Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves dos Santos, Eliane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Anjos, Caroline Santos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2336
Resumo: Resumo: O professor precisa analisar e pensar sobre sua prática visando a novos encaminhamentos que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Um desses encaminhamentos podem ser os filmes comerciais, os quais possibilitam discussões e questionamentos de várias áreas para a educação e o ensino de Ciências e Biologia. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as potencialidades pedagógicas do filme comercial Bambi (EUA, 1942) e Bambi II (EUA, 2006) para o ensino de Ecologia e Educação Ambiental. A pesquisa é de cunho qualitativo em Educação, na qual se fez um estudo descritivo e exploratório das referidas obras cinematográficas. O encaminhamento metodológico deu-se pelo contato com o filme, assistindo-o de diferentes modos (sem interrupção, com pausas para registros, assistindo aos extras), com registro em caderno de campo e a escolha de cenas para a análise. As categorias definidas após a análise foram questões ambientais, tópicos de ecologia e visão antropocêntrica. A partir da análise, foi possível constatar que os filmes apresentam temáticas que podem ser trabalhadas em sala de aula, tais como os conteúdos de Ecologia, aspectos ambientais  ?  como o cuidado com a natureza e sua conservação  ?  e aspectos da visão antropocêntrica. Os filmes Bambi e Bambi II apresentam potencial para o ensino, pois possibilitam a compreensão de processos vitais que ocorrem na natureza, a discussão sobre questões ambientais e sociais além de poderem auxiliar na compreensão de conteúdos e temas da área da Ecologia no ensino de Ciências e Biologia.Palavras-chave: Cinema. Metodologia didática. Meio ambiente. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. PEDAGOGICAL POTENTIALITIES OF THE BAMBI FILM IN ECOLOGY TEACHING AND ENVIRONMENTAL EDUCATIONAbstract: The teacher needs to analyze and think about his / her practice, aiming at new directions that support in teaching and learning. One of these directions may be commercial movies, which allow discussion and questioning in several subjects for education and  broaden world issues as disciplinary ones, showing a potential for learning and teaching Science and Biology. This research aims to analyze the pedagogical potential of the commercial movies Bambi (USA, 1942) and Bambi II (USA, 2006) for Ecology teaching and Environmental Education. The research is a qualitative approach in education, in which a descriptive and explanatory study related to cinematographic fiction was made. The methodological referral was given by the contact with the films, which have being watched in different ways (without interruption, with breaks for records, watching the extras), with record in a diary and the choice of scenes for analysis. The categories defined after the analyses were: environmental, ecology topics and anthropocentric view. From the analysis it was possible to verify that the films present themes that can be worked in the classroom about environmental aspects as the care and conservation of nature, the contents of Ecology and on aspects of anthropocentric vision. Bambi and Bambi II movies show a potential for teaching as they allow the understanding of life processes which happen in nature, the discussion of environmental and social issues as well as the understanding of content and themes from Ecology in the teaching of Sciences and Biology.Keywords: Cinema. Didactic Methodology. Environment. Science teaching. Biology teaching.
id IFRS-1_df7d902a747d8a427e76896e6adb7c21
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2336
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação AmbientalResumo: O professor precisa analisar e pensar sobre sua prática visando a novos encaminhamentos que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Um desses encaminhamentos podem ser os filmes comerciais, os quais possibilitam discussões e questionamentos de várias áreas para a educação e o ensino de Ciências e Biologia. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as potencialidades pedagógicas do filme comercial Bambi (EUA, 1942) e Bambi II (EUA, 2006) para o ensino de Ecologia e Educação Ambiental. A pesquisa é de cunho qualitativo em Educação, na qual se fez um estudo descritivo e exploratório das referidas obras cinematográficas. O encaminhamento metodológico deu-se pelo contato com o filme, assistindo-o de diferentes modos (sem interrupção, com pausas para registros, assistindo aos extras), com registro em caderno de campo e a escolha de cenas para a análise. As categorias definidas após a análise foram questões ambientais, tópicos de ecologia e visão antropocêntrica. A partir da análise, foi possível constatar que os filmes apresentam temáticas que podem ser trabalhadas em sala de aula, tais como os conteúdos de Ecologia, aspectos ambientais  ?  como o cuidado com a natureza e sua conservação  ?  e aspectos da visão antropocêntrica. Os filmes Bambi e Bambi II apresentam potencial para o ensino, pois possibilitam a compreensão de processos vitais que ocorrem na natureza, a discussão sobre questões ambientais e sociais além de poderem auxiliar na compreensão de conteúdos e temas da área da Ecologia no ensino de Ciências e Biologia.Palavras-chave: Cinema. Metodologia didática. Meio ambiente. