A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boer, Noemi
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Cristiano Bittencourt dos, Barin, Nilsa Reichert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016
Resumo: Resumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente. CORA CORALINA’S POETRY FROM THE PERSPECTIVE OF THEATRE EDUCATION: DRAMATURGY UNDER CONSTRUCTIONResumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente.   
id IFRS-1_8fd015a5a13c219e37b2cfb77c3b343f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2016
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construçãoResumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente. CORA CORALINA’S POETRY FROM THE PERSPECTIVE OF THEATRE EDUCATION: DRAMATURGY UNDER CONSTRUCTIONResumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente.   Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/201610.35819/tear.v5.n2.a2016#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v5.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016/1505Boer, NoemiSantos, Cristiano Bittencourt dosBarin, Nilsa Reichertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:34:14Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2016Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:14Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção
title A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção
spellingShingle A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção
Boer, Noemi
title_short A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção
title_full A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção
title_fullStr A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção
title_full_unstemmed A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção
title_sort A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção
author Boer, Noemi
author_facet Boer, Noemi
Santos, Cristiano Bittencourt dos
Barin, Nilsa Reichert
author_role author
author2 Santos, Cristiano Bittencourt dos
Barin, Nilsa Reichert
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boer, Noemi
Santos, Cristiano Bittencourt dos
Barin, Nilsa Reichert
description Resumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente. CORA CORALINA’S POETRY FROM THE PERSPECTIVE OF THEATRE EDUCATION: DRAMATURGY UNDER CONSTRUCTIONResumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente.   
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016
10.35819/tear.v5.n2.a2016
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016
identifier_str_mv 10.35819/tear.v5.n2.a2016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016/1505
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v5.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1752129770039017472