As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3395 |
Resumo: | Resumo: A implementação da política de cotas raciais nas Universidades públicas do Brasil visa à correção de desigualdades a grupos que historicamente foram discriminados e que ainda hoje carecem de políticas de caráter inclusivo para proporcionar o acesso mais igualitário ao Ensino Superior. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar o histórico da lei de nº 12.711/2012 para negros/as na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), expondo os desafios no decorrer de sua execução e as pressões do Movimento Negro municipal para sua realização, através do horizonte e epistemologia da Educação Popular. A pesquisa realizada classifica-se como descritiva. Foi traçada a trajetória das cotas raciais para a população negra na FURG e a necessidade de implementação da banca de verificação do fenótipo dos candidatos. Conclui-se que este programa de cotas raciais na universidade vem amadurecendo de forma positiva e que esta política de ação afirmativa vem contribuindo de forma significativa para o acesso destes sujeitos negros/as que de fato são portadores do direito da lei de cotas raciais.Palavras-chave: Cotas raciais. Movimento Negro. FURG. (Des) igualdade. LAS CUOTAS RACIALES PARA NEGROS/AS EN LA FURG Y EL LARGO CAMINO DE (DES) IGUALDADResumen: La aplicación de la política de cuotas raciales en las universidades públicas de Brasil tiene como objetivo corregir las desigualdades a los grupos que históricamente han sido discriminados y que todavía carecen de políticas inclusivas para proporcionar más acceso a la educación superior. En este sentido, este artículo pretende analizar la historia de la ley de nº 12.711/2012 para los negros en la Universidad Federal de Río Grande (FURG), exponiendo los retos en el transcurso de su ejecución y las presiones del movimiento municipal negro para su realización, a través del horizonte y la epistemología de la educación popular. La investigación realizada se clasifica como descriptiva. La trayectoria de las cuotas raciales se remonta a la población negra en FURG y la necesidad de implementar el Banco de pruebas para el fenotipo de los candidatos. Se concluye que este programa de cuotas raciales en la Universidad está madurando positivamente y que esta política de acción afirmativa ha contribuido significativamente al acceso de estos sujetos negros/aquellos que en realidad son portadores de la ley de cuotas raciales.Palabras-clave: Cuotas raciales. Movimiento Negro. FURG. (Des) igualdad. |
id |
IFRS-1_9b5776a14e8c28d080094d64929ad3d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3395 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdadeResumo: A implementação da política de cotas raciais nas Universidades públicas do Brasil visa à correção de desigualdades a grupos que historicamente foram discriminados e que ainda hoje carecem de políticas de caráter inclusivo para proporcionar o acesso mais igualitário ao Ensino Superior. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar o histórico da lei de nº 12.711/2012 para negros/as na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), expondo os desafios no decorrer de sua execução e as pressões do Movimento Negro municipal para sua realização, através do horizonte e epistemologia da Educação Popular. A pesquisa realizada classifica-se como descritiva. Foi traçada a trajetória das cotas raciais para a população negra na FURG e a necessidade de implementação da banca de verificação do fenótipo dos candidatos. Conclui-se que este programa de cotas raciais na universidade vem amadurecendo de forma positiva e que esta política de ação afirmativa vem contribuindo de forma significativa para o acesso destes sujeitos negros/as que de fato são portadores do direito da lei de cotas raciais.Palavras-chave: Cotas raciais. Movimento Negro. FURG. (Des) igualdade. LAS CUOTAS RACIALES PARA NEGROS/AS EN LA FURG Y EL LARGO CAMINO DE (DES) IGUALDADResumen: La aplicación de la política de cuotas raciales en las universidades públicas de Brasil tiene como objetivo corregir las desigualdades a los grupos que históricamente han sido discriminados y que todavía carecen de políticas inclusivas para proporcionar más acceso a la educación superior. En este sentido, este artículo pretende analizar la historia de la ley de nº 12.711/2012 para los negros en la Universidad Federal de Río Grande (FURG), exponiendo los retos en el transcurso de su ejecución y las presiones del movimiento municipal negro para su realización, a través del horizonte y la epistemología de la educación popular. La investigación realizada se clasifica como descriptiva. La trayectoria de las cuotas raciales se remonta a la población negra en FURG y la necesidad de implementar el Banco de pruebas para el fenotipo de los candidatos. Se concluye que este programa de cuotas raciales en la Universidad está madurando positivamente y que esta política de acción afirmativa ha contribuido significativamente al acceso de estos sujetos negros/aquellos que en realidad son portadores de la ley de cuotas raciales.Palabras-clave: Cuotas raciales. Movimiento Negro. FURG. (Des) igualdad.