Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828 |
Resumo: | Resumo: As crescentes demandas por profissionais da área técnica no mercado acarretarão em gargalo de mão de obra especializada nos próximos anos. O avanço do sistema produtivo que gera estes postos de trabalho iniciou um processo de valorização da educação profissional e tecnológica por parte do governo. Como ainda são escassas as pesquisas na área, o presente estudo analisa e descreve o perfil profissional dos alunos e egressos de cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense, dos campi Campos-Centro, Campos-Guarus e Macaé que realizaram ou estão realizando o estágio. A técnica de data mining é a principal etapa da descoberta de conhecimento em banco com grande volume de dados. Para análise e tratamento analítico, adota-se o algoritmo C4.5 implementado pelo software WEKA. Conclui-se, por meio da interpretação dos resultados, que o estágio se apresenta como um caminho eficiente de inclusão do jovem no mundo do trabalho e que os cursos técnicos analisados são de qualidade. Por outro lado, é necessário fomentar as aulas práticas e acompanhar a experiência de estágio, e a partir destas ações, traçar estratégias educativas contínuas para o alinhamento do ensino com a realidade do mercado. Palavras-chave: Educação Profissional. Mineração de Dados. Estágio profissional. Mercado de Trabalho. STUDENTS' AND ALUMNI'S PROFILES ANALYSIS THROUGH THE DATA MINING TECHNIQUE: A CASE STUDY IN THE FLUMINENSE FEDERAL INSTITUTE Abstract: The growing demands for technical professionals in the market will lead to a skilled labor bottleneck in the coming years. The production system advancement that generates these jobs began a process of valuing vocational and technological education by the government. As yet there is little research in this area, this study describes and analyzes the professional profiles of the alumni of technical courses in the Federal Institute in Rio de Janeiro State Interior of the campi Campos-Centro, Guarus and Macaé that performed or are performing the internship. The data mining technique is the main step of knowledge discovery in database with a large volume of data. For analysis and analytical treatment, the C4.5 algorithm implemented by the WEKA software has been adopted. It is concluded, through the results interpretation, that the internship appears as an efficient way for the inclusion of youth in the labor market and that the technical courses analyzed have quality. On the other hand, it is necessary to promote the practical classes and to monitor the internship experience, and from these actions, strategize continuous education for the alignment of teaching with the market reality. Keywords: Professional education. Data mining. Internship. Labor market. |
id |
IFRS-1_42c0ced731f38d2840b04ab251a0462a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1828 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal FluminenseResumo: As crescentes demandas por profissionais da área técnica no mercado acarretarão em gargalo de mão de obra especializada nos próximos anos. O avanço do sistema produtivo que gera estes postos de trabalho iniciou um processo de valorização da educação profissional e tecnológica por parte do governo. Como ainda são escassas as pesquisas na área, o presente estudo analisa e descreve o perfil profissional dos alunos e egressos de cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense, dos campi Campos-Centro, Campos-Guarus e Macaé que realizaram ou estão realizando o estágio. A técnica de data mining é a principal etapa da descoberta de conhecimento em banco com grande volume de dados. Para análise e tratamento analítico, adota-se o algoritmo C4.5 implementado pelo software WEKA. Conclui-se, por meio da interpretação dos resultados, que o estágio se apresenta como um caminho eficiente de inclusão do jovem no mundo do trabalho e que os cursos técnicos analisados são de qualidade. Por outro lado, é necessário fomentar as aulas práticas e acompanhar a experiência de estágio, e a partir destas ações, traçar estratégias educativas contínuas para o alinhamento do ensino com a realidade do mercado. Palavras-chave: Educação Profissional. Mineração de Dados. Estágio profissional. Mercado de Trabalho. STUDENTS' AND ALUMNI'S PROFILES ANALYSIS THROUGH THE DATA MINING TECHNIQUE: A CASE STUDY IN THE FLUMINENSE FEDERAL INSTITUTE Abstract: The growing demands for technical professionals in the market will lead to a skilled labor bottleneck in the coming years. The production system advancement that generates these jobs began a process of valuing vocational and technological education by the government. As yet there is little research in this area, this study describes and analyzes the professional profiles of the alumni of technical courses in the Federal Institute in Rio de Janeiro State Interior of the campi Campos-Centro, Guarus and Macaé that performed or are performing the internship. The data mining technique is the main step of knowledge discovery in database with a large volume of data. For analysis and analytical treatment, the C4.5 algorithm implemented by the WEKA software has been adopted. It is concluded, through the results interpretation, that the internship appears as an efficient way for the inclusion of youth in the labor market and that the technical courses analyzed have quality. On the other hand, it is necessary to promote the practical classes and to monitor the internship experience, and from these actions, strategize continuous education for the alignment of teaching with the market reality. Keywords: Professional education. Data mining. Internship. Labor market.