A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2031 |
Resumo: | Resumo: O artigo discute o ensino da estatística em um Curso Técnico em Administração, subsequente ao Ensino Médio, de um Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. É um estudo qualitativo, fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e nos princípios da Educação Estatística Crítica. Apresenta-se uma proposta de ensino que articula os conhecimentos estatísticos teóricos com o estudo de casos reais e de interesse dos alunos, através do desenvolvimento de uma pesquisa estatística. Essa foi desenvolvida de agosto a dezembro de 2015 e envolveu 14 alunos do 3º semestre do Curso Técnico em Administração. Os alunos desenvolveram as etapas de uma pesquisa estatística, desde a definição do tema até a apresentação dos resultados para a turma e o professor. Foi um processo em que o professor atuou como mediador e os alunos como protagonistas, num ambiente de ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à estatística e ao Curso Técnico em Administração.Palavras-chave: Ensino da Estatística. Educação Profissional. Educação Estatística Crítica. Aprendizagem Significativa Crítica. STATISTICS IN THE PROFESSIONAL EDUCATION IN A PERSPECTIVE OF THE CRITICAL STATISTICAL EDUCATIONAbstract: The article discusses the teaching of statistics in a Technical Course in Administration, subsequent to the high school, of a Campus of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. It is a qualitative study, based on the theory of the Critical Significant Learning and on the principles of the Critical Statistical Education. It presents a teaching proposal that articulates the theoretical statistical knowledge with the study of real cases and of student interests, through the development of a statistical research. This was developed from August to December 2015 and involved 14 students of the 3rd semester of the Technical Course in Administration. Students developed the stages of a statistical research, since the theme definition up to presentation of results to the class and to the teacher. It was a process in which the teacher acted as a mediator and the students as protagonists, in a re-signification environment of knowledge and development of skills and abilities related to statistics and to the Technical Course in Administration.Keywords: Statistics Teaching. Professional Education. Critical Statistical Education. Critical Significant Learning. |
id |
IFRS-1_9ecac0125f688c05f55c0d2ebbeaf5c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2031 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística críticaResumo: O artigo discute o ensino da estatística em um Curso Técnico em Administração, subsequente ao Ensino Médio, de um Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. É um estudo qualitativo, fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e nos princípios da Educação Estatística Crítica. Apresenta-se uma proposta de ensino que articula os conhecimentos estatísticos teóricos com o estudo de casos reais e de interesse dos alunos, através do desenvolvimento de uma pesquisa estatística. Essa foi desenvolvida de agosto a dezembro de 2015 e envolveu 14 alunos do 3º semestre do Curso Técnico em Administração. Os alunos desenvolveram as etapas de uma pesquisa estatística, desde a definição do tema até a apresentação dos resultados para a turma e o professor. Foi um processo em que o professor atuou como mediador e os alunos como protagonistas, num ambiente de ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à estatística e ao Curso Técnico em Administração.Palavras-chave: Ensino da Estatística. Educação Profissional. Educação Estatística Crítica. Aprendizagem Significativa Crítica. STATISTICS IN THE PROFESSIONAL EDUCATION IN A PERSPECTIVE OF THE CRITICAL STATISTICAL EDUCATIONAbstract: The article discusses the teaching of statistics in a Technical Course in Administration, subsequent to the high school, of a Campus of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. It is a qualitative study, based on the theory of the Critical Significant Learning and on the principles of the Critical Statistical Education. It presents a teaching proposal that articulates the theoretical statistical knowledge with the study of real cases and of student interests, through the development of a statistical research. This was developed from August to December 2015 and involved 14 students of the 3rd semester of the Technical Course in Administration. Students developed the stages of a statistical research, since the theme definition up to presentation of results to the class and to the teacher. It was a process in which the teacher acted as a mediator and the students as protagonists, in a re-signification environment of knowledge and development of skills and abilities related to statistics and to the Technical Course in Administration.Keywords: Statistics Teaching. Professional Education. Critical Statistical Education. Critical Significant Learning.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/203110.35819/tear.v6.n1.a2031#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2031/1545Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Malcus CassianoBayer, Arno2019-08-25T00:34:11Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2031Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:11Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica |
title |
A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica |
spellingShingle |
A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica Kuhn, Malcus Cassiano |
title_short |
A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica |
title_full |
A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica |
title_fullStr |
A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica |
title_full_unstemmed |
A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica |
title_sort |
A estatística na educação profissional numa perspectiva da educação estatística crítica |
author |
Kuhn, Malcus Cassiano |
author_facet |
Kuhn, Malcus Cassiano Bayer, Arno |
author_role |
author |
author2 |
Bayer, Arno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Malcus Cassiano Bayer, Arno |
description |
Resumo: O artigo discute o ensino da estatística em um Curso Técnico em Administração, subsequente ao Ensino Médio, de um Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. É um estudo qualitativo, fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e nos princípios da Educação Estatística Crítica. Apresenta-se uma proposta de ensino que articula os conhecimentos estatísticos teóricos com o estudo de casos reais e de interesse dos alunos, através do desenvolvimento de uma pesquisa estatística. Essa foi desenvolvida de agosto a dezembro de 2015 e envolveu 14 alunos do 3º semestre do Curso Técnico em Administração. Os alunos desenvolveram as etapas de uma pesquisa estatística, desde a definição do tema até a apresentação dos resultados para a turma e o professor. Foi um processo em que o professor atuou como mediador e os alunos como protagonistas, num ambiente de ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à estatística e ao Curso Técnico em Administração.Palavras-chave: Ensino da Estatística. Educação Profissional. Educação Estatística Crítica. Aprendizagem Significativa Crítica. STATISTICS IN THE PROFESSIONAL EDUCATION IN A PERSPECTIVE OF THE CRITICAL STATISTICAL EDUCATIONAbstract: The article discusses the teaching of statistics in a Technical Course in Administration, subsequent to the high school, of a Campus of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. It is a qualitative study, based on the theory of the Critical Significant Learning and on the principles of the Critical Statistical Education. It presents a teaching proposal that articulates the theoretical statistical knowledge with the study of real cases and of student interests, through the development of a statistical research. This was developed from August to December 2015 and involved 14 students of the 3rd semester of the Technical Course in Administration. Students developed the stages of a statistical research, since the theme definition up to presentation of results to the class and to the teacher. It was a process in which the teacher acted as a mediator and the students as protagonists, in a re-signification environment of knowledge and development of skills and abilities related to statistics and to the Technical Course in Administration.Keywords: Statistics Teaching. Professional Education. Critical Statistical Education. Critical Significant Learning. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2031 10.35819/tear.v6.n1.a2031 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2031 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v6.n1.a2031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2031/1545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL 2238-8079 10.35819/tear.v6.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574473539584 |