O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clézio dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1830
Resumo: Resumo: O artigo discute a questão étnico-racial com base na Lei 10.639/03, analisando a produção acadêmica da geografia sobre a temática, desconstruindo imagens negativas da África e valorizando o afro-brasileiro no ensino de geografia, por meio de uma revisão bibliográfica voltada a ressaltar a necessidade de uma educação para a igualdade racial. O texto é dividido em duas partes, na primeira, apresentamos a concepção de Educação e os desafios da questão étnico-racial, e, na segunda, exploramos o conhecimento geográfico e sua relação com a questão étnico-racial, destacando a produção acadêmica realizada nos programas de pós-graduação em geografia das universidades brasileiras nos últimos dez anos. O ensino de geografia deve colaborar com o rompimento dos modelos eurocêntricos e hegemônicos e colaborar na construção de uma educação étnico-racial nas escolas brasileiras de forma igualitária. Palavras-chave: Ensino de geografia. Cultura africana. Afro-brasileiro. Escola básica. TEACHING GEOGRAPHY IN THE AFRICAN CULTURE AND AFRICAN-BRAZILIAN IN BASIC SCHOOL Abstract: This article presents the ethno-racial issue based on the Law 10.639/03, analyzing academic research on the subject of geography and deconstructing negative images of Africa and African-Brazilian in geography teaching by reviewing a bibliography in order to emphasize the need for education for racial equality. We divided the text in two parts. The first part presents the concept of education and the challenges of ethnic and racial question; the second part explores the geographical knowledge and its relationship to ethnic and racial issues, highlighting the academic research conducted in the postgraduate programs in geography in Brazilian universities in the last ten years. Teaching geography should collaborate with the breakup of the Eurocentric and hegemonic models and collaborate with the construction of an ethnic-racial education in Brazilian schools. Keywords: Teaching Geography. African culture. African-Brazilian. Basic school.
id IFRS-1_0aa53312ca2c5e4bebfa3962ebe81bdb
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1830
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escolaResumo: O artigo discute a questão étnico-racial com base na Lei 10.639/03, analisando a produção acadêmica da geografia sobre a temática, desconstruindo imagens negativas da África e valorizando o afro-brasileiro no ensino de geografia, por meio de uma revisão bibliográfica voltada a ressaltar a necessidade de uma educação para a igualdade racial. O texto é dividido em duas partes, na primeira, apresentamos a concepção de Educação e os desafios da questão étnico-racial, e, na segunda, exploramos o conhecimento geográfico e sua relação com a questão étnico-racial, destacando a produção acadêmica realizada nos programas de pós-graduação em geografia das universidades brasileiras nos últimos dez anos. O ensino de geografia deve colaborar com o rompimento dos modelos eurocêntricos e hegemônicos e colaborar na construção de uma educação étnico-racial nas escolas brasileiras de forma igualitária. Palavras-chave: Ensino de geografia. Cultura africana. Afro-brasileiro. Escola básica. TEACHING GEOGRAPHY IN THE AFRICAN CULTURE AND AFRICAN-BRAZILIAN IN BASIC SCHOOL Abstract: This article presents the ethno-racial issue based on the Law 10.639/03, analyzing academic research on the subject of geography and deconstructing negative images of Africa and African-Brazilian in geography teaching by reviewing a bibliography in order to emphasize the need for education for racial equality. We divided the text in two parts. The first part presents the concept of education and the challenges of ethnic and racial question; the second part explores the geographical knowledge and its relationship to ethnic and racial issues, highlighting the academic research conducted in the postgraduate programs in geography in Brazilian universities in the last ten years. Teaching geography should collaborate with the breakup of the Eurocentric and hegemonic models and collaborate with the construction of an ethnic-racial education in Brazilian schools. Keywords: Teaching Geography. African culture. African-Brazilian. Basic school.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/183010.35819/tear.v3.n1.a1830#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO2238-807910.35819/tear.v3.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1830/1428Santos, Clézio dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:12Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1830Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:12Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola
title O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola
spellingShingle O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola
Santos, Clézio dos
title_short O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola
title_full O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola
title_fullStr O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola
title_full_unstemmed O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola
title_sort O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola
author Santos, Clézio dos
author_facet Santos, Clézio dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Clézio dos
description Resumo: O artigo discute a questão étnico-racial com base na Lei 10.639/03, analisando a produção acadêmica da geografia sobre a temática, desconstruindo imagens negativas da África e valorizando o afro-brasileiro no ensino de geografia, por meio de uma revisão bibliográfica voltada a ressaltar a necessidade de uma educação para a igualdade racial. O texto é dividido em duas partes, na primeira, apresentamos a concepção de Educação e os desafios da questão étnico-racial, e, na segunda, exploramos o conhecimento geográfico e sua relação com a questão étnico-racial, destacando a produção acadêmica realizada nos programas de pós-graduação em geografia das universidades brasileiras nos últimos dez anos. O ensino de geografia deve colaborar com o rompimento dos modelos eurocêntricos e hegemônicos e colaborar na construção de uma educação étnico-racial nas escolas brasileiras de forma igualitária. Palavras-chave: Ensino de geografia. Cultura africana. Afro-brasileiro. Escola básica. TEACHING GEOGRAPHY IN THE AFRICAN CULTURE AND AFRICAN-BRAZILIAN IN BASIC SCHOOL Abstract: This article presents the ethno-racial issue based on the Law 10.639/03, analyzing academic research on the subject of geography and deconstructing negative images of Africa and African-Brazilian in geography teaching by reviewing a bibliography in order to emphasize the need for education for racial equality. We divided the text in two parts. The first part presents the concept of education and the challenges of ethnic and racial question; the second part explores the geographical knowledge and its relationship to ethnic and racial issues, highlighting the academic research conducted in the postgraduate programs in geography in Brazilian universities in the last ten years. Teaching geography should collaborate with the breakup of the Eurocentric and hegemonic models and collaborate with the construction of an ethnic-racial education in Brazilian schools. Keywords: Teaching Geography. African culture. African-Brazilian. Basic school.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1830
10.35819/tear.v3.n1.a1830
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1830
identifier_str_mv 10.35819/tear.v3.n1.a1830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1830/1428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
2238-8079
10.35819/tear.v3.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951573864316928