Inovação pedagógica e tecnológica na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidotti, Charles dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mackedanz, Luiz Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1964
Resumo: Resumo: Este artigo analisa a forma e os desafios de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial de professores de Física. O objetivo geral é investigar os cursos de formação de professores, em nível de graduação, quanto aos conhecimentos referentes às TIC em sua base curricular, assim como compreender quais são os desafios desses cursos para proporcionar tal formação com qualidade. Partimos da hipótese de que os cursos de formação de professores de Física estão proporcionando poucos momentos que possibilitam problematizar as TIC durante a formação do educador, o qual não estaria percebendo a importância desses recursos e dos conhecimentos inerentes a eles, bem como a contribuição que possibilitam à prática educativa. Desse modo, essa investigação está focada na formação do futuro professor de Física da Educação Básica para o uso das TIC. Para isso, focalizamos a investigação nos cursos de licenciatura em Física de cinco universidades federais do RS, analisando os projetos pedagógicos desses cursos e realizando entrevistas com professores formadores dessas instituições. Esta pesquisa confirmou a necessidade de pensarmos em uma estrutura formativa menos fragmentada, em que as TIC – e não só elas – sejam discutidas em diferentes contextos e ambientes, de forma a permear todo o curso de formação. Palavras-Chave: Formação de Professores. Ensino de Física. Tecnologias de Informação e Comunicação. PEDAGOGICAL AND TECHNOLOGICAL INNOVATION IN TEACHERS’ INITIAL FORMATION Abstract: This article looks at the way and the challenges of integration of Information and Communication Technologies (ICT) in Physics teachers initial training. The overall objective is to investigate teacher training courses at the undergraduate level, as the knowledge related to ICT in their curriculum base, as well as understand what are the challenges for these courses provide such training quality. Our hypothesis is that the Physics teacher initial training courses are providing few moments that make it possible to question the ICT during the formation of the educator, which would not realize the importance of these resources and inherent knowledge as well as the contribution that enable the educational practice. Thus, this research is focused on the training of future Physics teachers in Basic Education in order to use ICT. Then, we focus on research in undergraduate Physics courses in five Federal Universities of the state of Rio Grande do Sul, in order to analyze the educational projects of these courses and to conduct interviews with teachers trainers of these institutions. This research confirmed the need to think of a less fragmented structure training in ICT - and not only them – will be discussed in different contexts and environments in order to permeate the whole training course. Keywords: Teacher Initial Training. Physics Teaching. Information and Communication Technologies.  
id IFRS-1_3307490a25ad73c5cdd7191a1d3d80a9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1964
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Inovação pedagógica e tecnológica na formação inicial de professoresResumo: Este artigo analisa a forma e os desafios de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial de professores de Física. O objetivo geral é investigar os cursos de formação de professores, em nível de graduação, quanto aos conhecimentos referentes às TIC em sua base curricular, assim como compreender quais são os desafios desses cursos para proporcionar tal formação com qualidade. Partimos da hipótese de que os cursos de formação de professores de Física estão proporcionando poucos momentos que possibilitam problematizar as TIC durante a formação do educador, o qual não estaria percebendo a importância desses recursos e dos conhecimentos inerentes a eles, bem como a contribuição que possibilitam à prática educativa. Desse modo, essa investigação está focada na formação do futuro professor de Física da Educação Básica para o uso das TIC. Para isso, focalizamos a investigação nos cursos de licenciatura em Física de cinco universidades federais do RS, analisando os projetos pedagógicos desses cursos e realizando entrevistas com professores formadores dessas instituições. Esta pesquisa confirmou a necessidade de pensarmos em uma estrutura formativa menos fragmentada, em que as TIC – e não só elas – sejam discutidas em diferentes contextos e ambientes, de forma a permear todo o curso de formação. Palavras-Chave: Formação de Professores. Ensino de Física. Tecnologias de Informação e Comunicação. PEDAGOGICAL AND TECHNOLOGICAL INNOVATION IN TEACHERS’ INITIAL FORMATION Abstract: This article looks at the way and the challenges of integration of Information and Communication Technologies (ICT) in Physics teachers initial training. The overall objective is to investigate teacher training courses at the undergraduate level, as the knowledge related to ICT in their curriculum base, as well as understand what are the challenges for these courses provide such training quality. Our hypothesis is that the Physics teacher initial training courses are providing few moments that make it possible to question the ICT during the formation of the educator, which would not realize the importance of these resources and inherent knowledge as well as the contribution that enable the educational practice. Thus, this research is focused on the training of future Physics teachers in Basic Education in order to use ICT. Then, we focus on research in undergraduate Physics courses in five Federal Universities of the state of Rio Grande do Sul, in order to analyze the educational projects of these courses and to conduct interviews with teachers trainers of these institutions. This research confirmed the need to think of a less fragmented structure training in ICT - and not only them – will be discussed in different contexts and environments in order to permeate the whole training course. Keywords: Teacher Initial Training. Physics Teaching. Information and Communication Technologies.