Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Carla de Souza Gomes dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Menezes, Thiago de Paiva, da Hora, Henrique Rego Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828
Resumo: Resumo: As crescentes demandas por profissionais da área técnica no mercado acarretarão em gargalo de mão de obra especializada nos próximos anos. O avanço do sistema produtivo que gera estes postos de trabalho iniciou um processo de valorização da educação profissional e tecnológica por parte do governo. Como ainda são escassas as pesquisas na área, o presente estudo analisa e descreve o perfil profissional dos alunos e egressos de cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense, dos campi Campos-Centro, Campos-Guarus e Macaé que realizaram ou estão realizando o estágio. A técnica de data mining é a principal etapa da descoberta de conhecimento em banco com grande volume de dados. Para análise e tratamento analítico, adota-se o algoritmo C4.5 implementado pelo software WEKA. Conclui-se, por meio da interpretação dos resultados, que o estágio se apresenta como um caminho eficiente de inclusão do jovem no mundo do trabalho e que os cursos técnicos analisados são de qualidade. Por outro lado, é necessário fomentar as aulas práticas e acompanhar a experiência de estágio, e a partir destas ações, traçar estratégias educativas contínuas para o alinhamento do ensino com a realidade do mercado. Palavras-chave: Educação Profissional. Mineração de Dados. Estágio profissional. Mercado de Trabalho. STUDENTS' AND ALUMNI'S PROFILES ANALYSIS THROUGH THE DATA MINING TECHNIQUE: A CASE STUDY IN THE FLUMINENSE FEDERAL INSTITUTE Abstract: The growing demands for technical professionals in the market will lead to a skilled labor bottleneck in the coming years. The production system advancement that generates these jobs began a process of valuing vocational and technological education by the government. As yet there is little research in this area, this study describes and analyzes the professional profiles of the alumni of technical courses in the Federal Institute in Rio de Janeiro State Interior of the campi Campos-Centro, Guarus and Macaé that performed or are performing the internship. The data mining technique is the main step of knowledge discovery in database with a large volume of data. For analysis and analytical treatment, the C4.5 algorithm implemented by the WEKA software has been adopted. It is concluded, through the results interpretation, that the internship appears as an efficient way for the inclusion of youth in the labor market and that the technical courses analyzed have quality. On the other hand, it is necessary to promote the practical classes and to monitor the internship experience, and from these actions, strategize continuous education for the alignment of teaching with the market reality. Keywords: Professional education. Data mining. Internship. Labor market.
id IFRS-1_42c0ced731f38d2840b04ab251a0462a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1828
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal FluminenseResumo: As crescentes demandas por profissionais da área técnica no mercado acarretarão em gargalo de mão de obra especializada nos próximos anos. O avanço do sistema produtivo que gera estes postos de trabalho iniciou um processo de valorização da educação profissional e tecnológica por parte do governo. Como ainda são escassas as pesquisas na área, o presente estudo analisa e descreve o perfil profissional dos alunos e egressos de cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense, dos campi Campos-Centro, Campos-Guarus e Macaé que realizaram ou estão realizando o estágio. A técnica de data mining é a principal etapa da descoberta de conhecimento em banco com grande volume de dados. Para análise e tratamento analítico, adota-se o algoritmo C4.5 implementado pelo software WEKA. Conclui-se, por meio da interpretação dos resultados, que o estágio se apresenta como um caminho eficiente de inclusão do jovem no mundo do trabalho e que os cursos técnicos analisados são de qualidade. Por outro lado, é necessário fomentar as aulas práticas e acompanhar a experiência de estágio, e a partir destas ações, traçar estratégias educativas contínuas para o alinhamento do ensino com a realidade do mercado. Palavras-chave: Educação Profissional. Mineração de Dados. Estágio profissional. Mercado de Trabalho. STUDENTS' AND ALUMNI'S PROFILES ANALYSIS THROUGH THE DATA MINING TECHNIQUE: A CASE STUDY IN THE FLUMINENSE FEDERAL INSTITUTE Abstract: The growing demands for technical professionals in the market will lead to a skilled labor bottleneck in the coming years. The production system advancement that generates these jobs began a process of valuing vocational and technological education by the government. As yet there is little research in this area, this study describes and analyzes the professional profiles of the alumni of technical courses in the Federal Institute in Rio de Janeiro State Interior of the campi Campos-Centro, Guarus and Macaé that performed or are performing the internship. The data mining technique is the main step of knowledge discovery in database with a large volume of data. For analysis and analytical treatment, the C4.5 algorithm implemented by the WEKA software has been adopted. It is concluded, through the results interpretation, that the internship appears as an efficient way for the inclusion of youth in the labor market and that the technical courses analyzed have quality. On the other hand, it is necessary to promote the practical classes and to monitor the internship experience, and from these actions, strategize continuous education for the alignment of teaching with the market reality. Keywords: Professional education. Data mining. Internship. Labor market.