Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2740 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Programação de Computadores e Matemática Financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica. A ferramenta utilizada foi o software App Inventor. Inicialmente, no percurso metodológico, a Matemática Financeira foi trabalhada de forma “tradicional” para, posteriormente, apresentarmos a possibilidade de programar aplicativos financeiros para o cálculo de Juros simples e Compostos. Os estudantes responderam a dois questionários. Apresentaremos aqui como se deu a aceitação dos estudantes em relação a proposta de trabalho interdisciplinar, bem como a análise de suas respostas aos questionários propostos. Fica evidenciado que a integração das disciplinas teve grande influência no processo de construção do conhecimento de Matemática Financeira.Palavras chave: Interdisciplinaridade. Matemática Financeira. Programação. App Inventor. AN INTERDISCIPLINARY PROPOSAL FOR THE DEVELOPMENT OF FINANCIAL MATHEMATICS APPLICATIONS IN ELECTRICAL ENGINEERING UNDERGRADUATION COURSEAbstract: This article aims to present a proposal of interdisciplinary work between the disciplines of Computer Programming and Financial Mathematics in an Electrical Engineering undergraduate course. The digital tool used was App Inventor software. In the methodological course, initially, "Financial Mathematics" was worked in a "traditional" way to later present the possibility of programming financial applications for the calculation of simple and compound interest. The students answered two questionnaires. We present here how students were accepted in relation to the interdisciplinary work proposal, as well as the analysis of their answers to the questionnaires proposed. It is evidenced that the integration of the disciplines had great influence in the process of construction of the knowledge of Financial Mathematics.Keywords: Interdisciplinarity. Financial Mathematics. Programming. App Inventor. |
id |
IFRS-1_9342d5a5c2955ae96cf81b38b6fd3cbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2740 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia ElétricaResumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Programação de Computadores e Matemática Financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica. A ferramenta utilizada foi o software App Inventor. Inicialmente, no percurso metodológico, a Matemática Financeira foi trabalhada de forma “tradicional” para, posteriormente, apresentarmos a possibilidade de programar aplicativos financeiros para o cálculo de Juros simples e Compostos. Os estudantes responderam a dois questionários. Apresentaremos aqui como se deu a aceitação dos estudantes em relação a proposta de trabalho interdisciplinar, bem como a análise de suas respostas aos questionários propostos. Fica evidenciado que a integração das disciplinas teve grande influência no processo de construção do conhecimento de Matemática Financeira.Palavras chave: Interdisciplinaridade. Matemática Financeira. Programação. App Inventor. AN INTERDISCIPLINARY PROPOSAL FOR THE DEVELOPMENT OF FINANCIAL MATHEMATICS APPLICATIONS IN ELECTRICAL ENGINEERING UNDERGRADUATION COURSEAbstract: This article aims to present a proposal of interdisciplinary work between the disciplines of Computer Programming and Financial Mathematics in an Electrical Engineering undergraduate course. The digital tool used was App Inventor software. In the methodological course, initially, "Financial Mathematics" was worked in a "traditional" way to later present the possibility of programming financial applications for the calculation of simple and compound interest. The students answered two questionnaires. We present here how students were accepted in relation to the interdisciplinary work proposal, as well as the analysis of their answers to the questionnaires proposed. It is evidenced that the integration of the disciplines had great influence in the process of construction of the knowledge of Financial Mathematics.Keywords: Interdisciplinarity. Financial Mathematics. Programming. App Inventor. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/274010.35819/tear.v7.n1.a2740#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA2238-807910.35819/tear.v7.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2740/2017Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessElias, Ana Paula de Andrade JanzMotta, Marcelo SouzaHussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva2019-08-25T00:34:04Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2740Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:04Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica |
title |
Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica |
spellingShingle |
Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica Elias, Ana Paula de Andrade Janz |
title_short |
Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica |
title_full |
Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica |
title_fullStr |
Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica |
title_full_unstemmed |
Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica |
title_sort |
Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica |
author |
Elias, Ana Paula de Andrade Janz |
author_facet |
Elias, Ana Paula de Andrade Janz Motta, Marcelo Souza Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva |
author_role |
author |
author2 |
Motta, Marcelo Souza Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elias, Ana Paula de Andrade Janz Motta, Marcelo Souza Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva |
description |
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Programação de Computadores e Matemática Financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica. A ferramenta utilizada foi o software App Inventor. Inicialmente, no percurso metodológico, a Matemática Financeira foi trabalhada de forma “tradicional” para, posteriormente, apresentarmos a possibilidade de programar aplicativos financeiros para o cálculo de Juros simples e Compostos. Os estudantes responderam a dois questionários. Apresentaremos aqui como se deu a aceitação dos estudantes em relação a proposta de trabalho interdisciplinar, bem como a análise de suas respostas aos questionários propostos. Fica evidenciado que a integração das disciplinas teve grande influência no processo de construção do conhecimento de Matemática Financeira.Palavras chave: Interdisciplinaridade. Matemática Financeira. Programação. App Inventor. AN INTERDISCIPLINARY PROPOSAL FOR THE DEVELOPMENT OF FINANCIAL MATHEMATICS APPLICATIONS IN ELECTRICAL ENGINEERING UNDERGRADUATION COURSEAbstract: This article aims to present a proposal of interdisciplinary work between the disciplines of Computer Programming and Financial Mathematics in an Electrical Engineering undergraduate course. The digital tool used was App Inventor software. In the methodological course, initially, "Financial Mathematics" was worked in a "traditional" way to later present the possibility of programming financial applications for the calculation of simple and compound interest. The students answered two questionnaires. We present here how students were accepted in relation to the interdisciplinary work proposal, as well as the analysis of their answers to the questionnaires proposed. It is evidenced that the integration of the disciplines had great influence in the process of construction of the knowledge of Financial Mathematics.Keywords: Interdisciplinarity. Financial Mathematics. Programming. App Inventor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2740 10.35819/tear.v7.n1.a2740 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2740 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v7.n1.a2740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2740/2017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 2238-8079 10.35819/tear.v7.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253918378524672 |