Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busko, Paula Simone
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: De-Carvalho, Roberth Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3321
Resumo: Resumo: O artigo objetiva analisar três projetos voltados ao uso de tecnologias que modelam situações-problema a partir de fenômenos sociocomunitários, relacionados ao conhecimento humano, compreendidos por variáveis socioculturais, ideológicas e de relações de poder. Para as devidas análises, propõem-se a aplicação de uma metodologia pedagógica que trabalha a partir das seguintes categorias:  a) investigação de problemas sociocomunitários; b) ação orientada para um problema-solução selecionado nos/por coletivos sociais; e c) participação social do produto, artefato ou fenômeno tecnológico provocado pela autoria de estudantes. Dessas análises, adveio a comprovação de que a autoria é algo construído historicamente e, no que tange a espaços escolares, tem em vista uma perspectiva crítica e discursiva, elementos fundantes da Educação CTS. A importância de pesquisas e estudos na mobilização de processos pedagógicos profissionais para a produção autoral de tecnologias anuncia que se está em meio a um grande desafio no campo educacional e, notadamente, no campo do ensino de ciências.Palavras chave: Educação CTS. Tecnologia Social. Investigação-Ação-Participação. Ensino de ciências. AUTHORAL PRODUCTION OF SOCIAL TECHNOLOGIES BY INVESTIGATION-ACTION-PARTICIPATION IN SCIENCE TEACHINGAbstract: The article aims to analyze three projects focused on the use of technologies that model problem situations based on socio-community phenomena, understood by sociocultural, related to human knowledge, ideological and power relations’ variables. For the appropriate analyzes, the application of a pedagogical methodology that works from the following categories is proposed: a) investigation of socio-communitarian problems; b) action oriented to a solution problem selected in / by social collectives; and, c) social participation of the product, artifact or technological phenomenon caused by the authorship of students. From these analyzes, came the proof that authorship is something historically constructed and,   regarding school spaces, has in view a critical and discursive perspective, founding elements of CTS Education. The importance of researches and studies in the mobilization of professional pedagogical processes for the authorial production of technologies announces that one is in the middle of a great challenge in the educational field, and especially in the field of science teaching. Keywords: CTS Education. Technology. Research-Action-Participation. Science Teaching. 
id IFRS-1_0b9fb495718224ba7ceb760c15c5d850
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3321
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciênciasResumo: O artigo objetiva analisar três projetos voltados ao uso de tecnologias que modelam situações-problema a partir de fenômenos sociocomunitários, relacionados ao conhecimento humano, compreendidos por variáveis socioculturais, ideológicas e de relações de poder. Para as devidas análises, propõem-se a aplicação de uma metodologia pedagógica que trabalha a partir das seguintes categorias:  a) investigação de problemas sociocomunitários; b) ação orientada para um problema-solução selecionado nos/por coletivos sociais; e c) participação social do produto, artefato ou fenômeno tecnológico provocado pela autoria de estudantes. Dessas análises, adveio a comprovação de que a autoria é algo construído historicamente e, no que tange a espaços escolares, tem em vista uma perspectiva crítica e discursiva, elementos fundantes da Educação CTS. A importância de pesquisas e estudos na mobilização de processos pedagógicos profissionais para a produção autoral de tecnologias anuncia que se está em meio a um grande desafio no campo educacional e, notadamente, no campo do ensino de ciências.Palavras chave: Educação CTS. Tecnologia Social. Investigação-Ação-Participação. Ensino de ciências. AUTHORAL PRODUCTION OF SOCIAL TECHNOLOGIES BY INVESTIGATION-ACTION-PARTICIPATION IN SCIENCE TEACHINGAbstract: The article aims to analyze three projects focused on the use of technologies that model problem situations based on socio-community phenomena, understood by sociocultural, related to human knowledge, ideological and power relations’ variables. For the appropriate analyzes, the application of a pedagogical methodology that works from the following categories is proposed: a) investigation of socio-communitarian problems; b) action oriented to a solution problem selected in / by social collectives; and, c) social participation of the product, artifact or technological phenomenon caused by the authorship of students. From these analyzes, came the proof that authorship is something historically constructed and,   regarding school spaces, has in view a critical and discursive perspective, founding elements of CTS Education. The importance of researches and studies in the mobilization of professional pedagogical processes for the authorial production of technologies announces that one is in the middle of a great challenge in the educational field, and especially in the field of science teaching. Keywords: CTS Education. Technology. Research-Action-Participation. Science Teaching. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/332110.35819/tear.v8.n1.a3321#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 8 No. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 8 Núm. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS2238-807910.35819/tear.v8.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3321/2323Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBusko, Paula SimoneDe-Carvalho, Roberth Jesus2019-08-25T00:33:58Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3321Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:33:58Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências
title Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências
spellingShingle Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências
Busko, Paula Simone
title_short Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências
title_full Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências
title_fullStr Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências
title_full_unstemmed Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências
title_sort Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências
author Busko, Paula Simone
author_facet Busko, Paula Simone
De-Carvalho, Roberth Jesus
author_role author
author2 De-Carvalho, Roberth Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Busko, Paula Simone
De-Carvalho, Roberth Jesus
description Resumo: O artigo objetiva analisar três projetos voltados ao uso de tecnologias que modelam situações-problema a partir de fenômenos sociocomunitários, relacionados ao conhecimento humano, compreendidos por variáveis socioculturais, ideológicas e de relações de poder. Para as devidas análises, propõem-se a aplicação de uma metodologia pedagógica que trabalha a partir das seguintes categorias:  a) investigação de problemas sociocomunitários; b) ação orientada para um problema-solução selecionado nos/por coletivos sociais; e c) participação social do produto, artefato ou fenômeno tecnológico provocado pela autoria de estudantes. Dessas análises, adveio a comprovação de que a autoria é algo construído historicamente e, no que tange a espaços escolares, tem em vista uma perspectiva crítica e discursiva, elementos fundantes da Educação CTS. A importância de pesquisas e estudos na mobilização de processos pedagógicos profissionais para a produção autoral de tecnologias anuncia que se está em meio a um grande desafio no campo educacional e, notadamente, no campo do ensino de ciências.Palavras chave: Educação CTS. Tecnologia Social. Investigação-Ação-Participação. Ensino de ciências. AUTHORAL PRODUCTION OF SOCIAL TECHNOLOGIES BY INVESTIGATION-ACTION-PARTICIPATION IN SCIENCE TEACHINGAbstract: The article aims to analyze three projects focused on the use of technologies that model problem situations based on socio-community phenomena, understood by sociocultural, related to human knowledge, ideological and power relations’ variables. For the appropriate analyzes, the application of a pedagogical methodology that works from the following categories is proposed: a) investigation of socio-communitarian problems; b) action oriented to a solution problem selected in / by social collectives; and, c) social participation of the product, artifact or technological phenomenon caused by the authorship of students. From these analyzes, came the proof that authorship is something historically constructed and,   regarding school spaces, has in view a critical and discursive perspective, founding elements of CTS Education. The importance of researches and studies in the mobilization of professional pedagogical processes for the authorial production of technologies announces that one is in the middle of a great challenge in the educational field, and especially in the field of science teaching. Keywords: CTS Education. Technology. Research-Action-Participation. Science Teaching. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3321
10.35819/tear.v8.n1.a3321
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3321
identifier_str_mv 10.35819/tear.v8.n1.a3321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3321/2323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 8 No. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 8 Núm. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS
2238-8079
10.35819/tear.v8.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253919236259840