Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Regina Andre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Ana Paula Andre, Morell, Jean Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703
Resumo: Resumo: Este artigo é um estudo desenvolvido na especialização Mídias na Educação, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC). As Guerras Mundiais tiveram grande impacto social, econômico e tecnológico na história da humanidade, o que torna o tema complexo para ser abordado com adolescentes. Assim, para trabalhá-lo com os alunos da oitava série, atualmente nono ano, escolheu-se como ferramenta didática a mídia vídeo. O objetivo foi avaliar se a elaboração de um videoclipe sobre as interfaces das guerras serviria para construção de saberes sobre o assunto. A abordagem deste estudo foi qualitativa, sendo realizado um levantamento bibliográfico com os alunos sobre as guerras mundiais e suas consequências para embasamento. Os participantes planejaram e gravaram o vídeo, aproveitando as atividades de aula e, posteriormente, o professor ajudou na edição. Os resultados apresentados superaram o esperado na aprendizagem do conteúdo, no domínio da mídia, na finalização da produção e nos esforços dos envolvidos para ultrapassar os inúmeros desafios apresentados, o que os fez crescer enquanto sujeitos construtores de si mesmos e de suas histórias de vida. Nesta proposta pedagógica, ficou evidenciado que a construção de vídeo pode ser eficiente para colaborar, de forma agradável, prazerosa e dinâmica, com formação dos saberes dos conteúdos de história. Além disso, houve a influência positiva na autoestima dos alunos e em sua aproximação com as tecnologias, demonstrando ser uma significativa estratégia. Palavras-chave: Ensino. Sociedade. Tecnologia. CONSTRUCCIÓN DE UN VIDEO DE HISTORIA: UNA REFLEXIÓN SOBRE EL IMPACTO SOCIAL Y TECNOLÓGICO DE LAS GUERRAS MUNDIALES Resumen: Este artículo es un estudio desarrollado en el curso de especialización[on Medias en la Educación, que es una asociación de la Universidad Federal de Rio Grande – FURG, Instituto Federal de Rio Grande do Sul- Rio Grande Campus – IFRS y el Departamento de Educación del Estado de Santa Catarina. Las guerras mundiales tuvieron un enorme impacto en el desarrollo social, económico y tecnológico en la historia humana, el tema complejo a tratar con los adolescentes. Asi que para trabajar con los alumnos de 8º grado, ahora 9 años, fue elegida como herramienta de enseñara, los medios de comunicación de vídeo. El objetivo fue avaluar si el preparo de video en las insterfaces de las guerras, serviría par construir el conocimiento sobre el tema. El enfoque de este estudio fue cualitativa y se basa en ena literatura con los estudiantes sobre  las guerras mundiales y su consecuencia para la base. Los participantes fueron pensando y tomar ventaja de la grabación de video y las actividades que el maestro, mas tarde ayudó en la edición. Los resultados presentados superaron las previsiones, tanto en el aprendizaje del contenido como en el campo de los medios de comunicación, en le finalización de la producción y los esfuerzos par superar los muchos desafíos de crecer en los sujetos como constructores de si mismo y sus historias de vida. En esta propuesta pedagógica se hizo evidente que la construcción de vídeo puede ser eficaz para la formación de cooperar con el concomimiento de la historia en una manera agradable, invertida y dinámica que influyó en la autoestima de los estudiantes, se acercó  a las tecnologías demostrado ser una estrategia importante. Palabras claves: Educación. Sociedad. Tecnologia.
id IFRS-1_0bd98a037de992c10b5039650e63c602
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1703
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras MundiaisResumo: Este artigo é um estudo desenvolvido na especialização Mídias na Educação, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC). As Guerras Mundiais tiveram grande impacto social, econômico e tecnológico na história da humanidade, o que torna o tema complexo para ser abordado com adolescentes. Assim, para trabalhá-lo com os alunos da oitava série, atualmente nono ano, escolheu-se como ferramenta didática a mídia vídeo. O objetivo foi avaliar se a elaboração de um videoclipe sobre as interfaces das guerras serviria para construção de saberes sobre o assunto. A abordagem deste estudo foi qualitativa, sendo realizado um levantamento bibliográfico com os alunos sobre as guerras mundiais e suas consequências para embasamento. Os participantes planejaram e gravaram o vídeo, aproveitando as atividades de aula e, posteriormente, o professor ajudou na edição. Os resultados apresentados superaram o esperado na aprendizagem do conteúdo, no domínio da mídia, na finalização da produção e nos esforços dos envolvidos para ultrapassar os inúmeros desafios apresentados, o que os fez crescer enquanto sujeitos construtores de si mesmos e de suas histórias de vida. Nesta proposta pedagógica, ficou evidenciado que a construção de vídeo pode ser eficiente para colaborar, de forma agradável, prazerosa e dinâmica, com formação dos saberes dos conteúdos de história. Além disso, houve a influência positiva na autoestima dos alunos e em sua aproximação com as tecnologias, demonstrando ser uma significativa estratégia. Palavras-chave: Ensino. Sociedade. Tecnologia. CONSTRUCCIÓN DE UN VIDEO DE HISTORIA: UNA REFLEXIÓN SOBRE EL IMPACTO SOCIAL Y TECNOLÓGICO DE LAS GUERRAS MUNDIALES Resumen: Este artículo es un estudio desarrollado en el curso de especialización[on Medias en la Educación, que es una asociación de la Universidad Federal de Rio Grande – FURG, Instituto Federal de Rio Grande do Sul- Rio Grande Campus – IFRS y el Departamento de Educación del Estado de Santa Catarina. Las guerras mundiales tuvieron un enorme impacto en el desarrollo social, económico y tecnológico en la historia humana, el tema complejo a tratar con los adolescentes. Asi que para trabajar con los alumnos de 8º grado, ahora 9 años, fue elegida como herramienta de enseñara, los medios de comunicación de vídeo. El objetivo fue avaluar si el preparo de video en las insterfaces de las guerras, serviría par construir el conocimiento sobre el tema. El enfoque de este estudio fue cualitativa y se basa en ena literatura con los estudiantes sobre  las guerras mundiales y su consecuencia para la base. Los participantes fueron pensando y tomar ventaja de la grabación de video y las actividades que el maestro, mas tarde ayudó en la edición. Los resultados presentados superaron las previsiones, tanto en el aprendizaje del contenido como en el campo de los medios de comunicación, en le finalización de la producción y los esfuerzos par superar los muchos desafíos de crecer en los sujetos como constructores de si mismo y sus historias de vida. En esta propuesta pedagógica se hizo evidente que la construcción de vídeo puede ser eficaz para la formación de cooperar con el concomimiento de la historia en una manera agradable, invertida y dinámica que influyó en la autoestima de los estudiantes, se acercó  a las tecnologías demostrado ser una estrategia importante. Palabras claves: Educación. Sociedad. Tecnologia.