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. PEDAGOGICAL POTENTIALITIES OF THE BAMBI FILM IN ECOLOGY TEACHING AND ENVIRONMENTAL EDUCATIONAbstract: The teacher needs to analyze and think about his / her practice, aiming at new directions that support in teaching and learning. One of these directions may be commercial movies, which allow discussion and questioning in several subjects for education and  broaden world issues as disciplinary ones, showing a potential for learning and teaching Science and Biology. This research aims to analyze the pedagogical potential of the commercial movies Bambi (USA, 1942) and Bambi II (USA, 2006) for Ecology teaching and Environmental Education. The research is a qualitative approach in education, in which a descriptive and explanatory study related to cinematographic fiction was made. The methodological referral was given by the contact with the films, which have being watched in different ways (without interruption, with breaks for records, watching the extras), with record in a diary and the choice of scenes for analysis. The categories defined after the analyses were: environmental, ecology topics and anthropocentric view. From the analysis it was possible to verify that the films present themes that can be worked in the classroom about environmental aspects as the care and conservation of nature, the contents of Ecology and on aspects of anthropocentric vision. Bambi and Bambi II movies show a potential for teaching as they allow the understanding of life processes which happen in nature, the discussion of environmental and social issues as well as the understanding of content and themes from Ecology in the teaching of Sciences and Biology.Keywords: Cinema. Didactic Methodology. Environment. Science teaching. Biology teaching.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/233610.35819/tear.v6.n2.a2336#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE2238-807910.35819/tear.v6.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2336/1727Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves dos Santos, ElianeAnjos, Caroline Santos dos2019-08-25T00:34:08Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2336Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:08Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação Ambiental
title Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação Ambiental
spellingShingle Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação Ambiental
Gonçalves dos Santos, Eliane
title_short Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação Ambiental
title_full Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação Ambiental
title_fullStr Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação Ambiental
title_full_unstemmed Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação Ambiental
title_sort Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação Ambiental
author Gonçalves dos Santos, Eliane
author_facet Gonçalves dos Santos, Eliane
Anjos, Caroline Santos dos
author_role author
author2 Anjos, Caroline Santos dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves dos Santos, Eliane
Anjos, Caroline Santos dos
description Resumo: O professor precisa analisar e pensar sobre sua prática visando a novos encaminhamentos que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Um desses encaminhamentos podem ser os filmes comerciais, os quais possibilitam discussões e questionamentos de várias áreas para a educação e o ensino de Ciências e Biologia. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as potencialidades pedagógicas do filme comercial Bambi (EUA, 1942) e Bambi II (EUA, 2006) para o ensino de Ecologia e Educação Ambiental. A pesquisa é de cunho qualitativo em Educação, na qual se fez um estudo descritivo e exploratório das referidas obras cinematográficas. O encaminhamento metodológico deu-se pelo contato com o filme, assistindo-o de diferentes modos (sem interrupção, com pausas para registros, assistindo aos extras), com registro em caderno de campo e a escolha de cenas para a análise. As categorias definidas após a análise foram questões ambientais, tópicos de ecologia e visão antropocêntrica. A partir da análise, foi possível constatar que os filmes apresentam temáticas que podem ser trabalhadas em sala de aula, tais como os conteúdos de Ecologia, aspectos ambientais  ?  como o cuidado com a natureza e sua conservação  ?  e aspectos da visão antropocêntrica. Os filmes Bambi e Bambi II apresentam potencial para o ensino, pois possibilitam a compreensão de processos vitais que ocorrem na natureza, a discussão sobre questões ambientais e sociais além de poderem auxiliar na compreensão de conteúdos e temas da área da Ecologia no ensino de Ciências e Biologia.Palavras-chave: Cinema. Metodologia didática. Meio ambiente. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. PEDAGOGICAL POTENTIALITIES OF THE BAMBI FILM IN ECOLOGY TEACHING AND ENVIRONMENTAL EDUCATIONAbstract: The teacher needs to analyze and think about his / her practice, aiming at new directions that support in teaching and learning. One of these directions may be commercial movies, which allow discussion and questioning in several subjects for education and  broaden world issues as disciplinary ones, showing a potential for learning and teaching Science and Biology. This research aims to analyze the pedagogical potential of the commercial movies Bambi (USA, 1942) and Bambi II (USA, 2006) for Ecology teaching and Environmental Education. The research is a qualitative approach in education, in which a descriptive and explanatory study related to cinematographic fiction was made. The methodological referral was given by the contact with the films, which have being watched in different ways (without interruption, with breaks for records, watching the extras), with record in a diary and the choice of scenes for analysis. The categories defined after the analyses were: environmental, ecology topics and anthropocentric view. From the analysis it was possible to verify that the films present themes that can be worked in the classroom about environmental aspects as the care and conservation of nature, the contents of Ecology and on aspects of anthropocentric vision. Bambi and Bambi II movies show a potential for teaching as they allow the understanding of life processes which happen in nature, the discussion of environmental and social issues as well as the understanding of content and themes from Ecology in the teaching of Sciences and Biology.Keywords: Cinema. Didactic Methodology. Environment. Science teaching. Biology teaching.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2336
10.35819/tear.v6.n2.a2336
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2336
identifier_str_mv 10.35819/tear.v6.n2.a2336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2336/1727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
2238-8079
10.35819/tear.v6.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574518628352