Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neves, Marcos Cesar Danhoni, Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2647
Resumo: Resumo: O NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition é um documento com caráter imparcial que tem como finalidade refletir como a educação pode ser impactada pelas tecnologias emergentes. Assim, o objetivo desse trabalho é verificar articulações entre documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition e refletir como essas articulações podem contribuir na formação de professores de Física. Procurou-se atender as recomendações da analise de conteúdo de Bardin (2011). Percebeu-se o quanto os documentos oficiais da educação amparam as recomendações apresentadas pelo NMC Horizon Report  - 2016 Higher Education Edition. No entanto, se a conversa entre os documentos e o relatório é uma realidade a ser comemorada, a tecedura revela um problema crucial à educação, a precária qualificação dos professores diante da necessidade de inserção da tecnologia. A necessidade de qualificação docente é uma realidade que também foi intensificada pelo advento da tecnologia e as licenciaturas como aquelas que vislumbram a formação de professores de Física, por exemplo, precisam nortear essa formação de acordo com as recomendações que categoricamente entrelaçam documentos e relatórios que amparam a educação.Palavras-chave: NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Documentos Oficiais da Educação. Tecnologia. Professores de Física.INTERLINKING OFFICIAL EDUCATION DOCUMENTS AND THE NMC HORIZON REPORT - 2016 HIGHER EDUCATION EDITION: A TIMELY LOOK AT TEACHER TRAINING IN PHYSICS Abstract: The NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition is a document with impartial character which aims to reflect how education can be affected by emerging technologies. The objective of this work is to verify links between official documents of education and the NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition and reflect how these joints can contribute to the formation of physics teachers. We sought to comply with the recommendations of the content analysis of Bardin (2011). It can be seen how the official documents of education bolster the recommendations made by the NMC Horizon Report - 2016 Higher Education Edition. However, if the conversation between the documents and the report is a reality to be celebrated, the spinning reveals a crucial problem to education, poor training of teachers on the need for integration of technology. The need for teaching qualification is a reality that was also intensified by the advent of technology and degrees as those that foresee the formation of physics teachers, for example, must guide such training in accordance with the recommendations that categorically intertwine documents and reports that support the education.Keywords: NMC Horizon Report: Higher Education Edition 2016. Official Documents of Education. Technology. Physics Teachers.
id IFRS-1_4233f84ba677bcecab256dab5a5d6667
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2647
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de FísicaResumo: O NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition é um documento com caráter imparcial que tem como finalidade refletir como a educação pode ser impactada pelas tecnologias emergentes. Assim, o objetivo desse trabalho é verificar articulações entre documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition e refletir como essas articulações podem contribuir na formação de professores de Física. Procurou-se atender as recomendações da analise de conteúdo de Bardin (2011). Percebeu-se o quanto os documentos oficiais da educação amparam as recomendações apresentadas pelo NMC Horizon Report  - 2016 Higher Education Edition. No entanto, se a conversa entre os documentos e o relatório é uma realidade a ser comemorada, a tecedura revela um problema crucial à educação, a precária qualificação dos professores diante da necessidade de inserção da tecnologia. A necessidade de qualificação docente é uma realidade que também foi intensificada pelo advento da tecnologia e as licenciaturas como aquelas que vislumbram a formação de professores de Física, por exemplo, precisam nortear essa formação de acordo com as recomendações que categoricamente entrelaçam documentos e relatórios que amparam a educação.Palavras-chave: NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Documentos Oficiais da Educação. Tecnologia. Professores de Física.INTERLINKING OFFICIAL EDUCATION DOCUMENTS AND THE NMC HORIZON REPORT - 2016 HIGHER EDUCATION EDITION: A TIMELY LOOK AT TEACHER TRAINING IN PHYSICS Abstract: The NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition is a document with impartial character which aims to reflect how education can be affected by emerging technologies. The objective of this work is to verify links between official documents of education and the NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition and reflect how these joints can contribute to the formation of physics teachers. We sought to comply with the recommendations of the content analysis of Bardin (2011). It can be seen how the official documents of education bolster the recommendations made by the NMC Horizon Report - 2016 Higher Education Edition. However, if the conversation between the documents and the report is a reality to be celebrated, the spinning reveals a crucial problem to education, poor training of teachers on the need for integration of technology. The need for teaching qualification is a reality that was also intensified by the advent of technology and degrees as those that foresee the formation of physics teachers, for example, must guide such training in accordance with the recommendations that categorically intertwine documents and reports that support the education.Keywords: NMC Horizon Report: Higher Education Edition 2016. Official Documents of Education. Technology. Physics Teachers.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/264710.35819/tear.v7.n1.a2647#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA2238-807910.35819/tear.v7.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2647/2014Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Marcos Gervânio de AzevedoNeves, Marcos Cesar DanhoniSilva, Sani de Carvalho Rutz da2019-08-25T00:34:05Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2647Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:05Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de Física
title Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de Física
spellingShingle Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de Física
Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
title_short Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de Física
title_full Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de Física
title_fullStr Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de Física
title_full_unstemmed Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de Física
title_sort Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de Física
author Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
author_facet Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
author_role author
author2 Neves, Marcos Cesar Danhoni
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
description Resumo: O NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition é um documento com caráter imparcial que tem como finalidade refletir como a educação pode ser impactada pelas tecnologias emergentes. Assim, o objetivo desse trabalho é verificar articulações entre documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition e refletir como essas articulações podem contribuir na formação de professores de Física. Procurou-se atender as recomendações da analise de conteúdo de Bardin (2011). Percebeu-se o quanto os documentos oficiais da educação amparam as recomendações apresentadas pelo NMC Horizon Report  - 2016 Higher Education Edition. No entanto, se a conversa entre os documentos e o relatório é uma realidade a ser comemorada, a tecedura revela um problema crucial à educação, a precária qualificação dos professores diante da necessidade de inserção da tecnologia. A necessidade de qualificação docente é uma realidade que também foi intensificada pelo advento da tecnologia e as licenciaturas como aquelas que vislumbram a formação de professores de Física, por exemplo, precisam nortear essa formação de acordo com as recomendações que categoricamente entrelaçam documentos e relatórios que amparam a educação.Palavras-chave: NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Documentos Oficiais da Educação. Tecnologia. Professores de Física.INTERLINKING OFFICIAL EDUCATION DOCUMENTS AND THE NMC HORIZON REPORT - 2016 HIGHER EDUCATION EDITION: A TIMELY LOOK AT TEACHER TRAINING IN PHYSICS Abstract: The NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition is a document with impartial character which aims to reflect how education can be affected by emerging technologies. The objective of this work is to verify links between official documents of education and the NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition and reflect how these joints can contribute to the formation of physics teachers. We sought to comply with the recommendations of the content analysis of Bardin (2011). It can be seen how the official documents of education bolster the recommendations made by the NMC Horizon Report - 2016 Higher Education Edition. However, if the conversation between the documents and the report is a reality to be celebrated, the spinning reveals a crucial problem to education, poor training of teachers on the need for integration of technology. The need for teaching qualification is a reality that was also intensified by the advent of technology and degrees as those that foresee the formation of physics teachers, for example, must guide such training in accordance with the recommendations that categorically intertwine documents and reports that support the education.Keywords: NMC Horizon Report: Higher Education Edition 2016. Official Documents of Education. Technology. Physics Teachers.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2647
10.35819/tear.v7.n1.a2647
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2647
identifier_str_mv 10.35819/tear.v7.n1.a2647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2647/2014
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
2238-8079
10.35819/tear.v7.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574559522816