Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valerio Netto, Antonio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083
Resumo: Resumo: O artigo apresenta uma proposta para utilização de uma metodologia ativa baseada em Problem Based Learning (PBL) juntamente com o emprego de simuladores de realidade virtual (RV) com o objetivo de auxiliar no aprendizado e no treinamento de profissionais das áreas de segurança pública e privada. Determinadas técnicas, como a OMD (Observação, Memorização, Descrição) e a IDA (Identificar, Decidir, Agir), não são praticadas continuamente devido à dificuldade de se aplicar algum tipo de treinamento escalável, de baixo custo e que gere indicadores de desempenho adequados. Foram realizados testes de campo para validar a nova proposta e verificar a aderência da metodologia junto a público alvo. O propósito foi demonstrar que os módulos de treinamento baseado em PBL com simuladores de RV são capazes de compor uma plataforma de tecnologia educacional com o objetivo de aumentar o engajamento e melhorar a curva de aprendizagem do profissional de segurança.Palavras-chave: Realidade virtual. Simulador. Segurança pública e privada. Problem based learning. Treinamento de profissionais. APPLICATION OF VIRTUAL REALITY SIMULATORS AND PROBLEM BASED LEARNING FOR THE TRAINING OF PROFESSIONALS OF THE SECURITY AREAAbstract: The article presents a proposal for the use of an active methodology based on Problem Based Learning (PBL) together with the use of virtual reality simulators (VR) with the objective of assisting in the learning and training of professionals in the areas of public and private security. Certain techniques, such as OMD (Observation, Memorization, Description) and IDA (Identify, Decide, Act), are not continually practiced because of the difficulty of implementing some kind of scalable, low cost training and generating adequate performance indicators . Field tests were carried out to validate the new proposal and verify the adherence of the methodology to the target audience. The purpose was to demonstrate that the PBL-based training modules with RV simulators are able to compose an educational technology platform with the goal of increasing engagement and improving the learning curve of the safety professional.Keywords: Virtual reality. Simulator. Public and private security. Problem based learning. Professional training.
id IFRS-1_80f7ddd5d436e18bf2dceb81c3a7088e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3083
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurançaResumo: O artigo apresenta uma proposta para utilização de uma metodologia ativa baseada em Problem Based Learning (PBL) juntamente com o emprego de simuladores de realidade virtual (RV) com o objetivo de auxiliar no aprendizado e no treinamento de profissionais das áreas de segurança pública e privada. Determinadas técnicas, como a OMD (Observação, Memorização, Descrição) e a IDA (Identificar, Decidir, Agir), não são praticadas continuamente devido à dificuldade de se aplicar algum tipo de treinamento escalável, de baixo custo e que gere indicadores de desempenho adequados. Foram realizados testes de campo para validar a nova proposta e verificar a aderência da metodologia junto a público alvo. O propósito foi demonstrar que os módulos de treinamento baseado em PBL com simuladores de RV são capazes de compor uma plataforma de tecnologia educacional com o objetivo de aumentar o engajamento e melhorar a curva de aprendizagem do profissional de segurança.Palavras-chave: Realidade virtual. Simulador. Segurança pública e privada. Problem based learning. Treinamento de profissionais. APPLICATION OF VIRTUAL REALITY SIMULATORS AND PROBLEM BASED LEARNING FOR THE TRAINING OF PROFESSIONALS OF THE SECURITY AREAAbstract: The article presents a proposal for the use of an active methodology based on Problem Based Learning (PBL) together with the use of virtual reality simulators (VR) with the objective of assisting in the learning and training of professionals in the areas of public and private security. Certain techniques, such as OMD (Observation, Memorization, Description) and IDA (Identify, Decide, Act), are not continually practiced because of the difficulty of implementing some kind of scalable, low cost training and generating adequate performance indicators . Field tests were carried out to validate the new proposal and verify the adherence of the methodology to the target audience. The purpose was to demonstrate that the PBL-based training modules with RV simulators are able to compose an educational technology platform with the goal of increasing engagement and improving the learning curve of the safety professional.Keywords: Virtual reality. Simulator. Public and private security. Problem based learning. Professional training.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/308310.35819/tear.v7.n2.a3083#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083/2114Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessValerio Netto, Antonio2019-10-23T17:14:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3083Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-10-23T17:14:36Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança
title Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança
spellingShingle Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança
Valerio Netto, Antonio
title_short Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança
title_full Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança
title_fullStr Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança
title_full_unstemmed Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança
title_sort Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança
author Valerio Netto, Antonio
author_facet Valerio Netto, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valerio Netto, Antonio
description Resumo: O artigo apresenta uma proposta para utilização de uma metodologia ativa baseada em Problem Based Learning (PBL) juntamente com o emprego de simuladores de realidade virtual (RV) com o objetivo de auxiliar no aprendizado e no treinamento de profissionais das áreas de segurança pública e privada. Determinadas técnicas, como a OMD (Observação, Memorização, Descrição) e a IDA (Identificar, Decidir, Agir), não são praticadas continuamente devido à dificuldade de se aplicar algum tipo de treinamento escalável, de baixo custo e que gere indicadores de desempenho adequados. Foram realizados testes de campo para validar a nova proposta e verificar a aderência da metodologia junto a público alvo. O propósito foi demonstrar que os módulos de treinamento baseado em PBL com simuladores de RV são capazes de compor uma plataforma de tecnologia educacional com o objetivo de aumentar o engajamento e melhorar a curva de aprendizagem do profissional de segurança.Palavras-chave: Realidade virtual. Simulador. Segurança pública e privada. Problem based learning. Treinamento de profissionais. APPLICATION OF VIRTUAL REALITY SIMULATORS AND PROBLEM BASED LEARNING FOR THE TRAINING OF PROFESSIONALS OF THE SECURITY AREAAbstract: The article presents a proposal for the use of an active methodology based on Problem Based Learning (PBL) together with the use of virtual reality simulators (VR) with the objective of assisting in the learning and training of professionals in the areas of public and private security. Certain techniques, such as OMD (Observation, Memorization, Description) and IDA (Identify, Decide, Act), are not continually practiced because of the difficulty of implementing some kind of scalable, low cost training and generating adequate performance indicators . Field tests were carried out to validate the new proposal and verify the adherence of the methodology to the target audience. The purpose was to demonstrate that the PBL-based training modules with RV simulators are able to compose an educational technology platform with the goal of increasing engagement and improving the learning curve of the safety professional.Keywords: Virtual reality. Simulator. Public and private security. Problem based learning. Professional training.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083
10.35819/tear.v7.n2.a3083
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083
identifier_str_mv 10.35819/tear.v7.n2.a3083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083/2114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
2238-8079
10.35819/tear.v7.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574608805888