Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Carlos Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2527
Resumo: Resumo: O presente artigo tem o objetivo de identificar os principais aspectos de duas propostas para a formação das classes trabalhadoras, radicalmente opostas teórica e metodologicamente. De um lado, a matriz (neo)liberal, baseada nas idéias de Adam Smith e Friedrich Hayek; do outro, a matriz histórico-crítico, fundamentada nas idéias de Karl Marx e Antonio Gramsci. Trata-se de pesquisa histórica e bibliográfica, com o propósito de demonstrar o conservadorismo do discurso do governo Temer, que tenta apresentar como “novo” as mudanças efetuadas no Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415/2017. O estudo demonstra que o novo desenho curricular atende a interesses antigos: o de reforçar a histórica dualidade estrutural do ensino brasileiro, retomando a formação instrumental e fragmentada proposta na Lei nº 5692/71, do período da ditadura civil-militar, e no Decreto nº 2208/97, editado no governo de Fernando Henrique Cardoso. Conclui que, com a retomada da agenda neoliberal, os planejadores da reforma buscam adequar o Ensino Médio as demandas econômicas e de mercado, abandonando o projeto de formação humana e integral, defendido pelos teóricos da matriz histórico-social e presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, de 2012. Além de abandonar os objetivos previstos na LDB (1996) para o Ensino Médio, entre eles, desenvolver a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos estudantes, por meio da articulação teoria e prática. Palavras-chaves: Trabalho. Educação. Neoliberalismo. Teoria Histórico-Social. Ensino Médio.  WORK AND EDUCATION IN THE NEOLIBERALISM AND HISTORICAL SOCIAL THEORY: FUNDAMENTALS FOR REFLECTING CURRICULUM REFORM IN MIDDLE SCHOOL Abstract: This article aims to identify the main aspects of two proposals for the formation of the working classes, radically opposed theoretically and methodologically: the liberal matrix, based on the ideas of Adam Smith and Friedrich Hayek; and the historical-social matrix, based on the ideas of Karl Marx and Antonio Gramsci. It is a historical and bibliographical research, with the purpose of demonstrating the conservatism of the Temer government`s discourse, which attempts to present as "new" the changes made in High School, through Law nº 13.415 / 2017. The study demonstrates that the new curriculum design serves old interests: to reinforce the historical structural duality of Brazilian education, retaking the instrumental and fragmented formation, proposed in Law 5692/71, of the period of the civil-military dictatorship, and in Decree nº 2208/97, edited under the government of Fernando Henrique Cardoso. It concludes that, with the resumption of the neoliberal agenda, reform planners seek to adapt high school to economic and market demands, abandoning the project of human and integral formation, defended by theorists of the historical-social matrix and present in the National Curricular Guidelines (2012). In addition to abandoning the objectives set forth in the LDB (1996) for High School, among them, to develop the students' intellectual autonomy and critical thinking, through the articulation of theory and practice.Keywords: Work. Education. Neoliberalism. Historical-Social Theory. High School.  
id IFRS-1_226d2445696367f80c8cdf8ae297ba7f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2527
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médioResumo: O presente artigo tem o objetivo de identificar os principais aspectos de duas propostas para a formação das classes trabalhadoras, radicalmente opostas teórica e metodologicamente. De um lado, a matriz (neo)liberal, baseada nas idéias de Adam Smith e Friedrich Hayek; do outro, a matriz histórico-crítico, fundamentada nas idéias de Karl Marx e Antonio Gramsci. Trata-se de pesquisa histórica e bibliográfica, com o propósito de demonstrar o conservadorismo do discurso do governo Temer, que tenta apresentar como “novo” as mudanças efetuadas no Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415/2017. O estudo demonstra que o novo desenho curricular atende a interesses antigos: o de reforçar a histórica dualidade estrutural do ensino brasileiro, retomando a formação instrumental e fragmentada proposta na Lei nº 5692/71, do período da ditadura civil-militar, e no Decreto nº 2208/97, editado no governo de Fernando Henrique Cardoso. Conclui que, com a retomada da agenda neoliberal, os planejadores da reforma buscam adequar o Ensino Médio as demandas econômicas e de mercado, abandonando o projeto de formação humana e integral, defendido pelos teóricos da matriz histórico-social e presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, de 2012. Além de abandonar os objetivos previstos na LDB (1996) para o Ensino Médio, entre eles, desenvolver a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos estudantes, por meio da articulação teoria e prática. Palavras-chaves: Trabalho. Educação. Neoliberalismo. Teoria Histórico-Social. Ensino Médio.  