a cultura daquele país, desenvolvimento escolar e políticas públicas voltadas à educação geral e específica da EJA. O estudo mostra que a educação cabo-verdiana passou por avanço significativo, principalmente após a independência do país, em 1975. Constatou-se também que o Ministério de Educação promove momentos de formação e que alguns participantes estão cursando pós-graduação procurando, com isso, dar maior significado ao ensino e à aprendizagem dos alunos. Por fim, é perceptível o engajamento dos professores em estimular os alunos à conclusão de seus estudos, sendo que todos os participantes relataram ter amor pela EJA e responsabilidade em sua prática docente. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos.  Cabo Verde. Formação de professores. YOUTH AND ADULTS EDUCATION UNDER THE PERSPECTIVE OF TEACHERS FROM CAPE VERDE, AFRICA Abstract: This paper presents a research developed with Cape Verdean teachers who work in the Youth and Adults Education (EJA). It aimed to analyze the teachers’ knowledge and practices, and identify the students’ motivations and learning difficulties based on the teachers’ beliefs. The research took place on São Vicente island, which is located in Cape Verde, Africa, in February 2014. A public school where the Culture Circus happens, an activity aimed to EJA students, was investigated. Among the participants were eleven teachers, including male and female genders, who work with different subjects. Data collection was conducted through interviews which were recorded in audio and transcribed for further content analysis. The methodology used to develop the research was based on readings about the culture of that country, school development and public policies designed for general and specific EJA education. The study shows that the education in Cape Verde has improved significantly, mainly after the country's independence in 1975. It was also observed that the Ministry of Education has promoted education practices, and that some of the participants involved in such practices are already taking post-graduation degrees in order to make both the teaching and learning processes more meaningful. Finally, the teachers’ attempts to motivate the students to finish their studies are noticeable in the sense that all the participants interviewed mentioned their love for EJA and responsibility for their teaching practice. Keywords: Youth and adults education. Cape Verde. Teacher education. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1901
10.35819/tear.v4.n1.a1901
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1901
identifier_str_mv 10.35819/tear.v4.n1.a1901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1901/1467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 1 (2015): EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
2238-8079
10.35819/tear.v4.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1752129769929965568