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/182810.35819/tear.v3.n1.a1828#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO2238-807910.35819/tear.v3.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828/1427Santos, Ana Carla de Souza Gomes dosMenezes, Thiago de Paivada Hora, Henrique Rego Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:12Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1828Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:12Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense
title Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense
spellingShingle Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense
Santos, Ana Carla de Souza Gomes dos
title_short Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense
title_full Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense
title_fullStr Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense
title_full_unstemmed Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense
title_sort Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense
author Santos, Ana Carla de Souza Gomes dos
author_facet Santos, Ana Carla de Souza Gomes dos
Menezes, Thiago de Paiva
da Hora, Henrique Rego Monteiro
author_role author
author2 Menezes, Thiago de Paiva
da Hora, Henrique Rego Monteiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Carla de Souza Gomes dos
Menezes, Thiago de Paiva
da Hora, Henrique Rego Monteiro
description Resumo: As crescentes demandas por profissionais da área técnica no mercado acarretarão em gargalo de mão de obra especializada nos próximos anos. O avanço do sistema produtivo que gera estes postos de trabalho iniciou um processo de valorização da educação profissional e tecnológica por parte do governo. Como ainda são escassas as pesquisas na área, o presente estudo analisa e descreve o perfil profissional dos alunos e egressos de cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense, dos campi Campos-Centro, Campos-Guarus e Macaé que realizaram ou estão realizando o estágio. A técnica de data mining é a principal etapa da descoberta de conhecimento em banco com grande volume de dados. Para análise e tratamento analítico, adota-se o algoritmo C4.5 implementado pelo software WEKA. Conclui-se, por meio da interpretação dos resultados, que o estágio se apresenta como um caminho eficiente de inclusão do jovem no mundo do trabalho e que os cursos técnicos analisados são de qualidade. Por outro lado, é necessário fomentar as aulas práticas e acompanhar a experiência de estágio, e a partir destas ações, traçar estratégias educativas contínuas para o alinhamento do ensino com a realidade do mercado. Palavras-chave: Educação Profissional. Mineração de Dados. Estágio profissional. Mercado de Trabalho. STUDENTS' AND ALUMNI'S PROFILES ANALYSIS THROUGH THE DATA MINING TECHNIQUE: A CASE STUDY IN THE FLUMINENSE FEDERAL INSTITUTE Abstract: The growing demands for technical professionals in the market will lead to a skilled labor bottleneck in the coming years. The production system advancement that generates these jobs began a process of valuing vocational and technological education by the government. As yet there is little research in this area, this study describes and analyzes the professional profiles of the alumni of technical courses in the Federal Institute in Rio de Janeiro State Interior of the campi Campos-Centro, Guarus and Macaé that performed or are performing the internship. The data mining technique is the main step of knowledge discovery in database with a large volume of data. For analysis and analytical treatment, the C4.5 algorithm implemented by the WEKA software has been adopted. It is concluded, through the results interpretation, that the internship appears as an efficient way for the inclusion of youth in the labor market and that the technical courses analyzed have quality. On the other hand, it is necessary to promote the practical classes and to monitor the internship experience, and from these actions, strategize continuous education for the alignment of teaching with the market reality. Keywords: Professional education. Data mining. Internship. Labor market.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828
10.35819/tear.v3.n1.a1828
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828
identifier_str_mv 10.35819/tear.v3.n1.a1828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828/1427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
2238-8079
10.35819/tear.v3.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253917083533312