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/339510.35819/tear.v8.n1.a3395#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 8 No. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 8 Núm. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS2238-807910.35819/tear.v8.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3395/2325Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Marcel JardimPereira, Vilmar Alves2019-08-25T00:33:59Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3395Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:33:59Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdade |
title |
As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdade |
spellingShingle |
As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdade Amaral, Marcel Jardim |
title_short |
As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdade |
title_full |
As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdade |
title_fullStr |
As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdade |
title_full_unstemmed |
As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdade |
title_sort |
As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdade |
author |
Amaral, Marcel Jardim |
author_facet |
Amaral, Marcel Jardim Pereira, Vilmar Alves |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Vilmar Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Marcel Jardim Pereira, Vilmar Alves |
description |
Resumo: A implementação da política de cotas raciais nas Universidades públicas do Brasil visa à correção de desigualdades a grupos que historicamente foram discriminados e que ainda hoje carecem de políticas de caráter inclusivo para proporcionar o acesso mais igualitário ao Ensino Superior. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar o histórico da lei de nº 12.711/2012 para negros/as na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), expondo os desafios no decorrer de sua execução e as pressões do Movimento Negro municipal para sua realização, através do horizonte e epistemologia da Educação Popular. A pesquisa realizada classifica-se como descritiva. Foi traçada a trajetória das cotas raciais para a população negra na FURG e a necessidade de implementação da banca de verificação do fenótipo dos candidatos. Conclui-se que este programa de cotas raciais na universidade vem amadurecendo de forma positiva e que esta política de ação afirmativa vem contribuindo de forma significativa para o acesso destes sujeitos negros/as que de fato são portadores do direito da lei de cotas raciais.Palavras-chave: Cotas raciais. Movimento Negro. FURG. (Des) igualdade. LAS CUOTAS RACIALES PARA NEGROS/AS EN LA FURG Y EL LARGO CAMINO DE (DES) IGUALDADResumen: La aplicación de la política de cuotas raciales en las universidades públicas de Brasil tiene como objetivo corregir las desigualdades a los grupos que históricamente han sido discriminados y que todavía carecen de políticas inclusivas para proporcionar más acceso a la educación superior. En este sentido, este artículo pretende analizar la historia de la ley de nº 12.711/2012 para los negros en la Universidad Federal de Río Grande (FURG), exponiendo los retos en el transcurso de su ejecución y las presiones del movimiento municipal negro para su realización, a través del horizonte y la epistemología de la educación popular. La investigación realizada se clasifica como descriptiva. La trayectoria de las cuotas raciales se remonta a la población negra en FURG y la necesidad de implementar el Banco de pruebas para el fenotipo de los candidatos. Se concluye que este programa de cuotas raciales en la Universidad está madurando positivamente y que esta política de acción afirmativa ha contribuido significativamente al acceso de estos sujetos negros/aquellos que en realidad son portadores de la ley de cuotas raciales.Palabras-clave: Cuotas raciales. Movimiento Negro. FURG. (Des) igualdad. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3395 10.35819/tear.v8.n1.a3395 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3395 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v8.n1.a3395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3395/2325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 8 No. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 8 Núm. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS 2238-8079 10.35819/tear.v8.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951575006216192 |