A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Malcus Cassiano
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bayer, Arno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2031
Resumo: Resumo: O artigo discute o ensino da estatística em um Curso Técnico em Administração, subsequente ao Ensino Médio, de um Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. É um estudo qualitativo, fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e nos princípios da Educação Estatística Crítica. Apresenta-se uma proposta de ensino que articula os conhecimentos estatísticos teóricos com o estudo de casos reais e de interesse dos alunos, através do desenvolvimento de uma pesquisa estatística. Essa foi desenvolvida de agosto a dezembro de 2015 e envolveu 14 alunos do 3º semestre do Curso Técnico em Administração. Os alunos desenvolveram as etapas de uma pesquisa estatística, desde a definição do tema até a apresentação dos resultados para a turma e o professor. Foi um processo em que o professor atuou como mediador e os alunos como protagonistas, num ambiente de ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à estatística e ao Curso Técnico em Administração.Palavras-chave: Ensino da Estatística. Educação Profissional. Educação Estatística Crítica. Aprendizagem Significativa Crítica. STATISTICS IN THE PROFESSIONAL EDUCATION IN A PERSPECTIVE OF THE CRITICAL STATISTICAL EDUCATIONAbstract: The article discusses the teaching of statistics in a Technical Course in Administration, subsequent to the high school, of a Campus of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. It is a qualitative study, based on the theory of the Critical Significant Learning and on the principles of the Critical Statistical Education. It presents a teaching proposal that articulates the theoretical statistical knowledge with the study of real cases and of student interests, through the development of a statistical research. This was developed from August to December 2015 and involved 14 students of the 3rd semester of the Technical Course in Administration. Students developed the stages of a statistical research, since the theme definition up to presentation of results to the class and to the teacher. It was a process in which the teacher acted as a mediator and the students as protagonists, in a re-signification environment of knowledge and development of skills and abilities related to statistics and to the Technical Course in Administration.Keywords: Statistics Teaching. Professional Education. Critical Statistical Education. Critical Significant Learning.
id IFRS-1_9ecac0125f688c05f55c0d2ebbeaf5c4
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2031
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística críticaResumo: O artigo discute o ensino da estatística em um Curso Técnico em Administração, subsequente ao Ensino Médio, de um Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. É um estudo qualitativo, fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e nos princípios da Educação Estatística Crítica. Apresenta-se uma proposta de ensino que articula os conhecimentos estatísticos teóricos com o estudo de casos reais e de interesse dos alunos, através do desenvolvimento de uma pesquisa estatística. Essa foi desenvolvida de agosto a dezembro de 2015 e envolveu 14 alunos do 3º semestre do Curso Técnico em Administração. Os alunos desenvolveram as etapas de uma pesquisa estatística, desde a definição do tema até a apresentação dos resultados para a turma e o professor. Foi um processo em que o professor atuou como mediador e os alunos como protagonistas, num ambiente de ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à estatística e ao Curso Técnico em Administração.Palavras-chave: Ensino da Estatística. Educação Profissional. Educação Estatística Crítica. Aprendizagem Significativa Crítica. STATISTICS IN THE PROFESSIONAL EDUCATION IN A PERSPECTIVE OF THE CRITICAL STATISTICAL EDUCATIONAbstract: The article discusses the teaching of statistics in a Technical Course in Administration, subsequent to the high school, of a Campus of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. It is a qualitative study, based on the theory of the Critical Significant Learning and on the principles of the Critical Statistical Education. It presents a teaching proposal that articulates the theoretical statistical knowledge with the study of real cases and of student interests, through the development of a statistical research. This was developed from August to December 2015 and involved 14 students of the 3rd semester of the Technical Course in Administration. Students developed the stages of a statistical research, since the theme definition up to presentation of results to the class and to the teacher. It was a process in which the teacher acted as a mediator and the students as protagonists, in a re-signification environment of knowledge and development of skills and abilities related to statistics and to the Technical Course in Administration.Keywords: Statistics Teaching. Professional Education. Critical Statistical Education. Critical Significant Learning.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/203110.35819/tear.v6.n1.a2031#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2031/1545Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Malcus CassianoBayer, Arno2019-08-25T00:34:11Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2031Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:11Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica
title A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica
spellingShingle A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica
Kuhn, Malcus Cassiano
title_short A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica
title_full A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica
title_fullStr A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica
title_full_unstemmed A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica
title_sort A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica
author Kuhn, Malcus Cassiano
author_facet Kuhn, Malcus Cassiano
Bayer, Arno
author_role author
author2 Bayer, Arno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Malcus Cassiano
Bayer, Arno
description Resumo: O artigo discute o ensino da estatística em um Curso Técnico em Administração, subsequente ao Ensino Médio, de um Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. É um estudo qualitativo, fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e nos princípios da Educação Estatística Crítica. Apresenta-se uma proposta de ensino que articula os conhecimentos estatísticos teóricos com o estudo de casos reais e de interesse dos alunos, através do desenvolvimento de uma pesquisa estatística. Essa foi desenvolvida de agosto a dezembro de 2015 e envolveu 14 alunos do 3º semestre do Curso Técnico em Administração. Os alunos desenvolveram as etapas de uma pesquisa estatística, desde a definição do tema até a apresentação dos resultados para a turma e o professor. Foi um processo em que o professor atuou como mediador e os alunos como protagonistas, num ambiente de ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à estatística e ao Curso Técnico em Administração.Palavras-chave: Ensino da Estatística. Educação Profissional. Educação Estatística Crítica. Aprendizagem Significativa Crítica. STATISTICS IN THE PROFESSIONAL EDUCATION IN A PERSPECTIVE OF THE CRITICAL STATISTICAL EDUCATIONAbstract: The article discusses the teaching of statistics in a Technical Course in Administration, subsequent to the high school, of a Campus of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. It is a qualitative study, based on the theory of the Critical Significant Learning and on the principles of the Critical Statistical Education. It presents a teaching proposal that articulates the theoretical statistical knowledge with the study of real cases and of student interests, through the development of a statistical research. This was developed from August to December 2015 and involved 14 students of the 3rd semester of the Technical Course in Administration. Students developed the stages of a statistical research, since the theme definition up to presentation of results to the class and to the teacher. It was a process in which the teacher acted as a mediator and the students as protagonists, in a re-signification environment of knowledge and development of skills and abilities related to statistics and to the Technical Course in Administration.Keywords: Statistics Teaching. Professional Education. Critical Statistical Education. Critical Significant Learning.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2031
10.35819/tear.v6.n1.a2031
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2031
identifier_str_mv 10.35819/tear.v6.n1.a2031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2031/1545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
2238-8079
10.35819/tear.v6.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574473539584