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfimage/jpegapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/170310.35819/tear.v1.n1.a1703#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/1367https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2343https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2344https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2345https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2346Silva, Carla Regina AndreSilva, Ana Paula AndreMorell, Jean Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1703Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais
title Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais
spellingShingle Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais
Silva, Carla Regina Andre
title_short Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais
title_full Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais
title_fullStr Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais
title_full_unstemmed Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais
title_sort Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais
author Silva, Carla Regina Andre
author_facet Silva, Carla Regina Andre
Silva, Ana Paula Andre
Morell, Jean Carlos
author_role author
author2 Silva, Ana Paula Andre
Morell, Jean Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Regina Andre
Silva, Ana Paula Andre
Morell, Jean Carlos
description Resumo: Este artigo é um estudo desenvolvido na especialização Mídias na Educação, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC). As Guerras Mundiais tiveram grande impacto social, econômico e tecnológico na história da humanidade, o que torna o tema complexo para ser abordado com adolescentes. Assim, para trabalhá-lo com os alunos da oitava série, atualmente nono ano, escolheu-se como ferramenta didática a mídia vídeo. O objetivo foi avaliar se a elaboração de um videoclipe sobre as interfaces das guerras serviria para construção de saberes sobre o assunto. A abordagem deste estudo foi qualitativa, sendo realizado um levantamento bibliográfico com os alunos sobre as guerras mundiais e suas consequências para embasamento. Os participantes planejaram e gravaram o vídeo, aproveitando as atividades de aula e, posteriormente, o professor ajudou na edição. Os resultados apresentados superaram o esperado na aprendizagem do conteúdo, no domínio da mídia, na finalização da produção e nos esforços dos envolvidos para ultrapassar os inúmeros desafios apresentados, o que os fez crescer enquanto sujeitos construtores de si mesmos e de suas histórias de vida. Nesta proposta pedagógica, ficou evidenciado que a construção de vídeo pode ser eficiente para colaborar, de forma agradável, prazerosa e dinâmica, com formação dos saberes dos conteúdos de história. Além disso, houve a influência positiva na autoestima dos alunos e em sua aproximação com as tecnologias, demonstrando ser uma significativa estratégia. Palavras-chave: Ensino. Sociedade. Tecnologia. CONSTRUCCIÓN DE UN VIDEO DE HISTORIA: UNA REFLEXIÓN SOBRE EL IMPACTO SOCIAL Y TECNOLÓGICO DE LAS GUERRAS MUNDIALES Resumen: Este artículo es un estudio desarrollado en el curso de especialización[on Medias en la Educación, que es una asociación de la Universidad Federal de Rio Grande – FURG, Instituto Federal de Rio Grande do Sul- Rio Grande Campus – IFRS y el Departamento de Educación del Estado de Santa Catarina. Las guerras mundiales tuvieron un enorme impacto en el desarrollo social, económico y tecnológico en la historia humana, el tema complejo a tratar con los adolescentes. Asi que para trabajar con los alumnos de 8º grado, ahora 9 años, fue elegida como herramienta de enseñara, los medios de comunicación de vídeo. El objetivo fue avaluar si el preparo de video en las insterfaces de las guerras, serviría par construir el conocimiento sobre el tema. El enfoque de este estudio fue cualitativa y se basa en ena literatura con los estudiantes sobre  las guerras mundiales y su consecuencia para la base. Los participantes fueron pensando y tomar ventaja de la grabación de video y las actividades que el maestro, mas tarde ayudó en la edición. Los resultados presentados superaron las previsiones, tanto en el aprendizaje del contenido como en el campo de los medios de comunicación, en le finalización de la producción y los esfuerzos par superar los muchos desafíos de crecer en los sujetos como constructores de si mismo y sus historias de vida. En esta propuesta pedagógica se hizo evidente que la construcción de vídeo puede ser eficaz para la formación de cooperar con el concomimiento de la historia en una manera agradable, invertida y dinámica que influyó en la autoestima de los estudiantes, se acercó  a las tecnologías demostrado ser una estrategia importante. Palabras claves: Educación. Sociedad. Tecnologia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703
10.35819/tear.v1.n1.a1703
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703
identifier_str_mv 10.35819/tear.v1.n1.a1703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/1367
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2343
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2344
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2345
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v1.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1752129769457057792