Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Regina da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Franco, Márcia Hafele Islabão, Bertagnolli, Silvia de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2766
Resumo: Resumo: O presente artigo descreve o desenvolvimento de um protótipo de jogo educacional digital baseado nos níveis da Psicogênese da Língua Escrita, com o intuito de favorecer a progressão da aprendizagem dos alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Canoas-RS, atendidos em uma Sala de Recursos Multifuncionais. Esta proposta tem como objetivo verificar se um jogo digital pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos em processo de alfabetização. Além disso, espera-se contribuir para a elaboração de um plano pedagógico adequado à nova realidade escolar, baseado na aprendizagem digital.Palavras-chave: Alfabetização. Psicogênese. Jogo Educacional Digital.  DIGITAL EDUCATIONAL GAME: LITERACY IN THE MULTIFUNCTIONAL RESOURCES ROOM Abstract: This present article describes the development of a prototype of a digital educational game based on the psychogenesis levels of the written language in order to favor the progression of the learning of the students of the 3rd and 4th year of elementary school, of a school in the municipal network of Canoas -RS, serviced in a Multifunctional Resource Room. This proposal aims to verify if a digital game can contribute to the development of learning of students in the process of literacy. In addition, it is hoped to contribute to the elaboration of a pedagogical plan adapted to the new school reality, based on digital learning. Keywords: Literacy. Psychogenesis. Digital Educational Game.
id IFRS-1_d54934937db5a320bcaaa58ba570ce5d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2766
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionaisResumo: O presente artigo descreve o desenvolvimento de um protótipo de jogo educacional digital baseado nos níveis da Psicogênese da Língua Escrita, com o intuito de favorecer a progressão da aprendizagem dos alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Canoas-RS, atendidos em uma Sala de Recursos Multifuncionais. Esta proposta tem como objetivo verificar se um jogo digital pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos em processo de alfabetização. Além disso, espera-se contribuir para a elaboração de um plano pedagógico adequado à nova realidade escolar, baseado na aprendizagem digital.Palavras-chave: Alfabetização. Psicogênese. Jogo Educacional Digital.  DIGITAL EDUCATIONAL GAME: LITERACY IN THE MULTIFUNCTIONAL RESOURCES ROOM Abstract: This present article describes the development of a prototype of a digital educational game based on the psychogenesis levels of the written language in order to favor the progression of the learning of the students of the 3rd and 4th year of elementary school, of a school in the municipal network of Canoas -RS, serviced in a Multifunctional Resource Room. This proposal aims to verify if a digital game can contribute to the development of learning of students in the process of literacy. In addition, it is hoped to contribute to the elaboration of a pedagogical plan adapted to the new school reality, based on digital learning. Keywords: Literacy. Psychogenesis. Digital Educational Game.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/276610.35819/tear.v7.n1.a2766#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA2238-807910.35819/tear.v7.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2766/2034Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Regina da SilvaFranco, Márcia Hafele IslabãoBertagnolli, Silvia de Castro2019-08-25T00:34:02Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2766Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:02Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais
title Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais
spellingShingle Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais
Lima, Regina da Silva
title_short Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais
title_full Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais
title_fullStr Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais
title_full_unstemmed Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais
title_sort Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais
author Lima, Regina da Silva
author_facet Lima, Regina da Silva
Franco, Márcia Hafele Islabão
Bertagnolli, Silvia de Castro
author_role author
author2 Franco, Márcia Hafele Islabão
Bertagnolli, Silvia de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Regina da Silva
Franco, Márcia Hafele Islabão
Bertagnolli, Silvia de Castro
description Resumo: O presente artigo descreve o desenvolvimento de um protótipo de jogo educacional digital baseado nos níveis da Psicogênese da Língua Escrita, com o intuito de favorecer a progressão da aprendizagem dos alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Canoas-RS, atendidos em uma Sala de Recursos Multifuncionais. Esta proposta tem como objetivo verificar se um jogo digital pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos em processo de alfabetização. Além disso, espera-se contribuir para a elaboração de um plano pedagógico adequado à nova realidade escolar, baseado na aprendizagem digital.Palavras-chave: Alfabetização. Psicogênese. Jogo Educacional Digital.  DIGITAL EDUCATIONAL GAME: LITERACY IN THE MULTIFUNCTIONAL RESOURCES ROOM Abstract: This present article describes the development of a prototype of a digital educational game based on the psychogenesis levels of the written language in order to favor the progression of the learning of the students of the 3rd and 4th year of elementary school, of a school in the municipal network of Canoas -RS, serviced in a Multifunctional Resource Room. This proposal aims to verify if a digital game can contribute to the development of learning of students in the process of literacy. In addition, it is hoped to contribute to the elaboration of a pedagogical plan adapted to the new school reality, based on digital learning. Keywords: Literacy. Psychogenesis. Digital Educational Game.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2766
10.35819/tear.v7.n1.a2766
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2766
identifier_str_mv 10.35819/tear.v7.n1.a2766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2766/2034
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
2238-8079
10.35819/tear.v7.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918389010432