Os Avanços Tecnológicos Desumanizam o Ensino Médico?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Hugo Cataud Pacheco
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Fernanda Antoniollo Hammes de, Barros, Daniela Marti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1688
Resumo: Resumo: Os recursos tecnológicos são ferramentas que auxiliam docentes e o uso racional desses enriquece a aula, auxiliando os alunos no processo de aprendizagem. Essa perspectiva reflete no ensino médico, o qual necessita se adaptar as novas demandas da educação. Nessa linha de pensamento, no presente artigo, apresentamos a educação médica em cenários pedagógicos distintos em que o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) auxilia professores no processo de ensino/aprendizagem, interferindo positivamente na  relação entre  aluno, professor e conteúdos. Destacamos ainda, o fato de que o uso das TICs é uma alternativa interessante diante da necessidade de humanizar o ensino médico. Palavras-chave: Ensino Médico. Recursos Tecnológicos. Desumanização. DO TECHNOLOGICAL ADVANCES DEHUMANIZE MEDICAL TEACHING? Abstract: The technological resources are tools that help teachers and the rational use of these enriches the classroom, helping students in the learning process. This perspective reflects on medical education, which needs to adapt to the new demands of education. In this line of thought, in this article we present the medical education in different pedagogical scenarios in which the use of Information and Communication Technologies (ICTs) assists teachers in the process of teaching, interfering positively in the relationship between  student, professor and subjects. We highlight the fact that the use of ICTs is an interesting alternative in the face of the need to humanize the medical teaching. Key words: Medical Teaching. Technological Resources. Dehumanization.
id IFRS-1_5cddf6beda70b7d6e8c7b47fa9ed5384
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1688
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Os Avanços Tecnológicos Desumanizam o Ensino Médico?Resumo: Os recursos tecnológicos são ferramentas que auxiliam docentes e o uso racional desses enriquece a aula, auxiliando os alunos no processo de aprendizagem. Essa perspectiva reflete no ensino médico, o qual necessita se adaptar as novas demandas da educação. Nessa linha de pensamento, no presente artigo, apresentamos a educação médica em cenários pedagógicos distintos em que o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) auxilia professores no processo de ensino/aprendizagem, interferindo positivamente na  relação entre  aluno, professor e conteúdos. Destacamos ainda, o fato de que o uso das TICs é uma alternativa interessante diante da necessidade de humanizar o ensino médico. Palavras-chave: Ensino Médico. Recursos Tecnológicos. Desumanização. DO TECHNOLOGICAL ADVANCES DEHUMANIZE MEDICAL TEACHING? Abstract: The technological resources are tools that help teachers and the rational use of these enriches the classroom, helping students in the learning process. This perspective reflects on medical education, which needs to adapt to the new demands of education. In this line of thought, in this article we present the medical education in different pedagogical scenarios in which the use of Information and Communication Technologies (ICTs) assists teachers in the process of teaching, interfering positively in the relationship between  student, professor and subjects. We highlight the fact that the use of ICTs is an interesting alternative in the face of the need to humanize the medical teaching. Key words: Medical Teaching. Technological Resources. Dehumanization.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/168810.35819/tear.v1.n1.a1688#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1688/1359Pereira, Hugo Cataud PachecoCarvalho, Fernanda Antoniollo Hammes deBarros, Daniela Martiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:14Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1688Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:14Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Avanços Tecnológicos Desumanizam o Ensino Médico?
title Os Avanços Tecnológicos Desumanizam o Ensino Médico?
spellingShingle Os Avanços Tecnológicos Desumanizam o Ensino Médico?
Pereira, Hugo Cataud Pacheco
title_short Os Avanços Tecnológicos Desumanizam o Ensino Médico?
title_full Os Avanços Tecnológicos Desumanizam o Ensino Médico?
title_fullStr Os Avanços Tecnológicos Desumanizam o Ensino Médico?
title_full_unstemmed Os Avanços Tecnológicos Desumanizam o Ensino Médico?
title_sort Os Avanços Tecnológicos Desumanizam o Ensino Médico?
author Pereira, Hugo Cataud Pacheco
author_facet Pereira, Hugo Cataud Pacheco
Carvalho, Fernanda Antoniollo Hammes de
Barros, Daniela Marti
author_role author
author2 Carvalho, Fernanda Antoniollo Hammes de
Barros, Daniela Marti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Hugo Cataud Pacheco
Carvalho, Fernanda Antoniollo Hammes de
Barros, Daniela Marti
description Resumo: Os recursos tecnológicos são ferramentas que auxiliam docentes e o uso racional desses enriquece a aula, auxiliando os alunos no processo de aprendizagem. Essa perspectiva reflete no ensino médico, o qual necessita se adaptar as novas demandas da educação. Nessa linha de pensamento, no presente artigo, apresentamos a educação médica em cenários pedagógicos distintos em que o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) auxilia professores no processo de ensino/aprendizagem, interferindo positivamente na  relação entre  aluno, professor e conteúdos. Destacamos ainda, o fato de que o uso das TICs é uma alternativa interessante diante da necessidade de humanizar o ensino médico. Palavras-chave: Ensino Médico. Recursos Tecnológicos. Desumanização. DO TECHNOLOGICAL ADVANCES DEHUMANIZE MEDICAL TEACHING? Abstract: The technological resources are tools that help teachers and the rational use of these enriches the classroom, helping students in the learning process. This perspective reflects on medical education, which needs to adapt to the new demands of education. In this line of thought, in this article we present the medical education in different pedagogical scenarios in which the use of Information and Communication Technologies (ICTs) assists teachers in the process of teaching, interfering positively in the relationship between  student, professor and subjects. We highlight the fact that the use of ICTs is an interesting alternative in the face of the need to humanize the medical teaching. Key words: Medical Teaching. Technological Resources. Dehumanization.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1688
10.35819/tear.v1.n1.a1688
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1688
identifier_str_mv 10.35819/tear.v1.n1.a1688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1688/1359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v1.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951573721710592