O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1830 |
Resumo: | Resumo: O artigo discute a questão étnico-racial com base na Lei 10.639/03, analisando a produção acadêmica da geografia sobre a temática, desconstruindo imagens negativas da África e valorizando o afro-brasileiro no ensino de geografia, por meio de uma revisão bibliográfica voltada a ressaltar a necessidade de uma educação para a igualdade racial. O texto é dividido em duas partes, na primeira, apresentamos a concepção de Educação e os desafios da questão étnico-racial, e, na segunda, exploramos o conhecimento geográfico e sua relação com a questão étnico-racial, destacando a produção acadêmica realizada nos programas de pós-graduação em geografia das universidades brasileiras nos últimos dez anos. O ensino de geografia deve colaborar com o rompimento dos modelos eurocêntricos e hegemônicos e colaborar na construção de uma educação étnico-racial nas escolas brasileiras de forma igualitária. Palavras-chave: Ensino de geografia. Cultura africana. Afro-brasileiro. Escola básica. TEACHING GEOGRAPHY IN THE AFRICAN CULTURE AND AFRICAN-BRAZILIAN IN BASIC SCHOOL Abstract: This article presents the ethno-racial issue based on the Law 10.639/03, analyzing academic research on the subject of geography and deconstructing negative images of Africa and African-Brazilian in geography teaching by reviewing a bibliography in order to emphasize the need for education for racial equality. We divided the text in two parts. The first part presents the concept of education and the challenges of ethnic and racial question; the second part explores the geographical knowledge and its relationship to ethnic and racial issues, highlighting the academic research conducted in the postgraduate programs in geography in Brazilian universities in the last ten years. Teaching geography should collaborate with the breakup of the Eurocentric and hegemonic models and collaborate with the construction of an ethnic-racial education in Brazilian schools. Keywords: Teaching Geography. African culture. African-Brazilian. Basic school. |
id |
IFRS-1_0aa53312ca2c5e4bebfa3962ebe81bdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1830 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escolaResumo: O artigo discute a questão étnico-racial com base na Lei 10.639/03, analisando a produção acadêmica da geografia sobre a temática, desconstruindo imagens negativas da África e valorizando o afro-brasileiro no ensino de geografia, por meio de uma revisão bibliográfica voltada a ressaltar a necessidade de uma educação para a igualdade racial. O texto é dividido em duas partes, na primeira, apresentamos a concepção de Educação e os desafios da questão étnico-racial, e, na segunda, exploramos o conhecimento geográfico e sua relação com a questão étnico-racial, destacando a produção acadêmica realizada nos programas de pós-graduação em geografia das universidades brasileiras nos últimos dez anos. O ensino de geografia deve colaborar com o rompimento dos modelos eurocêntricos e hegemônicos e colaborar na construção de uma educação étnico-racial nas escolas brasileiras de forma igualitária. Palavras-chave: Ensino de geografia. Cultura africana. Afro-brasileiro. Escola básica. TEACHING GEOGRAPHY IN THE AFRICAN CULTURE AND AFRICAN-BRAZILIAN IN BASIC SCHOOL Abstract: This article presents the ethno-racial issue based on the Law 10.639/03, analyzing academic research on the subject of geography and deconstructing negative images of Africa and African-Brazilian in geography teaching by reviewing a bibliography in order to emphasize the need for education for racial equality. We divided the text in two parts. The first part presents the concept of education and the challenges of ethnic and racial question; the second part explores the geographical knowledge and its relationship to ethnic and racial issues, highlighting the academic research conducted in the postgraduate programs in geography in Brazilian universities in the last ten years. Teaching geography should collaborate with the breakup of the Eurocentric and hegemonic models and collaborate with the construction of an ethnic-racial education in Brazilian schools. Keywords: Teaching Geography. African culture. African-Brazilian. Basic school.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/183010.35819/tear.v3.n1.a1830#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO2238-807910.35819/tear.v3.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1830/1428Santos, Clézio dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:12Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1830Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:12Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola |
title |
O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola |
spellingShingle |
O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola Santos, Clézio dos |
title_short |
O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola |
title_full |
O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola |
title_fullStr |
O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola |
title_full_unstemmed |
O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola |
title_sort |
O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola |
author |
Santos, Clézio dos |
author_facet |
Santos, Clézio dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Clézio dos |
description |
Resumo: O artigo discute a questão étnico-racial com base na Lei 10.639/03, analisando a produção acadêmica da geografia sobre a temática, desconstruindo imagens negativas da África e valorizando o afro-brasileiro no ensino de geografia, por meio de uma revisão bibliográfica voltada a ressaltar a necessidade de uma educação para a igualdade racial. O texto é dividido em duas partes, na primeira, apresentamos a concepção de Educação e os desafios da questão étnico-racial, e, na segunda, exploramos o conhecimento geográfico e sua relação com a questão étnico-racial, destacando a produção acadêmica realizada nos programas de pós-graduação em geografia das universidades brasileiras nos últimos dez anos. O ensino de geografia deve colaborar com o rompimento dos modelos eurocêntricos e hegemônicos e colaborar na construção de uma educação étnico-racial nas escolas brasileiras de forma igualitária. Palavras-chave: Ensino de geografia. Cultura africana. Afro-brasileiro. Escola básica. TEACHING GEOGRAPHY IN THE AFRICAN CULTURE AND AFRICAN-BRAZILIAN IN BASIC SCHOOL Abstract: This article presents the ethno-racial issue based on the Law 10.639/03, analyzing academic research on the subject of geography and deconstructing negative images of Africa and African-Brazilian in geography teaching by reviewing a bibliography in order to emphasize the need for education for racial equality. We divided the text in two parts. The first part presents the concept of education and the challenges of ethnic and racial question; the second part explores the geographical knowledge and its relationship to ethnic and racial issues, highlighting the academic research conducted in the postgraduate programs in geography in Brazilian universities in the last ten years. Teaching geography should collaborate with the breakup of the Eurocentric and hegemonic models and collaborate with the construction of an ethnic-racial education in Brazilian schools. Keywords: Teaching Geography. African culture. African-Brazilian. Basic school. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1830 10.35819/tear.v3.n1.a1830 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1830 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v3.n1.a1830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1830/1428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO 2238-8079 10.35819/tear.v3.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951573864316928 |