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/182810.35819/tear.v3.n1.a1828#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO2238-807910.35819/tear.v3.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828/1427Santos, Ana Carla de Souza Gomes dosMenezes, Thiago de Paivada Hora, Henrique Rego Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:12Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1828Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:12Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense |
title |
Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense |
spellingShingle |
Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense Santos, Ana Carla de Souza Gomes dos |
title_short |
Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense |
title_full |
Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense |
title_fullStr |
Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense |
title_full_unstemmed |
Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense |
title_sort |
Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense |
author |
Santos, Ana Carla de Souza Gomes dos |
author_facet |
Santos, Ana Carla de Souza Gomes dos Menezes, Thiago de Paiva da Hora, Henrique Rego Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Thiago de Paiva da Hora, Henrique Rego Monteiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Carla de Souza Gomes dos Menezes, Thiago de Paiva da Hora, Henrique Rego Monteiro |
description |
Resumo: As crescentes demandas por profissionais da área técnica no mercado acarretarão em gargalo de mão de obra especializada nos próximos anos. O avanço do sistema produtivo que gera estes postos de trabalho iniciou um processo de valorização da educação profissional e tecnológica por parte do governo. Como ainda são escassas as pesquisas na área, o presente estudo analisa e descreve o perfil profissional dos alunos e egressos de cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense, dos campi Campos-Centro, Campos-Guarus e Macaé que realizaram ou estão realizando o estágio. A técnica de data mining é a principal etapa da descoberta de conhecimento em banco com grande volume de dados. Para análise e tratamento analítico, adota-se o algoritmo C4.5 implementado pelo software WEKA. Conclui-se, por meio da interpretação dos resultados, que o estágio se apresenta como um caminho eficiente de inclusão do jovem no mundo do trabalho e que os cursos técnicos analisados são de qualidade. Por outro lado, é necessário fomentar as aulas práticas e acompanhar a experiência de estágio, e a partir destas ações, traçar estratégias educativas contínuas para o alinhamento do ensino com a realidade do mercado. Palavras-chave: Educação Profissional. Mineração de Dados. Estágio profissional. Mercado de Trabalho. STUDENTS' AND ALUMNI'S PROFILES ANALYSIS THROUGH THE DATA MINING TECHNIQUE: A CASE STUDY IN THE FLUMINENSE FEDERAL INSTITUTE Abstract: The growing demands for technical professionals in the market will lead to a skilled labor bottleneck in the coming years. The production system advancement that generates these jobs began a process of valuing vocational and technological education by the government. As yet there is little research in this area, this study describes and analyzes the professional profiles of the alumni of technical courses in the Federal Institute in Rio de Janeiro State Interior of the campi Campos-Centro, Guarus and Macaé that performed or are performing the internship. The data mining technique is the main step of knowledge discovery in database with a large volume of data. For analysis and analytical treatment, the C4.5 algorithm implemented by the WEKA software has been adopted. It is concluded, through the results interpretation, that the internship appears as an efficient way for the inclusion of youth in the labor market and that the technical courses analyzed have quality. On the other hand, it is necessary to promote the practical classes and to monitor the internship experience, and from these actions, strategize continuous education for the alignment of teaching with the market reality. Keywords: Professional education. Data mining. Internship. Labor market. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828 10.35819/tear.v3.n1.a1828 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v3.n1.a1828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828/1427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO 2238-8079 10.35819/tear.v3.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253917083533312 |