WORK AND EDUCATION IN THE NEOLIBERALISM AND HISTORICAL SOCIAL THEORY: FUNDAMENTALS FOR REFLECTING CURRICULUM REFORM IN MIDDLE SCHOOL Abstract: This article aims to identify the main aspects of two proposals for the formation of the working classes, radically opposed theoretically and methodologically: the liberal matrix, based on the ideas of Adam Smith and Friedrich Hayek; and the historical-social matrix, based on the ideas of Karl Marx and Antonio Gramsci. It is a historical and bibliographical research, with the purpose of demonstrating the conservatism of the Temer government`s discourse, which attempts to present as "new" the changes made in High School, through Law nº 13.415 / 2017. The study demonstrates that the new curriculum design serves old interests: to reinforce the historical structural duality of Brazilian education, retaking the instrumental and fragmented formation, proposed in Law 5692/71, of the period of the civil-military dictatorship, and in Decree nº 2208/97, edited under the government of Fernando Henrique Cardoso. It concludes that, with the resumption of the neoliberal agenda, reform planners seek to adapt high school to economic and market demands, abandoning the project of human and integral formation, defended by theorists of the historical-social matrix and present in the National Curricular Guidelines (2012). In addition to abandoning the objectives set forth in the LDB (1996) for High School, among them, to develop the students' intellectual autonomy and critical thinking, through the articulation of theory and practice.Keywords: Work. Education. Neoliberalism. Historical-Social Theory. High School.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/252710.35819/tear.v7.n1.a2527#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA2238-807910.35819/tear.v7.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2527/2021Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Carlos Soares2019-08-25T00:34:03Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2527Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:03Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médio
title Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médio
spellingShingle Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médio
Barbosa, Carlos Soares
title_short Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médio
title_full Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médio
title_fullStr Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médio
title_full_unstemmed Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médio
title_sort Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médio
author Barbosa, Carlos Soares
author_facet Barbosa, Carlos Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Carlos Soares
description Resumo: O presente artigo tem o objetivo de identificar os principais aspectos de duas propostas para a formação das classes trabalhadoras, radicalmente opostas teórica e metodologicamente. De um lado, a matriz (neo)liberal, baseada nas idéias de Adam Smith e Friedrich Hayek; do outro, a matriz histórico-crítico, fundamentada nas idéias de Karl Marx e Antonio Gramsci. Trata-se de pesquisa histórica e bibliográfica, com o propósito de demonstrar o conservadorismo do discurso do governo Temer, que tenta apresentar como “novo” as mudanças efetuadas no Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415/2017. O estudo demonstra que o novo desenho curricular atende a interesses antigos: o de reforçar a histórica dualidade estrutural do ensino brasileiro, retomando a formação instrumental e fragmentada proposta na Lei nº 5692/71, do período da ditadura civil-militar, e no Decreto nº 2208/97, editado no governo de Fernando Henrique Cardoso. Conclui que, com a retomada da agenda neoliberal, os planejadores da reforma buscam adequar o Ensino Médio as demandas econômicas e de mercado, abandonando o projeto de formação humana e integral, defendido pelos teóricos da matriz histórico-social e presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, de 2012. Além de abandonar os objetivos previstos na LDB (1996) para o Ensino Médio, entre eles, desenvolver a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos estudantes, por meio da articulação teoria e prática. Palavras-chaves: Trabalho. Educação. Neoliberalismo. Teoria Histórico-Social. Ensino Médio.  WORK AND EDUCATION IN THE NEOLIBERALISM AND HISTORICAL SOCIAL THEORY: FUNDAMENTALS FOR REFLECTING CURRICULUM REFORM IN MIDDLE SCHOOL Abstract: This article aims to identify the main aspects of two proposals for the formation of the working classes, radically opposed theoretically and methodologically: the liberal matrix, based on the ideas of Adam Smith and Friedrich Hayek; and the historical-social matrix, based on the ideas of Karl Marx and Antonio Gramsci. It is a historical and bibliographical research, with the purpose of demonstrating the conservatism of the Temer government`s discourse, which attempts to present as "new" the changes made in High School, through Law nº 13.415 / 2017. The study demonstrates that the new curriculum design serves old interests: to reinforce the historical structural duality of Brazilian education, retaking the instrumental and fragmented formation, proposed in Law 5692/71, of the period of the civil-military dictatorship, and in Decree nº 2208/97, edited under the government of Fernando Henrique Cardoso. It concludes that, with the resumption of the neoliberal agenda, reform planners seek to adapt high school to economic and market demands, abandoning the project of human and integral formation, defended by theorists of the historical-social matrix and present in the National Curricular Guidelines (2012). In addition to abandoning the objectives set forth in the LDB (1996) for High School, among them, to develop the students' intellectual autonomy and critical thinking, through the articulation of theory and practice.Keywords: Work. Education. Neoliberalism. Historical-Social Theory. High School.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2527
10.35819/tear.v7.n1.a2527
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2527
identifier_str_mv 10.35819/tear.v7.n1.a2527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2527/2021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
2238-8079
10.35819/tear.v7.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918337630208