Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083 |
Resumo: | Resumo: O artigo apresenta uma proposta para utilização de uma metodologia ativa baseada em Problem Based Learning (PBL) juntamente com o emprego de simuladores de realidade virtual (RV) com o objetivo de auxiliar no aprendizado e no treinamento de profissionais das áreas de segurança pública e privada. Determinadas técnicas, como a OMD (Observação, Memorização, Descrição) e a IDA (Identificar, Decidir, Agir), não são praticadas continuamente devido à dificuldade de se aplicar algum tipo de treinamento escalável, de baixo custo e que gere indicadores de desempenho adequados. Foram realizados testes de campo para validar a nova proposta e verificar a aderência da metodologia junto a público alvo. O propósito foi demonstrar que os módulos de treinamento baseado em PBL com simuladores de RV são capazes de compor uma plataforma de tecnologia educacional com o objetivo de aumentar o engajamento e melhorar a curva de aprendizagem do profissional de segurança.Palavras-chave: Realidade virtual. Simulador. Segurança pública e privada. Problem based learning. Treinamento de profissionais. APPLICATION OF VIRTUAL REALITY SIMULATORS AND PROBLEM BASED LEARNING FOR THE TRAINING OF PROFESSIONALS OF THE SECURITY AREAAbstract: The article presents a proposal for the use of an active methodology based on Problem Based Learning (PBL) together with the use of virtual reality simulators (VR) with the objective of assisting in the learning and training of professionals in the areas of public and private security. Certain techniques, such as OMD (Observation, Memorization, Description) and IDA (Identify, Decide, Act), are not continually practiced because of the difficulty of implementing some kind of scalable, low cost training and generating adequate performance indicators . Field tests were carried out to validate the new proposal and verify the adherence of the methodology to the target audience. The purpose was to demonstrate that the PBL-based training modules with RV simulators are able to compose an educational technology platform with the goal of increasing engagement and improving the learning curve of the safety professional.Keywords: Virtual reality. Simulator. Public and private security. Problem based learning. Professional training. |
id |
IFRS-1_80f7ddd5d436e18bf2dceb81c3a7088e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3083 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurançaResumo: O artigo apresenta uma proposta para utilização de uma metodologia ativa baseada em Problem Based Learning (PBL) juntamente com o emprego de simuladores de realidade virtual (RV) com o objetivo de auxiliar no aprendizado e no treinamento de profissionais das áreas de segurança pública e privada. Determinadas técnicas, como a OMD (Observação, Memorização, Descrição) e a IDA (Identificar, Decidir, Agir), não são praticadas continuamente devido à dificuldade de se aplicar algum tipo de treinamento escalável, de baixo custo e que gere indicadores de desempenho adequados. Foram realizados testes de campo para validar a nova proposta e verificar a aderência da metodologia junto a público alvo. O propósito foi demonstrar que os módulos de treinamento baseado em PBL com simuladores de RV são capazes de compor uma plataforma de tecnologia educacional com o objetivo de aumentar o engajamento e melhorar a curva de aprendizagem do profissional de segurança.Palavras-chave: Realidade virtual. Simulador. Segurança pública e privada. Problem based learning. Treinamento de profissionais. APPLICATION OF VIRTUAL REALITY SIMULATORS AND PROBLEM BASED LEARNING FOR THE TRAINING OF PROFESSIONALS OF THE SECURITY AREAAbstract: The article presents a proposal for the use of an active methodology based on Problem Based Learning (PBL) together with the use of virtual reality simulators (VR) with the objective of assisting in the learning and training of professionals in the areas of public and private security. Certain techniques, such as OMD (Observation, Memorization, Description) and IDA (Identify, Decide, Act), are not continually practiced because of the difficulty of implementing some kind of scalable, low cost training and generating adequate performance indicators . Field tests were carried out to validate the new proposal and verify the adherence of the methodology to the target audience. The purpose was to demonstrate that the PBL-based training modules with RV simulators are able to compose an educational technology platform with the goal of increasing engagement and improving the learning curve of the safety professional.Keywords: Virtual reality. Simulator. Public and private security. Problem based learning. Professional training.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/308310.35819/tear.v7.n2.a3083#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083/2114Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessValerio Netto, Antonio2019-10-23T17:14:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3083Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-10-23T17:14:36Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança |
title |
Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança |
spellingShingle |
Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança Valerio Netto, Antonio |
title_short |
Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança |
title_full |
Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança |
title_fullStr |
Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança |
title_full_unstemmed |
Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança |
title_sort |
Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança |
author |
Valerio Netto, Antonio |
author_facet |
Valerio Netto, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valerio Netto, Antonio |
description |
Resumo: O artigo apresenta uma proposta para utilização de uma metodologia ativa baseada em Problem Based Learning (PBL) juntamente com o emprego de simuladores de realidade virtual (RV) com o objetivo de auxiliar no aprendizado e no treinamento de profissionais das áreas de segurança pública e privada. Determinadas técnicas, como a OMD (Observação, Memorização, Descrição) e a IDA (Identificar, Decidir, Agir), não são praticadas continuamente devido à dificuldade de se aplicar algum tipo de treinamento escalável, de baixo custo e que gere indicadores de desempenho adequados. Foram realizados testes de campo para validar a nova proposta e verificar a aderência da metodologia junto a público alvo. O propósito foi demonstrar que os módulos de treinamento baseado em PBL com simuladores de RV são capazes de compor uma plataforma de tecnologia educacional com o objetivo de aumentar o engajamento e melhorar a curva de aprendizagem do profissional de segurança.Palavras-chave: Realidade virtual. Simulador. Segurança pública e privada. Problem based learning. Treinamento de profissionais. APPLICATION OF VIRTUAL REALITY SIMULATORS AND PROBLEM BASED LEARNING FOR THE TRAINING OF PROFESSIONALS OF THE SECURITY AREAAbstract: The article presents a proposal for the use of an active methodology based on Problem Based Learning (PBL) together with the use of virtual reality simulators (VR) with the objective of assisting in the learning and training of professionals in the areas of public and private security. Certain techniques, such as OMD (Observation, Memorization, Description) and IDA (Identify, Decide, Act), are not continually practiced because of the difficulty of implementing some kind of scalable, low cost training and generating adequate performance indicators . Field tests were carried out to validate the new proposal and verify the adherence of the methodology to the target audience. The purpose was to demonstrate that the PBL-based training modules with RV simulators are able to compose an educational technology platform with the goal of increasing engagement and improving the learning curve of the safety professional.Keywords: Virtual reality. Simulator. Public and private security. Problem based learning. Professional training. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083 10.35819/tear.v7.n2.a3083 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v7.n2.a3083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083/2114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS 2238-8079 10.35819/tear.v7.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574608805888 |