A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente. CORA CORALINA’S POETRY FROM THE PERSPECTIVE OF THEATRE EDUCATION: DRAMATURGY UNDER CONSTRUCTIONResumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente. |
id |
IFRS-1_8fd015a5a13c219e37b2cfb77c3b343f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2016 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construçãoResumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente. CORA CORALINA’S POETRY FROM THE PERSPECTIVE OF THEATRE EDUCATION: DRAMATURGY UNDER CONSTRUCTIONResumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/201610.35819/tear.v5.n2.a2016#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v5.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016/1505Boer, NoemiSantos, Cristiano Bittencourt dosBarin, Nilsa Reichertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:34:14Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2016Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:14Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção |
title |
A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção |
spellingShingle |
A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção Boer, Noemi |
title_short |
A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção |
title_full |
A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção |
title_fullStr |
A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção |
title_full_unstemmed |
A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção |
title_sort |
A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção |
author |
Boer, Noemi |
author_facet |
Boer, Noemi Santos, Cristiano Bittencourt dos Barin, Nilsa Reichert |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cristiano Bittencourt dos Barin, Nilsa Reichert |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boer, Noemi Santos, Cristiano Bittencourt dos Barin, Nilsa Reichert |
description |
Resumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente. CORA CORALINA’S POETRY FROM THE PERSPECTIVE OF THEATRE EDUCATION: DRAMATURGY UNDER CONSTRUCTIONResumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016 10.35819/tear.v5.n2.a2016 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v5.n2.a2016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016/1505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO 2238-8079 10.35819/tear.v5.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1752129770039017472 |