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/196410.35819/tear.v5.n1.a1964#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA2238-807910.35819/tear.v5.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1964/1487Guidotti, Charles dos SantosMackedanz, Luiz Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:05Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1964Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:05Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação pedagógica e tecnológica na formação inicial de professores
title Inovação pedagógica e tecnológica na formação inicial de professores
spellingShingle Inovação pedagógica e tecnológica na formação inicial de professores
Guidotti, Charles dos Santos
title_short Inovação pedagógica e tecnológica na formação inicial de professores
title_full Inovação pedagógica e tecnológica na formação inicial de professores
title_fullStr Inovação pedagógica e tecnológica na formação inicial de professores
title_full_unstemmed Inovação pedagógica e tecnológica na formação inicial de professores
title_sort Inovação pedagógica e tecnológica na formação inicial de professores
author Guidotti, Charles dos Santos
author_facet Guidotti, Charles dos Santos
Mackedanz, Luiz Fernando
author_role author
author2 Mackedanz, Luiz Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guidotti, Charles dos Santos
Mackedanz, Luiz Fernando
description Resumo: Este artigo analisa a forma e os desafios de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial de professores de Física. O objetivo geral é investigar os cursos de formação de professores, em nível de graduação, quanto aos conhecimentos referentes às TIC em sua base curricular, assim como compreender quais são os desafios desses cursos para proporcionar tal formação com qualidade. Partimos da hipótese de que os cursos de formação de professores de Física estão proporcionando poucos momentos que possibilitam problematizar as TIC durante a formação do educador, o qual não estaria percebendo a importância desses recursos e dos conhecimentos inerentes a eles, bem como a contribuição que possibilitam à prática educativa. Desse modo, essa investigação está focada na formação do futuro professor de Física da Educação Básica para o uso das TIC. Para isso, focalizamos a investigação nos cursos de licenciatura em Física de cinco universidades federais do RS, analisando os projetos pedagógicos desses cursos e realizando entrevistas com professores formadores dessas instituições. Esta pesquisa confirmou a necessidade de pensarmos em uma estrutura formativa menos fragmentada, em que as TIC – e não só elas – sejam discutidas em diferentes contextos e ambientes, de forma a permear todo o curso de formação. Palavras-Chave: Formação de Professores. Ensino de Física. Tecnologias de Informação e Comunicação. PEDAGOGICAL AND TECHNOLOGICAL INNOVATION IN TEACHERS’ INITIAL FORMATION Abstract: This article looks at the way and the challenges of integration of Information and Communication Technologies (ICT) in Physics teachers initial training. The overall objective is to investigate teacher training courses at the undergraduate level, as the knowledge related to ICT in their curriculum base, as well as understand what are the challenges for these courses provide such training quality. Our hypothesis is that the Physics teacher initial training courses are providing few moments that make it possible to question the ICT during the formation of the educator, which would not realize the importance of these resources and inherent knowledge as well as the contribution that enable the educational practice. Thus, this research is focused on the training of future Physics teachers in Basic Education in order to use ICT. Then, we focus on research in undergraduate Physics courses in five Federal Universities of the state of Rio Grande do Sul, in order to analyze the educational projects of these courses and to conduct interviews with teachers trainers of these institutions. This research confirmed the need to think of a less fragmented structure training in ICT - and not only them – will be discussed in different contexts and environments in order to permeate the whole training course. Keywords: Teacher Initial Training. Physics Teaching. Information and Communication Technologies.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1964
10.35819/tear.v5.n1.a1964
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1964
identifier_str_mv 10.35819/tear.v5.n1.a1964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1964/1487
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
2238-8079
10.35819/tear.v5.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918220189696