Arte literária e arte fotográfica na sala de aula: convergências
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2015 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho pretende abordar o diálogo entre as artes literária e fotográfica a partir de textos de escritores brasileiros contemporâneos. A presença da imagem nos romances do século XXI permite a transcendência da escrita, uma vez que as construções imagético-textuais, escolhidas como corpus para esta análise, ou apresentam fotógrafos como protagonistas – caso de Satolep, de Vitor Ramil e de O fotógrafo, de Cristovão Tezza – ou se apresentam como um verdadeiro álbum fotográfico, caso de Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. As convergências entre literatura e fotografia com vistas à produção de sentido das cidades ali representadas instigam infinitas reflexões, com alunos de nível médio e superior, uma delas acerca desses espaços plurais problematizados pelos escritores e que atuam como protagonistas na ficção contemporânea. Repensar o nosso papel enquanto sujeitos-leitores e críticos desse locus urbano é um dos objetivos desse estudo. Para tanto, alguns teóricos servem de suporte nesse processo, são eles: Kevin Lynch, Richard Sennett, Italo Calvino, Walter Benjamin, Zygmunt Bauman, Roland Barthes, Susan Sontag, entre outros. Palavras-chave: Romance brasileiro contemporâneo. Literatura. Fotografia. LITERARY ART AND PHOTOGRAPHIC ART IN THE CLASSROOM: CONVERGENCES Abstract: This paper intends to discuss the dialogue between literary and photographic arts from contemporary Brazilian writers’ texts. The presence of the image in the 21st century novels allows writing transcendence, since the image- textual constructs, chosen as corpus for this analysis, present or photographers as protagonists – as it is the case in Satolep, by Vitor Ramil and O fotógrafo, by Cristovão Tezza – or correspond in fact to a photo album – as in Eles eram muitos cavalos, by Luiz Ruffato. The convergences between literature and photography in order to produce the sense of the represented cities allow several reflections with High school and College students, one of them about these plural spaces problematized by writers and which act as protagonists in contemporary fiction. Rethinking our role as subject-readers as well as critics of this urban locus is one of the objectives of this study. Therefore, some theorists serve to support this process, they are: Kevin Lynch, Richard Sennett, Italo Calvino, Walter Benjamin, Zygmunt Bauman, Roland Barthes, Susan Sontag, among others.Keywords: Contemporary Brazilian novel. Literature. Photography. |
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Arte literária e arte fotográfica na sala de aula: convergênciasResumo: Este trabalho pretende abordar o diálogo entre as artes literária e fotográfica a partir de textos de escritores brasileiros contemporâneos. A presença da imagem nos romances do século XXI permite a transcendência da escrita, uma vez que as construções imagético-textuais, escolhidas como corpus para esta análise, ou apresentam fotógrafos como protagonistas – caso de Satolep, de Vitor Ramil e de O fotógrafo, de Cristovão Tezza – ou se apresentam como um verdadeiro álbum fotográfico, caso de Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. As convergências entre literatura e fotografia com vistas à produção de sentido das cidades ali representadas instigam infinitas reflexões, com alunos de nível médio e superior, uma delas acerca desses espaços plurais problematizados pelos escritores e que atuam como protagonistas na ficção contemporânea. Repensar o nosso papel enquanto sujeitos-leitores e críticos desse locus urbano é um dos objetivos desse estudo. Para tanto, alguns teóricos servem de suporte nesse processo, são eles: Kevin Lynch, Richard Sennett, Italo Calvino, Walter Benjamin, Zygmunt Bauman, Roland Barthes, Susan Sontag, entre outros. Palavras-chave: Romance brasileiro contemporâneo. Literatura. Fotografia. LITERARY ART AND PHOTOGRAPHIC ART IN THE CLASSROOM: CONVERGENCES Abstract: This paper intends to discuss the dialogue between literary and photographic arts from contemporary Brazilian writers’ texts. The presence of the image in the 21st century novels allows writing transcendence, since the image- textual constructs, chosen as corpus for this analysis, present or photographers as protagonists – as it is the case in Satolep, by Vitor Ramil and O fotógrafo, by Cristovão Tezza – or correspond in fact to a photo album – as in Eles eram muitos cavalos, by Luiz Ruffato. The convergences between literature and photography in order to produce the sense of the represented cities allow several reflections with High school and College students, one of them about these plural spaces problematized by writers and which act as protagonists in contemporary fiction. Rethinking our role as subject-readers as well as critics of this urban locus is one of the objectives of this study. Therefore, some theorists serve to support this process, they are: Kevin Lynch, Richard Sennett, Italo Calvino, Walter Benjamin, Zygmunt Bauman, Roland Barthes, Susan Sontag, among others.Keywords: Contemporary Brazilian novel. Literature. Photography. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/201510.35819/tear.v5.n2.a2015#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v5.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2015/1504Staudt, Sheila Katianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:34:15Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2015Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:15Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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